• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

As novas ameaças de Trump levam a UE a defender seu "direito soberano" de regular o espaço digital

Foto: Daniel Torok/Casa Branca

Mais Lidos

  • Neste dia 27-08, lembramos a Páscoa destes três bispos que incitaram o povo a viver o Evangelho encarnado e ver o Cristo naquele que sofre e está ao lado

    Memória. Dom Hélder, dom Luciano e dom José Maria Pires

    LER MAIS
  • Este filósofo estudou os desejos sociais insatisfeitos que a extrema-direita conseguiu aproveitar para o seu ressurgimento na última década. Nesta entrevista, ele também explica como a esquerda pode enfrentá-los

    “Há um colapso simbólico do supremacismo ocidental em sua forma liberal”. Entrevista com Alberto Toscano

    LER MAIS
  • Papa Leão XIV, a hora de decidir

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    21º domingo do tempo comum – Ano C – Na prática da justiça, o Reino se faz presente entre nós

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

27 Agosto 2025

Menos de uma semana após a assinatura do acordo comercial, os EUA estão ameaçando impor tarifas adicionais "substanciais" sobre o que chamam de legislação "discriminatória".

A reportagem e de Silvia Ayuso, publicada por El País, 26-08-2025.

O alívio com o acordo assinado com Washington, que supostamente encerra a guerra tarifária com a Europa e proporciona "estabilidade e previsibilidade" para suas empresas, durou pouco. As novas ameaças de Donald Trump, agora brandindo tarifas adicionais "substanciais" contra uma União Europeia que — em sua opinião — possui uma legislação digital "discriminatória", estão mais uma vez abalando Bruxelas. Diante do mais recente ataque do republicano, o governo da UE defende seu "direito soberano" de regular seu espaço digital.

"É direito soberano da UE e dos seus Estados-Membros regular as atividades econômicas no nosso território de uma forma consistente com os nossos valores democráticos", respondeu a porta-voz-chefe da Comissão Europeia, Paula Pinho, na terça-feira.

O esclarecimento de que isso se aplica tanto à UE como um bloco quanto aos Estados-Membros individualmente é importante, enfatizam fontes da UE, porque Trump não está apenas ameaçando a UE27 por suas regulamentações pioneiras de moderação de conteúdo digital, particularmente o DSA e o DMA. Ele também está mirando países como Espanha e França, que aplicam o chamado imposto Google a grandes empresas digitais — mecanismos de busca, plataformas e redes sociais — com receitas superiores a € 750 milhões em todo o mundo.

A nova onda de tarifas chegou na madrugada de segunda-feira, quando Trump usou novamente sua própria rede digital, a Truth Social, para renovar uma ameaça que Bruxelas acreditava neutralizada após a declaração conjunta sobre um acordo-quadro anunciado na última quinta-feira. O pacto foi finalmente posto em prática após o acordo político verbal alcançado na Escócia um mês antes, no qual a UE havia alardeado o fato de os padrões digitais europeus não terem sido afetados como uma vitória — uma das poucas em um acordo amplamente considerado desequilibrado. Essas regulamentações têm sido alvo de longa data do governo Trump, que sustenta que tais regulamentações afetam diretamente os interesses dos EUA, visto que a maioria das plataformas digitais são daquele país.

Acusações “infundadas”

“Impostos digitais, legislação sobre serviços digitais e regulamentações de mercado digital são projetados para prejudicar ou discriminar a tecnologia americana” enquanto, “escandalosamente, dão carta branca às maiores empresas de tecnologia da China”, afirma Trump em seu último ataque.

Portanto, ele acrescenta, o presidente está preparado para impor "tarifas adicionais substanciais sobre exportações" para os EUA daqueles países ou blocos que "apliquem impostos, leis, regras ou regulamentações digitais". Além disso, Trump alerta para possíveis "restrições à exportação" de tecnologia americana e "chips altamente protegidos".

“A Lei de Mercados Digitais (LDA) não considera a cor da empresa, sua jurisdição ou quem a detém”, respondeu o porta-voz da UE responsável pela soberania tecnológica na terça-feira. Tanto a DSA quanto a Lei de Mercados Digitais (DMA), que buscam garantir a concorrência leal, “se aplicam a todas as plataformas e empresas que operam na UE, independentemente de onde estejam estabelecidas”, insistiu, lembrando que as três decisões mais recentes da Comissão sob essas regras foram direcionadas a empresas não americanas: as empresas chinesas AliExpress, TikTok e Temu.

