29 Julho 2025
O presidente solicitou privadamente que Harvard pagasse significativamente mais do que Columbia
A informação é publicada por La Repubblica, 29-07-2025.
A Universidade Harvard expressou sua disposição em aceitar o pedido do governo Trump de até US$ 500 milhões para resolver sua disputa com a Casa Branca sobre os protestos pró-Gaza, à medida que as negociações entre os dois lados se intensificam, relata o New York Times, citando quatro pessoas familiarizadas com as negociações.
Segundo uma dessas pessoas, Harvard está relutante em pagar diretamente ao governo federal, mas os negociadores ainda estão discutindo os termos financeiros exatos. O valor solicitado pelo governo, que recentemente acusou Harvard de violações de direitos civis, é mais que o dobro da multa de US$ 200 milhões que a Universidade Columbia concordou em pagar quando chegou a um acordo com a Casa Branca na semana passada sobre acusações antissemitas.
Nem Harvard nem o governo especificaram publicamente os possíveis termos de um acordo ou quais encargos o dinheiro seria destinado a resolver. Donald Trump exigiu, em particular, que Harvard pagasse significativamente mais do que a Columbia. Embora ambas as partes tenham progredido em direção a um acordo, Harvard também está cética de que a Columbia aceitará um observador externo para supervisionar o acordo com o governo. Autoridades de Harvard alertaram que tal exigência para o acordo poderia representar uma potencial violação da liberdade acadêmica da universidade. Autoridades da universidade, no entanto, concluíram há meses que, mesmo que vençam a batalha judicial contra o governo, um acordo poderia ajudar Harvard a evitar mais problemas durante o mandato de Trump.