08 Setembro 2025
- Na revista Publik Forum, Haker escreve que os católicos ultraconservadores fazem parte de um movimento inter-religioso que pratica o revisionismo histórico e promove a transformação da democracia estadunidense em uma teoautocracia com Trump no comando.
- Tratar-se-ia de “redes reacionárias” que estão transformando a democracia estadunidense em uma teoautocracia por convicções religiosas.
A informação é de José Lorenzo, publicado por Religión Digital, 06-09-2025.
Para ninguém passa despercebida a deriva autocrática que se vive nos Estados Unidos – até agora autoproclamado paladino defensor da democracia no mundo – durante o segundo mandato presidencial de Donald Trump. E o fator religioso é um aspecto que o magnata se cuidou de não deixar fora de seu controle. De fato, além da maioria da Conferência Episcopal, existem outras três importantes organizações católicas que estariam muito vinculadas ao governo Trump, segundo aponta a teóloga Hille Haker em informações recolhidas pelo portal Katholisch.
“Na edição atual da revista Publik Forum, Haker escreve que os católicos ultraconservadores fazem parte de um movimento inter-religioso que pratica o revisionismo histórico e promove ‘a transformação da democracia estadunidense em uma teoautocracia com Trump no comando’”, segundo cita o portal alemão.
Tratar-se-ia de “redes reacionárias” que estão transformando a democracia estadunidense em uma teoautocracia por convicções religiosas, segundo escreve esta professora de ética teológica da Universidade Loyola, de Chicago.
“O revisionismo histórico de Trump é imperialista, racista e sexista: concentra-se na reivindicação geopolítica dos Estados Unidos sobre todo o continente norte-americano, na história da escravidão e em uma ordem de gênero tradicional, combinada com ideias eugênicas de promover a descendência branca”, escreve a teóloga.
Em sua opinião, além de grande parte da Conferência Episcopal, outros três centros de poder católico estão estreitamente vinculados ao governo federal, entre os quais cita o Opus Dei, os Cavaleiros de Malta e os Cavaleiros de Colombo, além de mencionar organizações como a Fundação Heritage (aliada do Vox na Espanha) ou o Instituto NAPA.
À espera de Leão IV
Os drásticos cortes em ajudas sociais dentro e fora das fronteiras dos Estados Unidos, a vergonhosa política de deportações em massa, a xenofobia, assim como “os comentários sobre o ‘veneno da empatia’ estão pervertendo a mensagem cristã”, aponta a teóloga, que apela também ao primeiro Papa norte-americano da história.
“Espera-se que ele encontre palavras claras e as acompanhe com ações que façam justiça às aspirações do cristianismo”, ressalta Haker, citada pelo Katholisch.
Leia mais
- Gabinete católico de Trump: como a fé deles moldará seu trabalho?
- "Os católicos pró-Trump já começaram a espalhar a mensagem de que este pontificado será um desastre". Entrevista com Massimo Faggioli
- Um papa contra a polarização que ataca as raízes ideológicas de Trump
- 'Papa Trump' e os perigos do novo 'momento católico' nos Estados Unidos. Artigo de Massimo Faggioli
- "Ateísmo de fato" nos valores. O Papa fala a Trump e Meloni
- Trump cumprimenta, mas o Papa progressista faz o mundo Maga tremer
- Papa Leão XIV: primeiras impressões de um novo pontificado. Massimo Faggioli, Brenda Carranza e Luís Corrêa Lima
- Trump: "Eu gostaria de ser Papa. Essa seria a minha opção número um"
- A 'Inquisição' de Trump investigará o "preconceito anticristão" de autoridades
- De Deus a Trump: por que os Estados Unidos não consideram mais o Vaticano um aliado? Entrevista com Massimo Faggioli
- Tradicionalistas, conservadores, globalizados: os “católicos Maga” de JD Vance à conquista dos EUA. Artigo de Mario Giro
- Quem é o novo Papa Leão XIV? Robert Francis Prevost, o primeiro pontífice americano, bispo no Peru e uma das pessoas de confiança de Francisco
- Papa Leão XIV: primeiras impressões de um novo pontificado:. Massimo Faggioli, Brenda Carranza e Luís Corrêa Lima
- Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises
- Dos Bispos à Economia: Aqui estão as Caixas-Chave do Pontificado do Papa Leão XIV
- Leão XIV: o grande desafio, a desocidentalização e a despatriarcalização da Igreja. Artigo de Leonardo Boff
- Prevost, o Papa 'peruano': missionário e político
- As ideias. Essas palavras para uma Igreja espiritual longe do poder. Artigo de Antonio Spadaro