• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Garimpo ilegal desmata 170 campos de futebol no maior parque do Brasil

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

16 Março 2024

Invasão do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá, se intensificou a partir de 2022. No mesmo estado, a Terra Indígena Waiãpi também sofre impactos.

A informação é publicada por ClimaInfo, 14-03-2024.

O ataque às Áreas Protegidas (APs) continua causando mazelas em todo o país, e particularmente na Amazônia. A mais nova descoberta envolve o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, o maior do Brasil, e a Terra Indígena Waiãpi, ambos no Amapá, que se tornaram alvo do garimpo ilegal.

Segundo um estudo do Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé), que monitora a área, a ação de garimpeiros na Unidade de Conservação (UC) se intensificou a partir de 2022. Desde então, a atividade criminosa causou o desmatamento de 122 hectares. É uma área equivalente a cerca de 170 campos de futebol.

Segundo dados do Iepé, em 2023 houve um aumento de 304% na expansão do garimpo dentro do Tumucumaque próximo à Terra Waiãpi. A área fica ao lado do distrito do Lourenço, no município de Calçoene, a 350 km de Macapá – onde existe atividade garimpeira há mais de cem anos, segundo a entidade. Entre 2021 e 2022, o desmatamento na UC foi de 30 hectares, informam Folha, MSN e Sagres.

De acordo com o coordenador de gestão da informação do Iepé, Décio Yokota, o aumento da atividade criminosa no parque nacional está ligada à migração de garimpeiros expulsos da TI Yanomami, que fica em Roraima. O instituto de pesquisa atua junto à Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) para acompanhar o avanço do garimpo ilegal na Amazônia e identificar os responsáveis.

“O Amapá e outras regiões como a bacia do Tapajós (no Pará) e as Terras Indígenas Munduruku e Kayapó acabam se tornando lugares atrativos para garimpeiros. As operações contra o garimpo ilegal são importantes e têm efeitos, mas uma ação pontual não acaba com a atividade, que logo retorna”, explicou Yokota.

O Montanhas do Tumucumaque possui 38.670 km², ocupa 26,4% de todo o território do Amapá e parte do norte do Pará. O parque, que faz fronteira com a Guiana Francesa e o Suriname, possui uma fauna exuberante, que inclui onça-pintada, suçuarana, aves como o raro beija-flor-brilho-de-fogo e primatas como macaco-de-cheiro, macaco-prego, cuxiú, parauaçu, guariba e macaco-aranha. A UC também abriga aldeias dos Povos Indígenas Tiryó, Wayana, Apalai e Kaxuyana, bem como o Povo Isolado Akurio.

Em tempo: A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou na 3ª feira (12/3), em 1ª votação, o projeto de lei 836/2021, que cria novas regras para o comércio de ouro no Brasil e acaba com a presunção de boa-fé na comprovação de origem do produto, porta aberta para o garimpo ilegal no país, informa o Sagres.

O Valor destaca que o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) defendeu – e conseguiu – a retirada de um artigo que proibia a comercialização de ouro extraído de Territórios Indígenas e Unidades de Conservação.

Mas a retirada, segundo Larissa Rodrigues, do Instituto Escolhas, não compromete o texto. “Hoje já não se permite ouro vindo de Terra Indígena assim como de muitas Unidades de Conservação. Essa proibição permanece pelas regras vigentes”, disse. O texto contempla pontos de um projeto enviado pelo governo ao Congresso em junho de 2023, após o STF determinar que o Executivo adotasse um novo marco regulatório para o setor. O projeto original do governo, porém, segue travado na Câmara desde dezembro.

Leia mais

  • Em 2023, garimpo devastou quatro campos de futebol por dia nas terras Yanomami, Kayapó e Munduruku
  • Do garimpo ao narcogarimpo: uma complexa teia de marginalização que se converte em mais criminalidade. Entrevista especial com Rodrigo Chagas
  • Como garimpo ilegal transforma ouro em barras e joias legais
  • Garimpo ilegal em Área Protegida cresceu 90% no governo Bolsonaro
  • Garimpo ilegal tem prejuízo de R$ 1 bilhão com operações na Amazônia
  • Bolsonaro promove garimpo em terras indígenas e “delega” mineração empresarial ao MDB, aponta dossiê
  • Garimpo no Juruá, no Amazonas, impacta manejo de pirarucu de ribeirinhos e indígenas
  • Garimpo cresce em ritmo acelerado e supera área explorada por mineração legal, diz Mapbiomas
  • Violência e crimes ambientais ameaçam a Amazônia
  • Garimpo na fronteira entre Brasil e Guiana ameaça indígenas no território Raposa Serra do Sol
  • Garimpeiros ignoram governo Lula e retornam à TI Yanomami
  • ONG internacional de combate a crimes climáticos fortalece atuação no Brasil
  • Filme 'Escute: a terra foi rasgada' mostra luta Kayapó, Yanomami e Munduruku contra o garimpo ilegal
  • “Culturas ancestrais não são peça de museu. Os povos indígenas estão vivos e se transformam”. Entrevista especial com Viviane Gouvêa
  • No encerramento de feira na TI Kayapó, indígenas divulgam manifesto contra ameaças
  • Garimpo na Terra Indígena Munduruku cresce 363% em 2 anos, aponta levantamento do ISA
  • Operação ‘vaza’, e garimpeiros escondem máquinas na floresta para fugir da fiscalização
  • Governo hesita em expulsar invasores da terra indígena Apyterewa, a mais desmatada no país
  • O que é a vulnerabilidade ambiental e a quem afeta?
  • Crianças Yanomami morrem quase 13 vezes mais por causas evitáveis do que média nacional
  • Como funcionará o inédito Ministério dos Povos Indígenas
  • A fome de nossos irmãos e irmãs povos indígenas
  • Mineração ilegal é mais um ataque aos direitos humanos dos povos amazônicos. Entrevista especial com Júlia Jacomini
  • Na linha de frente contra o garimpo nos Yanomami: longas distâncias, logística intrincada
  • Comissão aprova relatório da MP da reestruturação com Ministério do Meio Ambiente esvaziado

Notícias relacionadas

  • Presidente peruano troca dinamite por diálogo com garimpeiros

    O ex-presidente do Peru, Ollanta Humala, usava explosivos para combater o garimpo ilegal de ouro na selva amazônica com o objetiv[...]

    LER MAIS
  • O impacto que está na mesa

    "Assim como existe uma rotulagem para os valores nutricionais, já há padrões estabelecidos para a rotulagem ambiental, só que [...]

    LER MAIS
  • Soja, gado, madeira e palma respondem por um terço do desmatamento mundial

    LER MAIS
  • O ‘primo pobre’ pede socorro com urgência

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados