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Como Elon Musk passou de defensor do ambientalismo a defensor da guerra de Trump contra carros elétricos

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12 Março 2025

Musk abraça o ceticismo climático porque calculou que os rivais da Tesla são mais vulneráveis ​​às medidas de Trump contra veículos elétricos.

A reportagem é de Oliver Milman, publicada por The Guadian e reproduzida por por El Diario, 09-03-2025.

Espera-se que as tentativas do presidente dos EUA, Donald Trump, de cortar drasticamente os incentivos para carros elétricos façam com que as vendas desses veículos despenquem. Esse esforço tem um apoiador que, à primeira vista, pode parecer desconcertante: Elon Musk, o bilionário CEO da Tesla e ex-ativista na luta contra a crise climática. Trump foi claro: “Vou revogar a obrigatoriedade dos veículos elétricos para salvar nossa indústria automobilística e cumprir minha promessa sagrada aos nossos incríveis trabalhadores da indústria automobilística”.

O presidente, que antes de suavizar seu discurso havia dito que os apoiadores dos veículos elétricos deveriam “apodrecer no inferno”, virou as costas para uma meta ambiciosa de ter metade de todos os carros vendidos até o fim da década sendo elétricos e cortou parte da ajuda para carregadores. O país também começou a reduzir os padrões de poluição dos veículos, o que é um incentivo para que os fabricantes parem de apostar em modelos a gasolina.

Os principais objetivos de Trump incluem eliminar uma redução significativa de impostos para americanos que comprarem um veículo elétrico, no valor de até US$ 7.500 (7.269 euros). Se for bem-sucedido, o impacto será significativo, pois um estudo recente concluiu que, sem esse incentivo, as vendas de carros elétricos poderiam cair 27%. De acordo com Joseph Shapiro, economista da Universidade da Califórnia, Berkeley, e coautor do estudo, “remover esse incentivo afetaria uma parcela significativa do mercado de veículos elétricos”.

O especialista também ressalta que, embora um número cada vez maior de consumidores continue optando por carros elétricos, o número total de unidades vendidas cairia em mais de 300 mil por ano em comparação ao número que teria que ser mantido caso o auxílio fosse mantido. Shapiro disse: “Poderia ser considerado um obstáculo no caminho, mas se os Estados Unidos não concluírem a transição para veículos elétricos até 2090, em vez de 2050, isso teria um enorme impacto no planeta”. O economista destaca que a quantidade de emissões de carbono resultantes dessas quatro décadas é muito significativa.

Musk, a pessoa mais rica do mundo, apoiou entusiasticamente a agenda de Trump, embora a líder do mercado de veículos elétricos Tesla dependa de algumas peças fabricadas na China que podem ser alvo de tarifas dos EUA.

Pelos cálculos de Musk, a eliminação de subsídios para veículos elétricos prejudicará mais rivais como Ford e General Motors do que a Tesla. “Livre-se dos subsídios”, Musk escreveu no X em julho: “Esta medida só beneficiará a Tesla”.

Segundo Shapiro, os cálculos do magnata fazem algum sentido. A Tesla é a maior marca de veículos elétricos dos EUA, respondendo por quase metade de todas as vendas, e obtém mais lucro por carro do que seus rivais, o que significa que a remoção de incentivos afetaria desproporcionalmente outros fabricantes. Segundo Shapiro, se o crédito fiscal for eliminado, a Tesla poderá sobreviver e enfrentar menos concorrência. “Eles têm mais espaço de manobra para suportar uma redução no tamanho do mercado”. De fato, as ações da Tesla subiram de valor quando Trump venceu a eleição presidencial.

No entanto, a Tesla, sem dúvida, continuará sendo afetada. O enfraquecimento das regras federais de poluição, por exemplo, pode significar uma redução na quantidade de créditos de carbono que a Tesla vende para outras montadoras para compensar suas emissões e evitar multas. Só no ano passado, atingiram um valor de 2,7 bilhões de dólares. As vendas da Tesla caíram ligeiramente pela primeira vez em 2024 em meio a preocupações de alguns de seus clientes geralmente progressistas sobre a mudança de Musk para a direita.

De acordo com estimativas de Stephanie Valdez Streaty, diretora de análise da indústria na Cox Automotive, os veículos elétricos serão responsáveis ​​por 10% das vendas de carros nos EUA este ano, ante 8% em 2024: “A Tesla não está imune a suas vendas serem afetadas – os consumidores têm alguma fidelidade à marca – mas ainda não sabemos o impacto do posicionamento de Elon Musk na polarização do consumidor”.

De qualquer forma, de acordo com Valdez Streaty, Musk parece ter parado de dar muita atenção aos veículos elétricos para se concentrar em outras áreas, como a robótica, a inteligência artificial e sua empresa SpaceX. Ele também adotou algumas das fixações de direita de Trump. Em um discurso após a posse do presidente, Musk não mencionou carros elétricos, mas disse que "o futuro da civilização está garantido com 'cidades seguras, fronteiras seguras, gastos sensatos, o básico'". Ele acrescentou: “Vamos levar o DOGE para Marte”, referindo-se ao Departamento de Eficiência Governamental que ele lidera e que visa reduzir os gastos federais. “Conseguem imaginar como seria maravilhoso se os astronautas americanos plantassem a bandeira em outro planeta pela primeira vez? Quão inspirador isso seria?!”, concluiu.

A preocupação com a crise climática aparentemente não está mais no topo da agenda de Musk, apesar de ele ter dito anteriormente que é um defensor ferrenho do clima e ter convocado em 2016 uma "revolta popular" contra a indústria de combustíveis fósseis porque o mundo estava caminhando "inevitavelmente para um alto nível de danos". “Quanto mais cedo pudermos agir, menor será o impacto negativo resultante”. Quando Trump retirou os Estados Unidos do acordo climático de Paris de 2017, Musk disse que estava deixando um órgão consultivo presidencial em protesto. “A mudança climática é real”, ele tuitou na época: “Sair do Acordo de Paris não é bom para os Estados Unidos nem para o mundo”.

Mas Musk pouco disse depois que Trump, que chamou a mudança climática de uma "farsa monumental", retirou novamente os Estados Unidos do Acordo de Paris e emitiu uma série de ordens para aumentar a perfuração de petróleo e gás e dificultar a produção de energia renovável. Em janeiro, Musk disse: “O risco de mudança climática é real, mas muito mais lento do que os alarmistas afirmam”.

Críticos dizem que é improvável que Musk use sua influência no governo Trump para conscientizar sobre o crescente alarme expresso por cientistas e pelo público americano sobre os impactos do perigoso aquecimento global. Para Paul Bledsoe, que foi conselheiro climático da Casa Branca durante o governo Bill Clinton, “isso mostra que ele é um oportunista. Ele agora está minimizando a ameaça das mudanças climáticas, e acredito que ele esteja pensando secretamente em usar contratos governamentais para geoengenharia, já que os custos das mudanças climáticas não podem mais ser escondidos”. Quem conhece Musk diz que ele se distanciou dos democratas depois de não ter sido convidado para uma grande cúpula sobre veículos elétricos realizada pela Casa Branca em 2021, depois que Joe Biden virou presidente.

Robert Zubrin, um importante defensor da exploração humana de Marte que diz ter ajudado a introduzir Musk na ideia da expansão marciana, acredita que “foi um erro não forçado de Biden. E nos últimos dois anos, Elon Musk deixou de ser o cavaleiro branco dos ambientalistas para se tornar o vilão de Bond”, ele observa. Em sua opinião, “a motivação central de Musk é o desejo de glória eterna por seus grandes feitos. Ele quer salvar a civilização porque quer ser lembrado por salvá-la”. Segundo Zubrin, isso “é o que motivou suas principais realizações, Tesla e SpaceX. No entanto, também há um lado obscuro, e agora esse lado começou a emergir”, diz ele.

O Guardian entrou em contato com a Tesla para comentar sua posição sobre isenções fiscais para veículos elétricos, mas a fabricante de veículos elétricos não respondeu.

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