Sanções a funcionários

O governo Trump também está considerando, de acordo com a Reuters, impor sanções a autoridades da UE ou de estados-membros responsáveis ​​pela implementação da Lei de Serviços Digitais (DSA), que busca combater e, por fim, remover conteúdo ilegal em plataformas de mídia social como X, Facebook e TikTok, além de combater a desinformação nessas plataformas.

A ideia, segundo fontes citadas pela agência de notícias britânica, seria provavelmente impor restrições de visto aos indivíduos visados, uma possibilidade já considerada por Washington no final de maio. O governo republicano acusa a UE de "censura" com o DSA, uma ideia fortemente rejeitada por Bruxelas e retomada em solo europeu pelas forças mais extremistas do espectro político.

A repreensão sombria (e falsa) do vice-presidente J.D. Vance durante a cúpula de segurança de Munique, em fevereiro, ainda ressoa nas capitais europeias. Ele criticou o que considerou limitações legais à liberdade de expressão de candidatos de extrema-direita na Europa. "A liberdade de expressão está em declínio na Europa", exclamou, para espanto de seus aliados europeus.

"A liberdade de expressão está totalmente integrada ao DSA, que exige que as plataformas apliquem suas próprias regras", insistiu na terça-feira o porta-voz da UE responsável pela soberania tecnológica, considerando as acusações de censura "completamente infundadas". Ao mesmo tempo, Bruxelas incentiva Washington, em vez de atacar os padrões europeus, a trabalhar em conjunto com suas instituições para combater problemas sérios e reais, como as "campanhas de desinformação" na internet.

Apesar deste novo revés, Bruxelas continua a defender o acordo comercial com os Estados Unidos e prometeu lançar esta semana o processo legislativo para a sua implementação para conseguir — tal como acordado com Washington — uma redução retroativa das tarifas sobre automóveis e suas peças, que permanecem em 27,5%, a partir de 1º de agosto para os 15% acordados.

Dado que o Colégio de Comissários não se reunirá antes da próxima semana, em setembro, fontes da UE indicam que a única maneira de avançar seria por meio do chamado procedimento escrito, no qual os Comissários aprovam uma nova iniciativa por escrito, desde que "o serviço jurídico e todos os serviços consultados durante a fase de planejamento e proposta concordem".

Leia mais

  • O que é design viciante e por que a UE quer limitar seu uso?
  • Os EUA querem banir o TikTok para manter o domínio global da tecnologia. Artigo de Paris Marx
  • A “tiktokização” dos negócios: como os algoritmos preditivos estão ganhando a batalha
  • “É necessário encontrar formas de regular as plataformas de redes sociais”. Entrevista com Manuel Castells
  • A chance de mudar as redes sociais
  • “As redes sociais têm uma relação simbiótica com a extrema-direita que faz com que ganhem dinheiro”. Entrevista com Ben Tarnoff
  • As redes sociais estão transformando a democracia. Como?
  • “As redes sociais não são mais apenas empresas tecnológicas, mas atores políticos”. Entrevista com Raúl Magallón
  • “O tempo das grandes plataformas sociais como Facebook, Instagram e Twitter está acabando”. Entrevista com Marta Peirano
  • “A imagem que se transmite da internet não é real”. Entrevista com Marta Peirano
  • “A tecnologia deve ser para a pessoa ou se corre o risco de um totalitarismo digital”
  • Europa: regulamentação da inteligência artificial
  • Uma lei pioneira para uma tecnologia cheia de perguntas: as chaves da regulação da IA na UE
  • Uma Lei de Inteligência Artificial que protege os direitos das pessoas
  • União Europeia: o trabalho em plataformas digitais exige regulação. Artigo de Clemente Ganz Lúcio
  • Por que EUA e União Europeia querem impor limites ao TikTok?

Notícias relacionadas

  • Católicos estadunidenses, Trump e a autobiografia de uma nação. Artigo de Massimo Faggioli

    "Os católicos italianos aprenderam a ver Berlusconi como um problema italiano criado por italianos (incluindo os católicos); ess[...]

    LER MAIS
  • Nunca vi um mexicano mendigar nos Estados Unidos. Alejandro González Iñárritu expressa decepção encontro de Peña Nieto e Trump

    LER MAIS
  • Presidente mexicano debaixo de fogo por ter convidado el señor Trump

    LER MAIS
  • Trump não pede desculpas a Peña Nieto por insultar o México

    Donald Trump pisou na terra que mais ofendeu. Em uma visita relâmpago ao México, o vociferante candidato republicano, que duran[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados