• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Na contramão do mercado internacional, vendas de carros elétricos seguem aquecidas no Brasil

Mais Lidos

  • Prevost, o Papa 'peruano': missionário e político

    LER MAIS
  • Leão XIV: o grande desafio, a desocidentalização e a despatriarcalização da Igreja. Artigo de Leonardo Boff

    LER MAIS
  • “Para a Igreja, a nova questão social é a inteligência artificial”, segundo Leão XIV

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

28 Novembro 2024

Nem mesmo a volta da cobrança de imposto de importação brecou as vendas de carros elétricos no Brasil, que podem chegar a 150 mil em 2024.

A reportagem é publicada por ClimaInfo, 28-11-2024.

O Brasil tem sido uma curiosa exceção no mercado global de carros elétricos e híbridos em 2024. Enquanto as vendas desses modelos enfrentam quedas nos principais mercados, como Estados Unidos e Europa, o desempenho no mercado brasileiro tem sido favorável ao setor neste ano, que espera que o número de veículos novos chegue a 150 mil unidades até o final de dezembro.

O Estadão destacou a situação do Brasil, o único com saldo positivo de vendas entre os dez principais mercados automobilísticos do mundo em 2024. O país assiste a uma alta significativa de vendas de carros totalmente elétricos, com volume de vendas 6 vezes maior até setembro comparado com um aumento de apenas 25% no ano passado.

Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) indicam que foram vendidos 138.581 carros elétricos entre janeiro e outubro, sendo que os emplacamentos de veículos 100% elétricos híbridos já superam em 48% o total do ano passado.

Como o Olhar Digital apontou, o resultado é ainda mais notável se comparado com o total de veículos elétricos vendidos no Brasil na última década. De 2012 a 2022, cerca de 126 carros desses modelos foram comercializados no país. Ou seja, em dez meses, o Brasil emplacou um número de eletrificados superior ao total de uma década inteira.

De acordo com o Inside EVs, os veículos elétricos puros (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) respondem por 71% das vendas do setor em 2024, totalizando 98.396 unidades. Já os veículos híbridos convencionais (HEV e HEV Flex) e micro híbridos (MHEV) completam o restante, com 40.185 emplacamentos. A participação dos plug-in cresceu consideravelmente em relação a 2023, quando representavam apenas 50,4% das vendas.

O desempenho positivo surpreendeu as montadoras. Isso porque, desde janeiro, o governo federal retomou a cobrança de imposto de importação sobre os carros elétricos, o que, ao menos em tese, encareceria o produto para o consumidor brasileiro. No entanto, a chegada de marcas chinesas ao mercado nacional, com preços mais competitivos até mesmo na comparação com modelos tradicionais a combustão, manteve as vendas aquecidas em 2024.

Motor Show e Portal do Trânsito também repercutiram os números do mercado brasileiro de carros elétricos em 2024.

Leia mais

  • Deputados incluem carro elétrico no “Imposto do Pecado” da reforma tributária
  • Crescimento de veículos elétricos derrubará demanda por petróleo
  • Crise climática: carro elétrico e mercado de carbono são falsas soluções, aponta estudo
  • Montadoras apostam no mercado brasileiro de carros elétricos e híbridos
  • Por que o Brasil quer taxar carros elétricos?
  • Brasil terá 1,4 milhão de carros elétricos em circulação em 2030, projeta consultoria
  • Indonésia. Por causa dos carros elétricos, um povo corre o risco de ser exterminado
  • A década chinesa no mercado de carros elétricos: do projeto ao predomínio global
  • “Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador
  • Guiné. Carros elétricos, bauxita e a destruição do ecossistema
  • Produção de carros elétricos envolve cadeia produtiva predatória
  • Carros elétricos à custa de trabalho infantil?
  • O futuro da mobilidade nos carros elétricos autônomos compartilhados
  • “Menos carros e mais árvores significam mais felicidade”. Entrevista com Shipra Narang
  • A mobilidade urbana é incompatível com a motorização crescente, marcada por carros e motos subsidiados. Entrevista especial com Daniel Santini
  • Um mundo sem carros está para ser inventado
  • Um Brasil de carros, petróleo, soja e minério? Artigo de Paulo Kliass
  • Ruas sem carros nos tornam mais ricos (em todos os sentidos)
  • E o carro elétrico não nos libertará…
  • “Estamos longe de ter desistido do sonho do automóvel”. Entrevista com Mathieu Flonneau

Notícias relacionadas

  • Volvo lanzará solo coches con motor eléctrico o híbrido a partir de 2019

    El fabricante de automóviles Volvo Cars ha anunciado este miércoles que a partir de 2019 sólo lanzará al mercado vehículos el[...]

    LER MAIS
  • O mundo tecnológico está convicto de que 2021 será o melhor de todos, segundo MIT Technology Review

    De acordo com uma série de previsões de empresas de tecnologia e de pesquisadores de mercado, várias mudanças tecnológicas es[...]

    LER MAIS
  • O jogo sujo das montadoras

    Sim, elas estão te enganando: na tentativa de esticar seus lucros mantendo a sobrevida dos combustíveis fósseis, as montadoras [...]

    LER MAIS
  • A produção de carros elétricos dispara e a China assume a liderança

    "A China já é líder na produção de energia eólica e solar. Depois de se tornarem a número 1 na produção e venda de veícu[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados