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01 Agosto 2024

Uma onda de indignação sobre a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris — incluindo comentários irados de Donald Trump — tomou um rumo jurídico na terça-feira, com promotores franceses ordenando que a polícia investigasse denúncias de abuso online de um DJ e ícone LGBTQ+ que se apresentou.

A reportagem é de João Leicester e Jocelyn Noveck, publicada por National Catholic Reporter, 30-07-2024.

A DJ Barbara Butch disse que sofreu uma torrente de ameaças online após uma cena contenciosa na cerimônia de abertura dos Jogos. Um advogado de Butch disse à Associated Press que ela havia entrado com uma queixa legal formal alegando assédio online, ameaças de morte e insultos. A advogada, Audrey Msellati, disse que a queixa não nomeia nenhum perpetrador ou perpetradores específicos dos supostos crimes.

O gabinete do promotor de Paris confirmou que recebeu a queixa de Butch e disse que encarregou uma unidade policial especializada em combater crimes de ódio de investigar. A investigação policial se concentrará em “mensagens discriminatórias baseadas em religião ou orientação sexual que foram enviadas a ela ou postadas online”, disse.

Embora o diretor artístico da cerimônia, Thomas Jolly, tenha dito repetidamente que não se inspirou em "A Última Ceia", os críticos interpretaram parte do show que apresentou Butch como uma zombaria da pintura de Leonardo Da Vinci mostrando Jesus Cristo e seus apóstolos. Butch, que se autodenomina uma "ativista do amor", usou um cocar prateado que parecia uma auréola enquanto ela dava início a uma festa durante seu segmento do show. Artistas drag, dançarinos e outros flanqueavam Butch em ambos os lados.

Trump, nos Estados Unidos, disse na segunda-feira que considerou isso “uma vergonha”.

“Sou muito aberto”, disse o ex-presidente e atual candidato republicano à apresentadora da Fox News, Laura Ingraham, que perguntou especificamente sobre comparações com “A Última Ceia”, “mas achei que o que eles fizeram foi uma vergonha”.

Bispos católicos franceses e outros estavam entre aqueles que disseram que os cristãos foram feridos e ofendidos. Os organizadores das Olimpíadas de Paris disseram que “nunca houve intenção de mostrar desrespeito a qualquer grupo religioso” e que a intenção era “celebrar a tolerância da comunidade”.

Jolly disse que viu o momento como uma celebração da diversidade, e a mesa na qual Butch tocava suas músicas como uma homenagem à gastronomia francesa.

“Meu desejo não é ser subversivo, nem zombar ou chocar”, disse Jolly. “Acima de tudo, eu queria enviar uma mensagem de amor, uma mensagem de inclusão e não dividir.”

O artista Philippe Katerine, que apareceu na cena seguinte pintado de azul e quase nu em homenagem a Dionísio, também disse ao jornal Le Monde que "A Última Ceia" não foi referenciada em nenhuma parte dos preparativos para o esboço geral.

Em uma declaração própria, publicada no Instagram, Butch disse: “Não importa o que alguns digam, eu existo. Nunca tive vergonha de quem eu sou e assumo a responsabilidade por tudo - incluindo minhas escolhas artísticas. Durante toda a minha vida, recusei-me a ser uma vítima: não vou me calar.”

Ela disse que “ficou extremamente honrada” em se apresentar na cerimônia de sexta-feira e “meu coração ainda está cheio de alegria”.

“Estou comprometida e orgulhosa. Orgulhosa de quem sou, do que sou e do que personifico, tanto para meus entes queridos quanto para milhões de franceses. Minha França é a França!”, ela escreveu.

Em uma entrevista da AP na terça-feira, Msellati descreveu Butch como tendo “um espírito de luta” — ansiosa para defender a si mesma e suas escolhas, e ainda muito orgulhosa de sua participação. “Ela não se arrepende, mesmo agora”, disse o advogado.

Ela disse que mensagens de ódio direcionadas a Butch estão "chegando quase a cada minuto" e que Jolly e os artistas drag da cerimônia também foram alvos de cyberbullying.

Outra artista que participou da polêmica cena, a drag queen Paloma, disse na terça-feira que não havia registrado sua própria queixa.

Mas, ela disse, "se os insultos continuarem, eu me juntarei à minha amiga Barbara Butch em sua abordagem. Por enquanto, estou tentando focar nas milhares de mensagens amorosas que recebo."

Sobre as críticas, Paloma disse que sua “primeira reação é dizer que se Donald Trump não está reagindo, então não fizemos nosso trabalho. Infelizmente, teríamos uma reação negativa não importa o que fizéssemos.” Ela também disse que era hipócrita para os críticos usarem a religião como base para “uma reação que é muito homofóbica, muito transfóbica, queer-fóbica, drag-fóbica, até mesmo antissemita e gordofóbica.”

E outra drag queen na cena, Piche, disse que estava “muito feliz que pessoas queer pudessem ser representadas neste show. Não houve momento algum em que a ideia de ofender alguém ou uma religião estivesse na mente de alguém. Foi apenas um momento alegre e feliz da cultura pop que a maior parte do planeta sentiu.”

Leia mais

  • Comitê Olímpico de Paris faz pedido de desculpas suave pela paródia drag da Última Ceia
  • Aquele “Banquete dos Deuses” pintado no século XIX que pode ter inspirado a cena drag queen na cerimônia olímpica
  • O fato não subsiste: a fé sim. Artigo de Umberto Rosario Del Giudice
  • Cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris denunciada por bispos e católicos em todo o mundo por zombar do cristianismo
  • A “blasfêmia” olímpica. Artigo de Francesco Sisci
  • O bispo francês dos Jogos Olímpicos, após a paródia da Última Ceia: “O direito à blasfêmia não tem lugar”
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