20 Fevereiro 2025
- A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) entrou com uma ação judicial na terça-feira, 18 de fevereiro, contra o governo Trump pela suspensão do financiamento para reassentamento de refugiados, resultado de cortes drásticos implementados durante os primeiros dias do novo governo republicano em programas de assistência social dentro e fora do país.
- “A Conferência de repente se vê incapaz de sustentar seu trabalho de cuidar dos milhares de refugiados que foram acolhidos em nosso país e colocados sob os cuidados da USCCB pelo governo depois que receberam status legal”, protesta o presidente do Episcopado Americano.
A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) entrou com uma ação judicial na terça-feira, 18 de fevereiro, contra o governo Trump pela suspensão do financiamento para reassentamento de refugiados, resultado de cortes drásticos implementados durante os primeiros dias do novo governo republicano em programas de assistência social dentro e fora do país.
A informação é de José Lorenzo, publicada por Religión Digital, 19-02-2025.
Os bispos dos EUA argumentam que os cortes são ilegais e prejudiciais aos refugiados recém-chegados e ao maior programa privado de reassentamento do país. Ao reter milhões de dólares até mesmo para reembolsar custos incorridos antes das novas medidas de Trump serem anunciadas, o governo está violando várias leis, bem como a disposição constitucional que dá o controle dos fundos ao Congresso, que já havia aprovado o financiamento.
O Serviço de Migração e Refugiados da USCCB enviou avisos de demissão para 50 trabalhadores, mais da metade de sua equipe, e cortes adicionais são esperados nos escritórios locais da Catholic Charities que fazem parceria com o escritório nacional, de acordo com o processo.
Broglio se levanta
“A Igreja Católica sempre trabalha para defender o bem comum de todos e promover a dignidade da pessoa humana”, disse o Arcebispo Timothy Broglio. “A Conferência de repente se vê incapaz de sustentar seu trabalho de cuidar dos milhares de refugiados que foram acolhidos em nosso país e colocados sob os cuidados da USCCB pelo governo depois que receberam status legal”, protesta o presidente do Episcopado Americano em uma reportagem recolhida pelas agências de notícias do país.
Separadamente, a porta-voz da USCCB, Chieko Noguchi, disse à OSV News que o processo movido pela USCCB “desafia a suspensão do financiamento para assistência a refugiados que administramos há décadas ”.
“Refugiados são indivíduos que passaram por procedimentos especiais de triagem e investigação pelo governo dos EUA e que estão fugindo de dificuldades e perseguições em seus países de origem para se reinstalarem nos Estados Unidos”, disse ele em um e-mail. “Por meio dessa parceria de longa data com o governo dos EUA, a USCCB ajudou quase um milhão de pessoas a encontrar segurança e construir suas vidas nos Estados Unidos.”
Leia mais
- Bispos católicos dos EUA processam governo Trump por interrupção de financiamento para assentamento de refugiados
- USCCB demite um terço da equipe de migração após suspensão do programa de reassentamento de refugiados por Trump
- Papa denuncia 'grande crise' dos planos de deportação em massa de Trump e rejeita teologia de Vance
- Papa Francisco condena deportações de Trump e Casa Branca responde que Vaticano também tem muro
- Papa Francisco aos bispos católicos dos EUA: Oponham-se às deportações em massa
- “Imigrante não é criminoso. EUA viraram o império do medo”. Entrevista especial com Sueli Siqueira
- Trump poderá reverter a política de santuário, permitindo prisões do ICE em igrejas
- O homem de confiança do Papa sobre migração e ajuda está preocupado com os cortes da USAID e alarmado com a repressão aos migrantes nos EUA
- De deportações em massa a questões transgênero, os bispos dos EUA reagem às ordens executivas de Trump
- Católicos nervosos com o segundo mandato de Trump trazendo repressão à migração e saída do acordo climático
- Trump, o Homem da Providência e os (inquietantes) silêncios da Igreja estadunidense
- Com Trump de volta, empresas nos EUA desistem de diversidade
- O desafio de Trump para a Igreja Católica durante seu segundo mandato. Artigo de Massimo Faggioli