18 Setembro 2023
Delegados na Assembleia de Cracóvia elegem bispo dinamarquês conhecido por seu engajamento diaconal e ecumênico.
A reportagem é publicada por Federação Luterana Mundial – FLM, 16-09-2023.
O bispo dinamarquês Henrik Stubkjær foi eleito o novo presidente da Federação Luterana Mundial (FLM) para orientar a comunhão global das igrejas nos próximos anos. Teólogo conhecido por seu trabalho diaconal e ecumênico, Stubkjær atua atualmente como bispo da diocese de Viborg na Igreja Evangélica Luterana na Dinamarca.
Após sua eleição no sábado por delegados de todo o mundo presentes na Décima Terceira Assembleia em Cracóvia, Polônia, Stubkjær disse que o trabalho da FLM sob sua liderança continuará a ser baseado nos quatro pilares sobre os quais a organização foi fundada: “ou seja, trabalho pelos necessitados e oprimidos, iniciativas comuns em missão, esforços conjuntos em teologia e uma resposta comum ao desafio ecumênico”.
O novo presidente afirmou: “Minha visão para a FLM é que ganhemos valor agregado trabalhando juntos como uma comunhão que se esforça para colocar a fé cristã em ação através do trabalho humanitário e de desenvolvimento, defesa, testemunho compartilhado e diálogo”. Observando que “ser luterano é ser contextualizado”, ele disse que a diversidade encontrada em diferentes contextos é um sinal da maneira como “Deus, por meio de seu Filho Jesus Cristo, está nos nutrindo como igrejas membros [...] pregando o evangelho de maneira relevante.” Portanto, acrescentou: “Vou considerar como minha responsabilidade garantir a diversidade e que todas as vozes serão ouvidas”.
Ao mesmo tempo, observou que “o mundo está mais polarizado” e mudando muito rapidamente. Ele citou as palavras do Papa Francisco durante a última visita da FLM ao Vaticano para assinar um acordo para aumentar a cooperação entre o Serviço Mundial da FLM e a Caritas Internationalis. Afastando-se do seu texto oficial, o papa disse à liderança da FLM: “Vocês devem ter cuidado, pois é em tempos de mudanças que o Espírito Santo tem a maior oportunidade [para] mudar as nossas mentes”. Nessas palavras, acrescentou Stubkjær, está “o sinal de esperança” de que as igrejas cristãs são chamadas a estar “no meio de um mundo muitas vezes sem esperança”.
Antes da sua eleição como bispo em 2014, Stubkjær serviu durante quase uma década como secretário-geral da organização humanitária dinamarquesa DanChurchAid (DCA). Desde a Décima Segunda Assembleia da FLM na Namíbia, ele é membro do Conselho de Governo da FLM, onde preside o comitê de Serviço Mundial e membro do comitê executivo.
Stubkjær ocupou cargos de liderança na ACT Alliance. Ele também preside uma organização que apoia homens sem-abrigo na Dinamarca para os ajudar a superar o vício do álcool ou das drogas.
Juntamente com a sua paixão pelo trabalho diaconal e humanitário, Stubkjær é conhecido pelo seu envolvimento ecumênico e pelo seu foco na educação teológica. De 2016 a 2019 atuou como presidente do Conselho Nacional de Igrejas na Dinamarca. Na diocese de Viborg, incentivou a construção de laços com migrantes ortodoxos da Europa Oriental, bem como com requerentes de asilo e pessoas de outras religiões.
Stubkjær será formalmente empossado, ao lado dos membros do novo Conselho, durante o culto de encerramento da Assembleia na tarde de terça-feira. A primeira reunião do novo Conselho sob a sua liderança terá lugar no dia seguinte, 20 de setembro.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Henrik Stubkjær é eleito novo presidente da FLM - Instituto Humanitas Unisinos - IHU