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16 Dezembro 2023

"A decisão de encerrar a Comunidade foi “silenciada” e adiada durante muito tempo. O Dicastério do Vaticano não quis que fosse publicado antes da conclusão do caso Rupnik, para não dar a impressão de fúria para com as “vítimas”. Internamente, porém, foi percebido como uma incerteza que penalizou o esclarecimento definitivo", escreve Lorenzo Prezzi, teólogo italiano e padre dehoniano, em artigo publicado por Settimana News, 15-12-2023.

Eis o artigo.

"Ontem, 14 de dezembro de 2023, o presente Pe. Amedeo Cencini FCC como delegado pontifício e seu colega Ir. Marisa Adami SFF e p. Vittorio Papa OFM, o decreto do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica foi apresentado às religiosas da Comunidade de Loyola que chegaram à arquidiocese e às que se conectaram online. Em 2019, por ocasião do 25º aniversário das Constituições da Comunidade Loyola, o Arcebispo de Ljubljana, Stanislav Zore OFM, visitou a Comunidade Loyola. No final da visita, em fevereiro de 2020, o dicastério romano competente foi informado dos resultados.

Dado que a Comunidade de Loyola tinha a sua casa geral em Roma, o dicastério confiou o assunto à diocese de Roma. Foi nomeado um comissário que, após várias entrevistas com todas as freiras, redigiu um relatório final, que foi enviado ao dicastério em setembro de 2022 através da Nunciatura Apostólica.

Em 20 de outubro de 2023, emitiu decreto dissolvendo a Comunidade Loyola devido a graves problemas de exercício de autoridade e convivência comunitária. O ministério estabeleceu que o decreto deve ser implementado no prazo de um ano. Somos convidados a rezar pelas freiras e por todos aqueles que estão ligados a elas”.

Assim, o comunicado da diocese de Ljubljana (Eslovênia) informa o que foi dito à fundadora (Ir. Ivanka Hosta) e à Comunidade Loyola, composta por cerca de quarenta consagradas, nomeadamente a decisão do Dicastério para a Vida Consagrada de encerrar o Comunidade.

Comunidade em questão (não Rupnik)

Entre os motivos que podem ser entendidos pelas palavras: a divisão na comunidade, os numerosos abusos de autoridade, espirituais e de gestão da fundadora, as graves insuficiências das Constituições que, por exemplo, não distinguem o foro interno e externo, não respeitar as liberdades pessoais, indicar um modo de obediência que inclua também saber interpretar os desejos da fundadora.

A comunicação foi dada pelos comissários, p. Amedeo Cencini, Sr. Marisa Adami e Pe. Vittorio Papa: Segundo a tradição, o fundador foi informado pela manhã. À tarde, toda a comunidade. A resistência das primeiras e as reações contrastantes das consagradas eram previsíveis, pois já foram divulgadas informações na mídia sobre a divisão interna (a favor e contra o fundador).

A decisão chega ao final de uma longa jornada. Primeiro, foi o bispo local (Ljubljana), Stanislav Zore, quem suspeitou de algo e estabeleceu uma visita canônica. Com base no seu relatório, o passo seguinte foi a visita cuidadosa de Belgiori, bispo auxiliar de Roma. A jurisdição romana justifica-se pela presença da casa geral na cidade.

O nome do Padre surge frequentemente na investigação. Marko Rupnik que acompanhou o nascimento da Comunidade entre os anos 80 e 90. Cerca de dez freiras relataram comportamento abusivo em relação a ele. Em 18 de outubro de 2022, quando o caso do artista jesuíta explodiu recentemente, Belgiori escreveu:

“As pessoas feridas e ofendidas, que viram as suas vidas arruinadas pelos danos sofridos e pelo silêncio cúmplice, têm direito a ser indemnizadas também publicamente na sua dignidade, agora que tudo veio à luz”. Temos “o dever de examinar seriamente a nossa consciência e aqueles que sabem que têm responsabilidades devem reconhecê-las e pedir humildemente perdão ao mundo”. Eles têm e nós temos direito à verdade: "Procurá-la é um dever específico. Existe a terrível verdade dos factos contestados que exige que a Igreja assuma a sua responsabilidade, declarando sem ambiguidade quem é a vítima e quem é o agressor e tomando as medidas necessárias para que o ministério da Igreja não seja profanado devido ao escândalo."

A longa gestação

O barulho em torno do caso Rupnik abafa o julgamento muito severo sobre o fundador e a sugestão de encerramento do Instituto. A decisão é tomada com base em questões internas e independe do caso Rupnik.

Depois do relatório de Lebanoni, o Dicastério para os Religiosos teve o cuidado de aliviar Ir. Hosta, do cargo de superiora geral, convida-a a afastar-se de Roma e da Eslovênia (para Braga, Portugal), a renunciar a todas as funções de gestão e a realizar uma peregrinação penitencial a um santuário mariano uma vez por mês.

Vozes internas revelam irritação com as indicações desconsideradas e com o papel ainda central do Ir. Hosta. Uma apresentação muito extensa do relatório final em que Mons. Lebanonri escreve que uma briga entre o sr. Hosta e Rupnik em 1993 marcam uma cesura na história da família religiosa. Hosta dispensa Rupnik, mas impõe silêncio sobre seu comportamento impróprio com algumas freiras:

"A retirada do Padre Rupnik da Comunidade em 1993, em vez de trazer à luz o comportamento do padre e o sistema que o permitia, aumentou o sistema de controle, dominação e silêncio". A tendência para um governo interno personalista e autoritário apaga muitos dos espaços necessários para a liberdade. "Posso dizer que esta atitude de respeito pelo foro interno, pela sacralidade da consciência de cada religioso, não só não foi respeitada..., mas foi até contrariada em diversas ocasiões e por vezes denegrida em público".

A decisão de encerrar a Comunidade foi “silenciada” e adiada durante muito tempo. O Dicastério do Vaticano não quis que fosse publicado antes da conclusão do caso Rupnik, para não dar a impressão de fúria para com as “vítimas”. Internamente, porém, foi percebido como uma incerteza que penalizou o esclarecimento definitivo.

O anúncio da decisão não deverá alterar as “frentes internas”. As freiras que apoiam o fundador não aceitarão a ideia de um encerramento definitivo. Eles gostariam de poder sair novamente. Mas as novas regras estabelecem que qualquer bispo favorável deve primeiro ter o consentimento por escrito do Dicastério do Vaticano. As outras consagradas saudarão a conclusão da história como o fim de um cansativo caminho rumo à verdade e à liberdade.

Originalidade

A fundação tinha originalidade e charme. Se o património espiritual e teológico referia-se ao depósito da tradição jesuíta, do ponto de vista prático o foco estava nas pequenas comunidades, distribuídas em apartamentos normais, com a solicitação de um emprego para o qual cada um pudesse preparar-se.

Esta abordagem permite-nos agora ter menos problemas com o lugar das mulheres consagradas na vida de todos. A distribuição actual das comunidades está na Eslovênia, Trieste e Roma, Portugal, África, Brasil e Polônia.

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