• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

João Luiz Pozzobon é declarado Venerável pelo Vaticano

Mais Lidos

  • ​Para o pesquisador sobre ética e IA, é preciso desmistificar os episódios em que as máquinas parecem imitar o comportamento humano, já que nelas inexiste a intencionalidade deliberada de enganar, desinformar ou mesmo trapacear, e sim o propósito de responder à questão do interlocutor a qualquer custo

    Antropomorfização da Inteligência Artificial: ainda distante da realidade. Entrevista especial com Anderson Röhe

    LER MAIS
  • Como os Senhores do Caos mergulham o mundo em uma espiral de conflito

    LER MAIS
  • A paz esteja convosco! Porém, a guerra chegou de novo. Artigo de Castor Bartolomé Ruiz

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    Solenidade da Santissima Trindade - Ano A - Deus Trindade se revela relação, compaixão, misericórdia

close

FECHAR

Revista ihu on-line

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

25 Junho 2025

Passo fundamental rumo à beatificação do diácono que poderá vir a ser o primeiro Santo gaúcho.

A informação é da assessoria de comunicação Tempórea, 20-06-2025. 

O Papa Leão XIV reconheceu oficialmente, nesta sexta-feira (20), as virtudes heroicas do diácono João Luiz Pozzobon, figura central da Arquidiocese de Santa Maria (RS) e fundador da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Com a promulgação do decreto, Pozzobon passa a ser considerado Venerável pela Igreja Católica, passo decisivo rumo à beatificação.

João Luiz Pozzobon | Foto: Wikimedia Commons

O reconhecimento indica que o diácono viveu de forma exemplar as virtudes cristãs, como fé, caridade e esperança, mesmo diante de grandes sacrifícios. Segundo comunicado da Arquidiocese de Santa Maria e do Movimento Apostólico de Schoenstt, trata-se de um avanço significativo no processo de canonização.

A notícia chega num momento de grande sofrimento no estado do Rio Grande do Sul, duramente atingido por enchentes e perdas humanas e materiais. Para o arcebispo metropolitano de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin, o reconhecimento da santidade de Pozzobon é um sinal providencial: “Em meio a tantas notícias difíceis, esse decreto é um sopro de esperança. Deus nos fala por meio dos santos. Pozzobon soube transformar dor em missão, e sua vida é um testemunho que reacende a fé do povo gaúcho neste tempo de reconstrução”.

Paralelamente, um possível milagre atribuído à intercessão de Pozzobon segue em análise no Vaticano. O caso, ocorrido na própria Arquidiocese, já passou pela investigação local e foi encaminhado a Roma em fevereiro deste ano. Se for reconhecido, poderá levar à beatificação — cuja cerimônia está prevista para ocorrer em Santa Maria.

A divulgação do decreto antecede ainda uma data marcante: os 40 anos do falecimento de Pozzobon, em 27 de junho. Devotos de várias partes do Brasil e do mundo estão reunidos em uma novena com celebrações presenciais e online.

Peregrino incansável e evangelizador do povo

Natural de São João do Polêsine (RS), João Luiz Pozzobon nasceu em 1904 e dedicou sua vida à evangelização a partir de uma profunda espiritualidade mariana. Em 1950, recebeu uma imagem da Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt e iniciou visitas a famílias, escolas, hospitais e comunidades, levando oração, escuta e consolo.

Durante 35 anos de missão, percorreu mais de 140 mil quilômetros a pé, com a imagem sempre sobre os ombros. Dessa iniciativa nasceu a Campanha da Mãe Peregrina, hoje presente em quase 100 países, com mais de 200 mil imagens em circulação entre famílias.

Pozzobon também se dedicou a ações sociais, como a fundação da Vila Nobre da Caridade e a construção de capelas comunitárias em regiões periféricas. Em 1972, foi ordenado diácono permanente, passando a celebrar sacramentos e oferecer assistência espiritual a comunidades afastadas.

Faleceu em 27-06-1985, atropelado a caminho do Santuário de Schoenstatt, em Santa Maria. Suas palavras, ditas anos antes, tornaram-se proféticas: “Se um dia me encontrarem morto no caminho, saibam que eu morri de alegria!”

