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Jürgen Moltmann: teologia ecológica

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10 Junho 2024

"Moltmann falou-me de uma nova 'teologia ecológica', que – na sua opinião – reunirá as diferentes teologias da libertação e a teologia ecumênica comum. E observou que na teologia cristã do século XX, a necessidade de uma doutrina nova e abrangente de Deus, o Espírito Santo, tem sido cada vez mais enfatizada.

O relato é do cientista político italiano Francesco Strazzari, professor de Relações Internacionais na Scuola Universitaria Superiore Sant’Anna, publicado por Settimana News, 09-06-2024.

Eis o artigo. 

Encontrei várias vezes em Tübingen o famoso teólogo Jürgen Moltmann, nascido em Hamburgo em 1926, professor na Universidade Eclesiástica de Wuppertal; de 1963 a 1967 foi professor de teologia sistemática na Universidade de Bonn e depois mudou-se para Tübingen, falecendo em 3 de junho. Fiquei impressionado com sua simplicidade.

No final do século XX, perguntei-lhe a sua opinião sobre a teologia protestante, especialmente na Alemanha.

Ele respondeu: "É uma teologia no limiar da era ecumênica. Por um lado, há um conhecimento mais profundo das tradições católicas e ortodoxas, mas, por outro, há um movimento de refluxo para redefinir a identidade protestante tanto no que diz respeito a Roma como no que diz respeito aos católicos liberais, que se reuniram no nível ecumênico. Não acho muito bonito esse empreendimento, mas está aí.

Por um lado, está certo: a Igreja evangélica deve representar o evangelho na comunidade ecumênica e esperar com base no evangelho, mas, por outro, não podemos permitir-nos um novo confessionalismo protestante, dado que, nas paróquias, ninguém está mais interessado em saber se alguém é luterano, reformado ou metodista. Hoje, no mundo secularizado, é importante que se seja cristão e isto também deve ser levado em consideração pela teologia.

Outro problema da teologia protestante na Alemanha – continuou Moltmann – é o diálogo com o Judaísmo para chegar a uma revisão de muitas declarações teológicas do diálogo Cristianismo-Judaísmo. No passado, o Cristianismo era visto com aversão ao Judaísmo. Agora o Cristianismo também deve ser formulado em favor do Judaísmo. Não fazemos isso há muito tempo. Exaltamos a Cristo e humilhamos os judeus.

O terceiro problema – concluiu – diz respeito à transição de uma sociedade industrial moderna para uma sociedade industrial pós-moderna. O que significa trabalhar por uma teologia 'econômica' e por uma teologia 'ecológica'”.

Os nossos encontros centraram-se sobretudo nos grandes teólogos católicos que prepararam, participaram e abriram horizontes o Concílio Vaticano II: Chenu, Congar, De Lubac, Rahner, Schillebeekx... e nos grandes teólogos protestantes: Barth, Bultmann...

Moltmann era apaixonado. Ele falou com grande simpatia e admiração pelos teólogos católicos e observou: "Os grandes teólogos como Barth e Bultmann fundaram 'escolas' teológicas e fui para um ou para outro. Seguimos os passos do mestre. Nós, porém, da geração seguinte - Pannenberg, Jüngel e outros - não fundamos novas escolas, nunca quisemos representar toda a teologia, mas sim dar uma contribuição para a teologia e com isso deixamos liberdade para que outros pudessem ter outras ideias, enquanto Barth, por exemplo, nunca permitiu que outros pensassem diferentemente dele. Bultmann também era muito dogmático. Este dogmatismo não existe na minha geração e por isso não fundamos novas escolas, mas demos a nossa contribuição à teologia no campo ecumênico. Não escrevemos uma teologia sistemática ou dogmática, mas damos breves contribuições sistemáticas à teologia, que é tratada num contexto ecumênico mesmo em Roma ou Constantinopla”.

Moltmann falou-me de uma nova “teologia ecológica”, que – na sua opinião – reunirá as diferentes teologias da libertação e a teologia ecumênica comum. E observou que na teologia cristã do século XX, a necessidade de uma doutrina nova e abrangente de Deus, o Espírito Santo, tem sido cada vez mais enfatizada.

"Os novos princípios que orientam para uma teologia trinitária satisfazem não só as expectativas de uma teologia ecumênica, pois resumem as perspectivas ortodoxas, católicas e evangélicas em teologia, mas também conduzem ao limiar de um novo conhecimento da pessoa e do modo particular da ação do Espírito Santo que, como 'Espírito vivificante', dá, mantém, renova e redime a vida. Segundo o meu ponto de vista, portanto, o grande tema teológico do início do século XXI é o seguinte: o Espírito da vida e a vida da terra com todos os seus habitantes”.

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