Núncio da Grã-Bretanha afirma que o papa não irá revogar as restrições à missa em latim tradicional

Foto: WaagFoto | pixabay

Mais Lidos

  • "O Cântico das Criaturas nos ajuda a defender a vida". Entrevista com Stefano Mancuso

    LER MAIS
  • “Trump mantém o chavismo vivo porque é ele quem controla a Venezuela”. Entrevista com José Natanson, cientista político

    LER MAIS
  • Venezuela: Trump assume o controle dos campos de petróleo. Caracas negocia, provocando a ira da China

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

17 Novembro 2025

O Papa Leão XIV não pretende revogar as restrições do Papa Francisco à celebração da Missa Tridentina, mas concederá dispensas de dois anos aos bispos que as solicitarem, disse um núncio.

A reportagem é de Cindy Wooden, publicada por USCCB, 14-11-2025.

Dom Miguel Maury Buendía, núncio apostólico na Grã-Bretanha, disse aos bispos em 13 de novembro que o Papa Leão XIV lhe afirmou que não revogaria a Traditionis Custodes, carta do Papa Francisco de 2021 que restringe consideravelmente a celebração de missas segundo o Missal Romano de 1962, a liturgia latina em uso antes das reformas do Concílio Vaticano II.

A assessoria de imprensa do Vaticano não respondeu ao pedido de comentário.

Mas Buendiía foi notícia ao dizer aos membros da Conferência Episcopal Católica da Inglaterra e do País de Gales que o papa concederia aos bispos que a solicitassem uma isenção renovável por dois anos. As isenções não são novidade, disse um funcionário do Vaticano ao Catholic News Service em 14 de novembro.

"Isto nada mais é do que uma reafirmação da prática do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos desde que o motu proprio (Traditionis Custodes) entrou em vigor", disse Monsenhor Enda Murphy, funcionário do dicastério.

"O que o núncio está claramente a referir é a necessidade de um bispo diocesano solicitar uma derrogação do art. 3 § 2 da Traditionis Custodes para que a Missa segundo o Missale Romanum de 1962 possa ser celebrada numa igreja paroquial", disse ele.

A subseção mencionada por Monsenhor Murphy afirma que um bispo pode designar um ou mais locais onde os fiéis que vinham celebrando a missa antiga possam continuar a fazê-lo, "não, porém, nas igrejas paroquiais e sem a criação de novas paróquias pessoais".

No fim de outubro, diversos veículos de imprensa católicos noticiaram que a Diocese de Cleveland, liderada por D. Edward C. Malesic, havia recebido permissão para que a Missa Tridentina continuasse sendo celebrada em duas igrejas paroquiais de sua diocese. Em julho, D. Michael Sis, de San Angelo, Texas, confirmou ter feito um pedido semelhante, que foi concedido.

O Papa Leão XIV  também concedeu permissão pessoalmente ao cardeal americano Raymond L. Burke, ex-funcionário do Vaticano, para celebrar a missa na forma tradicional na Basílica de São Pedro no fim de outubro.

Quando o Papa Francisco emitiu as restrições, declarou que os livros litúrgicos promulgados após o Concílio Vaticano II eram "a expressão única da 'lex orandi' (lei do culto) do Rito Romano", restaurou a obrigação dos sacerdotes de terem a permissão de seus bispos para celebrar de acordo com a Missa "extraordinária" ou pré-Vaticano II e ordenou aos bispos que não estabelecessem novos grupos ou paróquias em suas dioceses dedicados à liturgia antiga.

Na ocasião, o então Papa afirmou que sua decisão visava "promover a concórdia e a unidade da Igreja".

Leia mais