08 Abril 2025
A montadora norte-americana Tesla segue na liderança global do mercado de carros elétricos, mas a vantagem em relação à 2ª colocada, a chinesa BYD, encurtou de maneira significativa em 2024. Dados divulgados na semana passada indicam que a fabricante asiática fechou o último ano fiscal com 1.764.992 veículos comercializados, apenas 24 mil unidades atrás da empresa do bilionário Elon Musk no mesmo período.
A reportagem é publicada por ClimaInfo, 07-04-2025.
Se a Tesla ainda tem vantagem no número de carros vendidos, o mesmo não pode ser dito sobre suas receitas. De acordo com a BYD, as vendas no ano passado atingiram cerca de US$ 107 bilhões em todo o mundo, quase 10 bilhões de dólares acima das registradas pela rival norte-americana.
Os resultados parciais do primeiro trimestre de 2025 também animaram a BYD. De acordo com a Bloomberg, a montadora vendeu mais de 986 mil unidades nos três primeiros meses do ano, um crescimento de 58% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Os dados reforçam o discurso audacioso do CEO da BYD, Wang Chuanfu, quando afirma que a empresa está no caminho para desbancar a Tesla na liderança do mercado global de carros elétricos: “A BYD se tornou líder da indústria em todos os setores, desde baterias e eletrônicos até veículos de nova energia, quebrando o domínio de marcas estrangeiras e remodelando o novo cenário do mercado global”.
O crescimento da BYD acontece ao mesmo tempo em que a Tesla vive um “inferno astral” criado pelo seu dono, Elon Musk. O envolvimento do bilionário sul-africano com o governo de Donald Trump nos EUA e com grupos de extrema-direita ao redor do mundo colocou a montadora na linha de tiro dos ativistas, que passaram a mirar a empresa em ações de rua. Revendedoras da Tesla também viraram alvo de manifestações, com casos de depredação.
Na Europa, as vendas da Tesla caíram quase 50% nos dois primeiros meses de 2025 na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da associação de fabricantes ACEA, citados pela AFP. Além do incômodo com as posições políticas de Musk, especialistas do setor indicam também que a Tesla vem perdendo espaço pela falta de inovação, com a aposta em modelos antigos em seu portfólio de produtos.
Para atrapalhar, a “guerra comercial” iniciada por Trump nos EUA também afeta os planos de recuperação no curto prazo da Tesla. A empresa opera no mercado chinês, mas pode ser penalizada por medidas de retaliação de Pequim pela taxação dos produtos do país no mercado norte-americano. Já a BYD, ao menos por ora, não deve sentir tanto, já que a empresa não vende para os EUA.
Associated Press, Autoesporte, BBC, Bloomberg, Guardian, Financial Times e Inside EVs, entre outros, repercutiram a notícia.
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