Caminho de santidade reconhecido pela Igreja

A causa de beatificação foi aberta em 1994 por Dom Ivo Lorscheiter, então arcebispo de Santa Maria, que reconheceu em Pozzobon um testemunho vivo de fé, simplicidade e serviço.

O reconhecimento das virtudes heroicas fortalece ainda mais a devoção ao agora Venerável João Luiz Pozzobon, cuja vida continua a inspirar fiéis em todo o mundo — sobretudo os que encontram na fé uma forma de reconstrução e esperança.

Leia mais

  • A catequese deve começar pelo querigma que conduz a um encontro pessoal com Jesus Cristo. Entrevista especial com Leomar Brustolin
  • Dom Ivo Lorscheiter e sua abertura ao diálogo ecumênico. Artigo de Thiago Alves Torres
  • Quanto custa um processo de beatificação?
  • Peregrinos da esperança em tempos de desesperança. Artigo de Francisco de Aquino Júnior
  • A Igreja Católica do Brasil: entre o descompasso e a esperança, em debate no Cepat
  • E nós Igreja de Londrina? Artigo de Manuel Joaquim Rodrigues dos Santos
  • Equívoco dos saudosistas
  • Igreja Católica: o passado como trampolim para o futuro! Artigo de Manuel Joaquim Rodrigues dos Santos
  • Igreja Católica minoritária. Artigo de Manuel Joaquim R. dos Santos
  • Crise de vocações? Artigo de Manuel Joaquim Rodrigues dos Santos
  • Igreja Católica do Brasil: entre o restauracionismo e o liberacionismo. Apontamentos de Pedro A. Ribeiro de Oliveira
  • A Igreja Católica no Brasil: entre a insignificância e a irrelevância? Artigo de Geraldo De Mori, SJ
  • Uma nova correlação de forças na Igreja do Brasil? Artigo de Jorge Alexandre Alves
  • Organismos do Povo de Deus: expressão da sinodalidade já presente na Igreja do Brasil
  • O futuro da Igreja é o suspense. Artigo de Antonio Spadaro
  • Kasper: “Para Francisco, a prioridade absoluta não é a doutrina, mas o Evangelho”
  • Abençoar os casais homossexuais, Cardeal Hollerich: “Deus não pode ‘mal dizer’ daqueles que se amam”
  • Ser católicos hoje. Artigo de Tomáš Halík
  • Formação de padres: O tempo é desafiador
  • “Esperamos manter Francisco por mais alguns anos, seus sucessores concluirão suas reformas”, fala o cardeal Kasper
  • Papa Francisco: “Não ao tradicionalismo e ao progressismo na Igreja: os excessos são atos de infidelidade”
  • Dom Ivo Lorscheiter e o Papa Francisco: aproximações e esperança! Artigo de Thiago Alves Torres
  • Dom José Ivo Lorscheiter, o regente de muitas sinfonias. Artigo de Thiago Alves Torres
  • Dom Ivo Lorscheiter e a conversão pelos perseguidos e injustiçados nos Anos de Chumbo. Entrevista especial com Thiago Alves Torres
  • Em memória de Dom Ivo, nos 16 anos de sua partida
  • Os “anos de chumbo” e movimentos cristãos
  • Em Brasília, uma corrente de orações por D. Ivo Lorscheiter
  • Memória dos setenta anos da CNBB constituída em 14-10-1952
  • CNBB (1968) X CNBB (2018): a 50 anos de distância o que esperar?
  • Os avanços e desafios da Feira de Economia Solidária. Entrevista com Lourdes Dill
  • Entre a história e a memória, a atuação dos bispos católicos durante a ditadura civil-militar brasileira

Notícias relacionadas

  • Fidelidade de Deus

    LER MAIS
  • A Igreja salvadorenha enviará ao Vaticano investigação de milagre de Romero

    A Igreja católica de El Salvador enviará ao Vaticano investigação sobre uma “suposta cura” atribuída a dom Óscar Arnulfo[...]

    LER MAIS
  • Milagre: um conceito que se tornou incerto. Artigo de Jacques Neirynck

    LER MAIS
  • Fátima: milagre, mentira e/ou negócio

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados