07 Janeiro 2025
A seguir, uma declaração de Francis DeBernardo, Diretor Executivo do New Ways Ministry, em resposta à notícia de que o Papa Francisco nomeou o Cardeal Robert McElroy de San Diego como o novo arcebispo de Washington, DC.
A informação é publicada por New Ways Ministry, 07-01-2025.
O New Ways Ministry está muito feliz que o Papa Francisco tenha nomeado o Cardeal Robert McElroy como o próximo arcebispo de Washington, DC. O Cardeal McElroy, um teólogo brilhante e analista político astuto, é a pessoa perfeita para liderar esta importante arquidiocese rumo ao futuro.
Claro, a característica mais emocionante sobre esta nomeação para o New Ways Ministry são as fortes declarações positivas do cardeal sobre questões LGBTQ+. Seu ângulo particular nesta área é frequentemente esquecido por outros líderes da igreja: ele constantemente convoca os membros da igreja a examinar suas atitudes negativas em relação às pessoas LGBTQ+. Ele fez isso mais recentemente em 2024 para refutar os líderes da igreja que falaram negativamente contra a diretriz do Vaticano permitindo a bênção de pessoas em relacionamentos do mesmo sexo. Ele afirmou que a oposição a tais bênçãos revela "um ânimo duradouro entre muitos em relação às pessoas LGBT".
O mais importante é que o Cardeal McElroy foi nomeado para a capital do país em um momento em que uma nova administração presidencial e o Congresso indicaram fortemente que a legislação que revoga as proteções dos direitos civis para pessoas LGBTQ+ está no topo de suas agendas. Estamos confiantes de que o Cardeal McElroy pode fornecer uma forte voz católica afirmando a dignidade humana das pessoas LGBTQ+ e a necessidade de leis que as protejam.
O New Ways Ministry é grato ao Cardeal Wilton Gregory por sua liderança em Washington na última meia década. O Cardeal Gregory também demonstrou grande preocupação com a dignidade e os direitos das pessoas LGBTQ+. Seu legado como um líder profético perdurará.
Em um ensaio de 2023, McElroy se opôs ao “animus profundo e visceral” em relação às pessoas LGBTQ+ encontrado em algumas partes da igreja, descrevendo essa reação anti-LGBTQ+ como um “mistério demoníaco da alma humana”. Ele também escreveu que questões de gênero e sexualidade muito provavelmente seriam discutidas na assembleia de outubro do Sínodo, enquadrando o tópico como uma “questão preeminentemente pastoral”.
Em 2018, McElroy refutou publicamente a maneira como padres gays foram usados como bodes expiatórios para a crise de abuso sexual do clero, dizendo que tal abuso era uma questão de poder, não de orientação sexual.
No mesmo ano, ele apoiou Aaron Bianco, um trabalhador pastoral gay em sua diocese que foi ameaçado de dano por frequentadores tradicionalistas da igreja por ser casado com um homem.
Em 2016, ele foi o primeiro (e um dos poucos) a oferecer condolências à comunidade LGBTQ+ após o tiroteio em massa na boate Pulse, dizendo que a tragédia foi "um chamado para nós, como católicos, combatermos cada vez mais vigorosamente o preconceito anti-gay que existe em nossa comunidade católica e em nosso país".
No mesmo ano, McElroy apoiou o pedido de desculpas do Papa Francisco aos gays e lésbicas, e pediu maior afirmação e acolhimento para a comunidade LGBTQ+.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Ministério New Ways Ministry está encantado com a nomeação do Cardeal McElroy para DC - Instituto Humanitas Unisinos - IHU