• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Que condições o Papa estabeleceu a Milei para visitar a Argentina no próximo ano?

Mais Lidos

  • Nenhuma ‘Nakba’ parece acordar o mundo. Artigo de Ivone Gebara

    LER MAIS
  • Para o professor e pesquisador de origem judaica, o genocídio em Gaza está sendo concretizado pela inação do Ocidente, que não se manifesta por meio de sanções contra os planos de Netanyahu

    O mundo está inerte diante da ofensiva final de Israel contra a Palestina. Entrevista especial com Bruno Huberman

    LER MAIS
  • O alívio do Opus Dei durou pouco: Leão XIV exige a reforma de seus estatutos e a causa é reativada na Argentina

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    5º domingo de páscoa – Ano C – A comunidade do ressuscitado

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

22 Outubro 2024

  • Colaboradores do Pontífice asseguram que esperam que o presidente modere os seus discursos belicosos e declarações agressivas.

  • Antecipam também que já têm uma data provável e o roteiro com as províncias para onde irão, além de Buenos Aires.

A reportagem é de Sérgio Rubin, publicada por Religión Digital, 21-10-2024.

A demorada decisão do Papa Francisco de vir à Argentina não depende dele atualmente, mas está nas mãos de Javier Milei, dizem pessoas próximas ao Pontífice. O fato é que, embora Jorge Bergoglio tenha vontade de visitar seu país e até tenha definido o roteiro de seu eventual passeio por sua terra, ele quer que o presidente não apenas modere seus discursos belicosos e declarações agressivas, mas também promova um gesto de unidade nacional, explicam.

Francisco impôs esta condição porque acredita que num clima tão aquecido como o atual, tudo o que disser ou fizer na sua terra natal será objeto de polêmica e, portanto, a sua visita tornar-se-ia motivo de divisão em vez de unidade, como é seu grande desejo. Além do fato de que o que mais o preocupa é que a tensão política continua a crescer e passa da agressão verbal à agressão física, como tem acontecido em vários casos recentemente. E até estendê-lo ao delicado campo social.

“Francisco considera que hoje no seu país, para que as polêmicas e as tensões não continuem a crescer, não basta moderar as expressões, mas é necessário pôr em prática gestos que contribuam para uma melhor convivência porque com este nível de confronto o futuro da Argentina não será bom”, dizem as fontes. Ele acredita que o presidente da nação é o primeiro que deve dar o exemplo e enviar sinais conciliatórios.

Uma situação difícil para Milei

A condição que o Papa estabelece coloca Milei em uma situação difícil. Acontece que Milei, por um lado, deseja ardentemente ser o presidente que recebe o primeiro pontífice argentino. Mas, ao mesmo tempo, deverá mostrar uma atitude perante a oposição e os vários setores que vai contra os caminhos que lhe permitiram chegar à presidência e que, na sua opinião, continuam a ser úteis para manter o apoio dos seus simpatizantes e disciplinar seus seguidores.

Não é a primeira vez que tensões políticas dificultam a decisão do Papa de vir. Com cada presidente, Francisco renovou a esperança de um clima melhor. Milei não foi exceção porque – além de sua personalidade explosiva – Jorge Bergoglio também lhe deu crédito, mas que o libertário – alertam fontes – está consumindo em alta velocidade, ao persistir em seus pronunciamentos destemperados.

No entanto, as fontes rejeitam que Francisco não queira colaborar com um melhor clima de convivência depois de ter criticado o governo no mês passado por usar spray de pimenta num protesto em vez de destinar o dinheiro para melhorar as condições de vida dos pobres. “Um belicoso que, ao governar alguém que não pertence ao partido do seu suposto simpatizante, o sabota, não se tornou pontífice”, sublinham.

O alerta de Francisco diante da tensão social

Eles explicam, como têm feito desde que Jorge Bergoglio fez a pergunta num retumbante discurso perante os movimentos sociais, que o que Francisco disse deve ser tomado como um alerta para uma possível escalada da tensão social que poderia ser acompanhada por outra repressão e pela denúncia pela necessidade de trabalhar para evitar uma espiral do conflito.

Entretanto, Francisco já traça um possível itinerário pela sua terra natal, depois de passar pelo Uruguai, que – como prometeu à Igreja do país vizinho – fará parte da viagem sul-americana se se concretizar. E cuja data provável seria no início de março, depois dos meses de férias de verão e antes do início do processo eleitoral nacional.

Vindo de Montevidéu, Buenos Aires será a porta de entrada para o seu país. Embora não haja detalhes sobre esta etapa. Há quem diga que seria possível visitar um bairro populoso da grande Buenos Aires. Outros acreditam que, como fez João Paulo II, ele realizaria um encontro com empresários e outro com trabalhadores. E supõe-se que também iria ao santuário de Luján.

Uma visita a Santiago del Estero

É claro que Jorge Bergoglio tem em mente visitar Santiago del Estero, cuja jurisdição eclesiástica obteve este ano o status de primado que Buenos Aires teve por ser a primeira diocese em parte do que viria a ser a Argentina. O que foi descrito como um reparo histórico. Além disso, elevou seu bispo, Vicente Bokalic, a arcebispo e o criará cardeal.

Ele também quer visitar Córdoba e Viedma. Assim, Francisco faria a “rota dos santos” porque a primeira santa argentina, Mama Antula, era de Santiago; o primeiro santo nascido e santificado no país, Cura Brochero, era de Córdoba, e o terceiro santo – embora nascido na Itália –, o enfermeiro salesiano Artémides Zatti, viveu e morreu em Río Negro.

Certamente, parte de tudo isso, ou muito, é motivo de conversa nestes dias entre o Papa e a liderança do episcopado argentino, que durante todo o mês está em Roma participando da segunda e última parte de um sínodo de bispos para avançar em uma Igreja mais participativa.

Nova cúpula episcopal na Argentina

Em novembro, a Conferência Episcopal Argentina deverá eleger as suas autoridades para os próximos três anos, o que dará lugar a uma grande renovação porque muitos não podem continuar nos seus cargos devido a impedimentos estatutários. Assim, surgirá a nova liderança que terá que lidar com a organização da eventual visita papal. As novas lideranças terão de se coordenar com o governo nacional e as províncias que Francisco visita em questões de infraestrutura e segurança – além da preparação espiritual dos fiéis –, além do habitual “avançado” de uma delegação do Vaticano que supervisiona a organização das viagens dos papas.

As comemorações, as pessoas convidadas, os lugares que cada um irá ocupar exigirão muitos cuidados. Será preciso ver se, neste caso, os políticos e outros dirigentes vão facilitar ou complicar as coisas com candidaturas para estarem presentes nos primeiros lugares e poder reunir-se com o Pontífice.

Um gesto de Milei

Francisco não perde a esperança de que Milei o ouça, baixe o tom e faça realmente um gesto que contribua para a unidade nacional. Espera também que esta atitude seja acompanhada pela oposição e por todos os intervenientes na vida pública, e que isso melhore o clima político no seu país.

O Papa espera um milagre? Uma coisa é certa: o tempo está se esgotando porque uma viagem papal exige vários meses de preparação desde o anúncio oficial e, além disso, o início do processo eleitoral marca um limite. Para Francisco, boa parte da sua decisão está nas mãos de Milei.

Leia mais

  • “Em vez de justiça social, gás de pimenta”: o ataque de Francisco a Milei
  • Javier Milei conversou com o Papa e o convidou para vir à Argentina: Francisco disse-lhe que deveria ter “coragem e sabedoria”
  • Papa Francisco quer visitar a Argentina no segundo semestre
  • Milei vai gerenciar uma audiência com o Papa após assumir a presidência
  • Como foi a ligação de Francisco para Milei?
  • A pessoa que serviu como elo entre o Papa Francisco e Javier Milei revelou detalhes da conversa telefônica entre eles
  • Estes são os insultos sem limites contra o Papa Francisco de Milei, o vencedor das eleições primárias na Argentina
  • Precedentes para a repreensão da Argentina ao Papa são difíceis de encontrar
  • Argentina. A sombra do Papa paira sobre as eleições presidenciais
  • Argentina. Nenhum acordo e nenhum pronunciamento dos bispos sobre o segundo turno das eleições
  • Argentina. Os efeitos da tensão entre Milei e o Papa: por que o “voto católico” pode ser fundamental no segundo turno
  • Argentina. Os padres da favela deixam claro para Milei que com o Papa Francisco ninguém mexe
  • Argentina. Preocupação na Igreja pela ascensão de Javier Milei e seus ataques ao Papa
  • Víctor Manuel Fernández: “O Papa não irá onde a sua visita possa ser aproveitada (ou complicada) por conveniência política ou onde as autoridades desprezem a sua presença”
  • Argentina. Mudança: consequências e questões. Artigo de Washington Uranga
  • Furacão Milei. Sete chaves para as eleições argentinas. Artigo de Mariano Schuster e Pablo Stefanoni
  • O populismo na América Latina contemporânea. Artigo de Gabriel Rossi

Notícias relacionadas

  • Bergoglio renuncia como arcebispo de Buenos Aires

    Neste sábado, o cardeal de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio (foto), ultrapassa a idade canônica de 75 anos, disposta pela Igr[...]

    LER MAIS
  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • A luta de Bergoglio contra a economia que mata e suas tensões na Argentina. Entrevista especial com Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados