12 Junho 2025
A Conferência do Episcopado Mexicano, presidida por Dom Ramón Castro Castro, manifestou sua dor e preocupação diante da complicada situação provocada pelas redadas em massa para deter migrantes indocumentados e pelas manifestações que, em resposta, ocorreram em Los Angeles, Califórnia, e que se espalharam para outros lugares, como San Francisco, Califórnia, e Austin, Texas.
A informação é de Jimena Hernández, correspondente no México, publicada por Religión Digital, 11-06-2025.
Com dor e preocupação, a Igreja no México afirmou que acompanha com atenção os acontecimentos em Los Angeles, Califórnia, onde no último dia 6 de junho, durante redadas migratórias no centro da cidade, ao menos 44 pessoas foram presas. Isso levou o governo a declarar um “toque de recolher” das 20h até as 6h da manhã desta quarta-feira, 11 de junho.
Por encomienda de Mons. Eugenio A. Lira Rugarcía, @MonsLira obispo de Matamoros Reynosa y Responsable de la D.E. de Pastoral de Movilidad Humana @DEPMH compartimos con todos ustedes este comunicado en solidaridad con los #migrantes que están sufriendo persecución y violencia en… pic.twitter.com/LoqgTblNZ0
— CEM (@IglesiaMexico) June 10, 2025
Os bispos mexicanos se somaram às declarações de Dom José Gómez, arcebispo de Los Angeles, que comentou que, embora seja verdade que ninguém deseje a presença de criminosos em suas comunidades, é necessário distinguir que, embora alguns migrantes indocumentados cometam atos delituosos, nem todos os migrantes indocumentados são criminosos.
Por isso, afirmaram que essa necessária distinção torna possível superar confusões que levam a cometer erros, permite ver a realidade com clareza e tomar decisões adequadas em benefício de todos.
"Não deve haver diferenças entre o estrangeiro e vocês" (Nm 15, 16). "Dá aos forasteiros — comenta São Agostinho — o que receberás em tua pátria" (Sermão 86, 10).
E enfatizaram que, mais ainda, a grande maioria dos migrantes indocumentados contribui para o bem das comunidades em que vivem e trabalham.
Cabe destacar que o arcebispo Gómez pediu ao Congresso dos Estados Unidos que leve a sério a reforma do sistema migratório falho, que leva tantas pessoas a tentar cruzar as fronteiras ilegalmente, e que não é necessário que o governo implemente medidas de controle que provoquem medo e ansiedade entre os imigrantes comuns, trabalhadores e suas famílias.
Por sua vez, Dom Eugenio Lira Rugarcía, responsável pela Dimensão Episcopal de Pastoral da Mobilidade Humana, afirmou que a solução para a migração indocumentada requer múltiplas ações conjuntas. Entre elas, um sistema de imigração que permita fazer as coisas corretamente, sem ter que recorrer a outros caminhos que só acabam complicando a vida de todos.
“Daí a exortação do Papa Leão XIV: 'Ninguém pode se eximir de favorecer contextos em que se proteja a dignidade de cada pessoa... sejam estes cidadãos ou imigrantes' (Discurso ao corpo diplomático acreditado junto à Santa Sé, 16 de maio de 2025)”.
O também bispo de Matamoros, Reynosa, região fronteiriça com os Estados Unidos, destacou que estão próximos de todas as pessoas de boa vontade, especialmente daquelas que estão sofrendo nesses momentos difíceis, e que é necessário pedir a intercessão de Santa Maria de Guadalupe para que ajude a compreender que todos somos irmãos e que juntos podemos construir um mundo melhor.
Leia mais
- Os protestos em Los Angeles se espalharam para o resto do país: "ICE, fora!"
- Protestos de imigrantes na Califórnia provocam uma tempestade política entre o México e os Estados Unidos
- Protestos, greves e indivíduos: uma mudança real pode vir de Los Angeles? Artigo Juan Carlos Barba
- "Donald Trump dobra a aposta e envia 700 fuzileiros navais para responder aos protestos em Los Angeles
- Trump está usando a imigração no reduto democrata da Califórnia para promover sua agenda ultra-autoritária. Artigo de Andrés Gil
- Trump exige que as tropas entrem em Los Angeles, enquanto a Califórnia denuncia a mobilização "ilegal" da Guarda Nacional
- Trump, o que está acontecendo com os Estados Unidos. Continuarão sendo uma democracia?
- Os Estados Unidos estão caminhando em direção a um estado de tecnovigilância em massa
- Trump proíbe a entrada nos EUA de pessoas de 12 países e limita o acesso a outros sete a partir de segunda-feira
- Trump ignora juiz e deporta venezuelanos sob lei de 1798
- Trump invoca a lei inimiga dos estrangeiros para os imigrantes: “Temos que conviver com estes animais, mas não por muito tempo”
- Deportações, pânico e perseguição: a crise dos imigrantes sob Trump. Entrevista com Gabrielle Oliveira
- Estados Unidos. Trump ameaça eliminar por decreto o direito à cidadania aos filhos de imigrantes que nascem no país
- Honduras. EUA enviarão 800 soldados para conter caravana de imigrantes da América Central
- Trump critica outra caravana de imigrantes com destino aos Estados Unidos
- Estados Unidos darão 20 milhões de dólares ao México para acelerar deportação de imigrantes
- Estados Unidos fazem testes de DNA para reunir pais e filhos imigrantes
- A lucrativa indústria da detenção de imigrantes nos EUA
- Trump pede a deportação de imigrantes ilegais 'sem juízes ou processos judiciais'
- A perseguição de Trump a refugiados, imigrantes e à própria ONU
- Musk e Trump têm a sua própria verdade sobre o incêndio em Los Angeles. E falam sobre o futuro das mídias sociais