Como a 'teologia da esperança' de Jürgen Moltmann inspirou a teologia da libertação

Foto: reprodução Revista América

14 Junho 2024

O Centro Monseñor Romero da Universidad Centroamericana José Simeón Cañas, em São Salvador, inclui em seu acervo museológico vários pertences dos seis padres jesuítas, da governanta e sua filha, assassinados por paramilitares salvadorenhos em 16-11-1989. Entre os relíquias está um livro que pertenceu a um dos mártires, Juan Ramon Moreno, SJ. Foi encontrado ao lado de seu corpo na manhã seguinte ao seu assassinato, manchado com seu sangue. Qual é o livro? O Deus Crucificado, de Jürgen Moltmann.

O artigo é de James T. Keane, publicado em America, 11-06-2024.

Eis o artigo.

Isso não é coincidência. A morte de Jürgen Moltmann na semana passada, aos 98 anos, foi notada tanto por jornais seculares como religiosos, um testemunho da enorme influência de Moltmann sobre várias gerações de teólogos e outros estudiosos em áreas afins. Moltmann já foi um dos teólogos mais proeminentes do mundo – tanto no pensamento protestante quanto no católico. Após a morte de Moltmann, um comentarista disse que é “quase impossível entender a teologia protestante moderna sem ler O Deus Crucificado”. Na Teologia da Libertação, ele foi uma espécie de pai fundador.

Um indicador revelador da importância de Moltmann pode ser encontrado num artigo de 1972 publicado pela revista America que criticava em grande parte os teólogos da época. “Como toda teoria, a teologia é essencialmente derivada e secundária”, escreveu Russell Barta, professor de ciências sociais no Mundelein College na época. “A Boa Nova, em suma, vem do Evangelho e da boca de Jesus – não de um Rahner ou de um Moltmann”.

Lembre-se: você não é ninguém até que alguém diga que você não é Jesus.

Moltmann (Foto: Wikipédia)

 

Moltmann nasceu em 1926 em Hamburgo, na Alemanha. Convocado para o exército alemão ainda adolescente durante a Segunda Guerra Mundial, ele escapou por pouco da morte durante os bombardeios aliados em Hamburgo. Mais tarde, refletiu que as suas experiências na guerra (e depois em vários campos de prisioneiros de guerra) lhe ensinaram muito sobre esperança e sofrimento – e sobre como a humanidade pode encontrar significado num mundo profundamente desumano. Em um campo, Moltmann recebeu um exemplar do Novo Testamento e de A natureza e o destino do homem, de Reinhold Niebuhr, livro que mais tarde ele atribuiu por tê-lo feito querer seguir a teologia.

Recebeu seu título de doutor em teologia pela Universidade de Göttingen em 1952. Em 1963, foi contratado pela Universidade de Bonn; quatro anos depois, mudou-se para a Universidade de Tübingen, onde permaneceria como professor de Teologia Sistemática até se aposentar em 1994. Também recebeu nomeações como professor visitante em várias universidades na América do Norte e na Europa.

Moltmann é autor de mais de 40 livros, incluindo sua famosa trilogia Teologia da Esperança (1964), O Deus Crucificado (1972) e A Igreja no Poder do Espírito (1975) e uma série posterior de “contribuições sistemáticas”, incluindo A Trindade e o Reino, Deus na Criação, O Caminho de Jesus, O Espírito de Vida, A Vinda de Deus e Experiências em Teologia.

Na Teologia da Esperança, Moltmann começou a expor sua escatologia do “Reino de Deus”, baseada na esperança na ressurreição, mas mais focada no aqui e agora do que em qualquer julgamento final ou individual. Ele também rejeitou qualquer noção de que o cristianismo pudesse ser reduzido à busca pessoal de um indivíduo para alcançar a salvação. “Se a esperança cristã for reduzida à salvação da alma num céu para além da morte, ela perde o seu poder de renovar a vida e mudar o mundo, e a sua chama é apagada”, escreveu mais tarde, um sentimento central também para a Teologia da Libertação.

Moltmann foi profundamente influenciado pela “filosofia da esperança” de matiz marxista do filósofo e crítico social alemão Ernst Bloch, embora o trabalho de Bloch raramente tenha sido traduzido para o inglês por muitos anos, fazendo da “teologia da esperança” de Moltmann a introdução aos insights e influência de Bloch para muitos teólogos de língua inglesa.

Como Moltmann também enfatizou que a ação de Deus na ressurreição oferecia a promessa de salvação para todos, a sua teologia forneceu uma base para muitos teólogos da libertação emergentes que enfatizariam a opção preferencial da Igreja pelos pobres. Embora Moltmann acreditasse que a história da salvação incluiria, em última análise, a reconciliação do opressor com os oprimidos, a libertação destes últimos teve precedência.

Ele também acreditava firmemente que qualquer teologia, a cruz ou a ressurreição era, por natureza, teologia política, na medida em que não podia aceitar o status quo ou afirmar que a salvação era possível fora da história – uma afirmação semelhante à do seu homólogo católico, Johann Baptist Metz.

Em O Deus Crucificado, Moltmann sugeriu – contrariamente à maior parte da teologia cristã – que Deus, o Pai, sofreu na paixão terrena de Jesus e que a crucificação faz parte da identificação de Deus com o sofrimento humano em geral. Se você é um caçador de heresias, isso soa como patripassianismo ou modalismo; mas se você procurar entender em um mundo pós-Holocausto como Deus permite um sofrimento tão enorme, isso oferece uma espécie de chave interpretativa.

O Deus Crucificado contou com uma resenha publicado pela revista America em 1972 por Leo O'Donovan, SJ (ele mesmo um ex-aluno de Rahner), que notou o envolvimento de Moltmann com a “Escola de Frankfurt” de teoria crítica, incluindo Max Horkheimer e Theodor Adorno, e escreveu que Moltmann “examina nosso passado comum em busca da fonte de nossa esperança futura de ressurreição. Seu foco está na identificação de Deus, através da cruz de Cristo, com os sofrimentos do homem”. O'Donovan resumiu o argumento de Moltmann em O Deus Crucificado como uma pergunta: “Como podemos encontrar um Deus humano num mundo desumanizado?”

 

Livro de Moltmann encontrado com o padre Moreno (Foto: reprodução Revista América)

A “trilogia” original de Moltmann trouxe-lhe destaque no mundo da teologia e permitiu-lhe influenciar várias gerações de estudantes e colegas e apresentar as suas ideias teológicas a um mundo mais amplo. Em 1968, ele apareceu no New York Times em uma matéria de primeira página sobre a “teologia da esperança”. (Apareceu ao lado de “Ativismo Político Nova 'Coisa' Hippie'”). Em 1984-1985, ele proferiu as prestigiadas palestras de Gifford (Gifford Lectures) na Universidade de Edimburgo.

Depois que sua esposa Elizabeth morreu em 2016, ele escreveu Resurrected to Eternal Life: On Dying and Rising, uma meditação sobre a morte e a ressurreição. Foi publicado em inglês em 2021.

No mencionado artigo de 1968 no New York Times, Martin Marty, de quarenta e poucos anos (já na Universidade de Chicago), comentou o pensamento de Moltmann. É “uma teologia que poderia fazer a diferença num mundo revolucionário”, disse Marty, continuando: "Poderia ajudar a informar e inspirar uma Igreja incerta. Poderia forçar a repensar os princípios e mandatos cristãos básicos; poderia libertar as pessoas das mãos mortas de um passado morto".

Leia mais