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De Deus a Trump: por que os Estados Unidos não consideram mais o Vaticano um aliado? Entrevista com Massimo Faggioli

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31 Março 2025

As coisas não começaram bem no segundo mandato de Donald Trump com o Papa Francisco. De fato, o primeiro terminou mal, e nem mesmo o encontro que tiveram no Palácio Apostólico da Santa Sé, em maio de 2017, conseguiu colocar as coisas nos eixos novamente. Francisco nunca tinha sido visto tão sério em uma plateia com uma personalidade daquele calibre. Somente a presença de Melania Trump conseguiu amenizar um pouco o clima. O muro que o magnata estava construindo na fronteira com o México pesava muito. "Uma pessoa que pensa apenas em construir muros, onde quer que estejam, e não pontes, não é cristã", disse o Papa sobre o homem que fazia campanha com uma Bíblia na mão. E a ordem executiva para deportações em massa que Trump assinou com sua letra ousada assim que retornou ao Salão Oval da Casa Branca em 20 de janeiro, foi respondida em 11 de fevereiro — quatro dias antes de ser hospitalizado — por uma carta breve e contundente na qual Jorge Mario Bergoglio mobilizou os bispos e fiéis católicos dos Estados Unidos (20% da população, cerca de 53 milhões de pessoas) para "não ceder às narrativas que discriminam e causam sofrimento desnecessário entre nossos irmãos e irmãs migrantes e refugiados". De passagem, sem nomeá-lo, ele repreendeu o vice-presidente JD Vance, um católico convertido (baby Catholic, como ele mesmo se define) batizado em 2019 e que distorceu em uma entrevista o conceito teológico da ordo amoris de Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino para passá-lo pelo filtro MAGA.

A entrevista é de José Lorenzo, publicada por El Confidencial, em 23-03-2025.

 “A carta de Francisco aos bispos americanos é um documento de valor histórico que fala muito sobre a mudança em andamento nas relações entre os dois estados. Olhando para o futuro, muito depende de como a situação de saúde do Papa evolui e do que acontece na administração americana, onde não está claro quão estável é o equilíbrio entre Trump, Vance, Elon Musk e o Secretário de Estado Marco Rubio”, disse Massimo Faggioli, professor da Villanova University na Filadélfia, ao El Confidencial.

“Trump e Vance certamente mudaram suas táticas das amigáveis e respeitosas que usaram com o Papa durante a campanha eleitoral, como pode ser visto claramente com a recente seleção do embaixador na Santa Sé. Os Estados Unidos não são mais um aliado da Europa, mas, em um sentido diferente, nem mesmo do Vaticano”, diz este historiador, que acaba de publicar o livro "De Deus a Trump".

Ultra embaixador, arcebispo progressista

Faggioli está se referindo à nomeação de Trump, em 21 de dezembro, um mês antes de assumir o cargo, de um ultracatólico que criticava abertamente Francisco como novo embaixador dos Estados Unidos no Vaticano. Não foi uma coincidência. No Dia de Reis, o Papa confirmou o recebimento nomeando o Cardeal Robert W. McElroy, um seguidor declarado da linhagem de Bergoglio, como o novo arcebispo da diocese de Washington — e, portanto, vizinho do morador da Casa Branca. E não foi coincidência. “Os Estados Unidos são um país que não está mais vinculado à Europa, nem mesmo à América Latina, como era no século passado. Isso influencia a relação do novo poder com o catolicismo: a atual mudança autoritária e nacionalista também busca mudar as características da Igreja. Verdadeiramente, o jesuíta latino-americano Bergoglio e a equipe formada por Trump, Vance e Musk personificam visões diferentes, se não opostas, do mundo, da família humana e da religião", enfatiza Faggioli.

O presidente, em seu segundo mandato, sabe disso muito bem. Ele costumava se abster de falar sobre suas crenças religiosas até entender que elas poderiam servir aos seus propósitos. A tentativa de assassinato em um comício foi o sinal de que ele estava desaparecido. "Deus me salvou para tornar a América grande novamente", disse Trump em seu segundo discurso de posse, lembrando um novo messias, inaugurando outra dimensão na política dos EUA.

Os Estados Unidos são um país em grave crise de identidade, e era previsível que o populismo aqui não fosse um populismo secular, mas um com características pararreligiosas. O que surpreende é a aquiescência de muitas figuras e líderes religiosos, a falta de reação contra essa perversão religiosa e moral. "Mas todos sabem que hoje a presidência americana tem um grande poder, de tipo imperial, e muitos têm medo de se expressar publicamente por medo de represálias contra suas igrejas, escolas, associações e organizações", enfatiza o professor italiano.

Ardor religioso e negócios

Esse novo fervor religioso vem acompanhado da iconografia correspondente em um país que consome imagens ultraprocessadas e sem filtros. Como Marco Rubio usando uma cruz na testa em uma entrevista no início da Quaresma. Ou a imagem icônica de Trump e seus conselheiros rezando ao seu redor, como se fossem seus apóstolos, na Casa Branca. "Naquela foto, há pessoas que estão lá para ganho pessoal, para promover a si mesmas e seus negócios", ressalta Faggioli. "Mas também é uma imagem que nos diz que a política americana atual é uma mistura de velho conservadorismo religioso, secularização e pós-secularismo idólatra, no qual a conexão entre fé e razão, entre verdade e revelação de Deus, foi quebrada. Sem mencionar o fato de que tal imagem ignora o fato de que os Estados Unidos são um país religiosa e culturalmente plural".

Mas a verdade é que, como o professor reconhece, Trump venceu conquistando votos de todo o eleitorado, incluindo minorias. "A reeleição de Trump em 2024 não foi resultado de um golpe de Estado, algo que ele realmente tentou entre novembro de 2020 e janeiro de 2021. Sua vitória em novembro passado não é um acidente absurdo nem o resultado de uma conspiração, mas sim reflete a polarização no país: política, cultural, religiosa e eclesial. É um desvio que também vê o catolicismo como parte do fenômeno", acrescenta Faggioli, especialista nas relações entre política e religião. 

E não há dúvida de que, naquelas eleições presidenciais, a questão religiosa esteve muito presente, fruto de mudanças sociológicas mais profundas que Trump soube explorar e que têm seus antecedentes na Maioria Moral dos anos 1970, fundada por televangelistas cristãos fundamentalistas que conseguiram levar Ronald Reagan à Casa Branca. Esta queda oportuna e estratégica de Trump é demonstrada pelo fato de seu atual vice-presidente Vance tê-lo descrito em 2016 como um "desastre moral" e o "Hitler dos Estados Unidos"; ou que seu novo embaixador no Vaticano assinou um manifesto no mesmo ano com outros líderes ultracatólicos afirmando que ele era "manifestamente inapto" para ser presidente dos Estados Unidos.

O televangelista da vingança

"A religião desempenhou um papel no gancho que Trump e Musk lançaram no eleitorado crente e também convenceram a maioria dos eleitores católicos. Trump é uma espécie de televangelista, sem dúvida. Seus comícios são performances verbais onde os trumpistas vão lá para ouvir não um político, mas um líder 'moral' de outro tipo. Ele é o pregador de um pseudoevangelho, ou seja, um evangelho de vingança e desprezo, um falso evangelho que, no entanto, depende instrumentalmente de um eleitorado sensível às questões religiosas", diz Faggioli, que mostra essa metamorfose interessada em seu livro.

É por isso que a figura de Francisco os incomoda, porque, acrescenta o historiador das religiões, este Papa "representa uma ideia do cristianismo, da Igreja e do catolicismo muito diferente daquela deste conservadorismo político-religioso. De certa forma, é uma visão oposta, por exemplo, ao papel dos Estados Unidos no mundo e na história. As tensões surgiram desde o verão de 2013 [poucos meses depois de Bergoglio ter sido eleito Papa] e este é um dos elementos fundamentais para entender as relações atuais entre este pontificado e os Estados Unidos" de Trump.

Porque as relações com Joe Biden tomaram um caminho diferente, e somente a emergência causada pelos incêndios florestais na Califórnia impediu o quinto encontro no Vaticano com Francisco no início do ano. O presidente católico e pró-aborto quis se despedir dele explicitamente antes de deixar a Casa Branca, mas o Papa não lhe negou a comunhão por esse motivo, como a maioria dos bispos dos EUA havia solicitado. 

Talvez por tudo isso, não tenha havido sinais de grande preocupação na Casa Branca com a saúde do Papa. 

De fato, a maquinaria de uma série de grupos ultracatólicos orbitando o projeto MAGA de Trump — "marionetistas", como Faggioli os chama — entre os quais está o ex-assessor presidencial durante o primeiro mandato, Steve Bannon, continua a conspirar para promover seus candidatos para um hipotético conclave. E teme-se que, quando chegar a hora, o poderoso aparato de manipulação e desinformação nas mãos de Elon Musk também possa entrar em jogo, como fez com X nas eleições alemãs ou tentando desestabilizar Keir Starmer, do Partido Trabalhista, no Reino Unido, uma possibilidade que Faggioli não descarta.

 "Certamente, o conclave está exposto a esse tipo de interferência, possibilitada pelo novo sistema de informação, desprovido de 'gatekeepers', que também abriu as portas para figuras irresponsáveis, em busca de fama e de profissionalismo duvidoso, mesmo nos círculos católicos".

Por enquanto, Trump está fazendo ouvidos moucos ao que vem do Vaticano. As reclamações do Papa não parecem ser capazes de paralisar suas ordens executivas, e ele não está desperdiçando a oportunidade de minar sua autoridade moral. O exemplo mais recente é oferecer à Ucrânia, como parte de seu pacote para aceitar a trégua com a Rússia, a repatriação dos 20.000 menores ucranianos detidos por Putin, uma tarefa na qual a Santa Sé vem trabalhando desde 2023 a pedido do próprio Zelensky.

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