União Europeia insistirá na eliminação gradual de energia fóssil na COP28

Bandeiras da União Europeia. (Foto: Christian Lue | Unsplash)

Mais Lidos

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

05 Setembro 2023

Os países da União Europeia prometem intensificar seus esforços para que a COP28 defina um caminho para a eliminação gradual do uso de combustíveis fósseis.

A reportagem é publicada por ClimaInfo, 04-09-2023.

De acordo com a Reuters, que teve acesso a um documento preliminar sobre a posição da UE nas negociações climáticas do final do ano, os negociadores europeus querem colocar na mesa um compromisso para o fim da energia fóssil. O documento ainda está sendo negociado e, portanto, pode sofrer alterações antes de ser finalizado em outubro. A atual versão propõe que o setor de energia esteja amplamente livre de combustíveis fósseis “bem antes de 2050”.

“A mudança em direção uma economia neutra para o clima exigirá a eliminação global dos [incessantes] combustíveis fósseis e um pico em seu consumo já no curto prazo”, diz o texto. A Folha publicou uma tradução da reportagem.

A proposta para um phase-out dos combustíveis fósseis não é nova. Na última COP27, no ano passado no Egito, a UE tentou aprovar um indicativo desse compromisso, baseado no entendimento obtido na COP26 para o fim do uso de carvão para geração de energia. No entanto, a oposição dos países emergentes e dos grandes produtores de petróleo e gás inviabilizou a proposta.

De toda forma, os europeus devem encarar desafios similares nesta COP28, que acontecerá nos Emirados Árabes Unidos, um dos maiores produtores de combustíveis fósseis do mundo. A presidência da COP, que será exercida por um executivo da indústria petroleira, vem tentando driblar as cobranças de observadores e ativistas por uma discussão sobre o fim da energia fóssil.

A questão da energia fóssil não é a única polêmica que os anfitriões da COP28 deverão enfrentar. A organização da COP já está gastando bastante tempo e dinheiro para contestar acusações sobre violações aos Direitos Humanos e perseguição política a dissidentes.

O NY Times teve acesso à gravação de uma reunião entre representantes do governo e organizadores da COP na qual os participantes manifestaram preocupação com a possibilidade de protestos contra as autoridades dos EAU durante a Conferência.

“[Ativistas climáticos] aproveitarão esta oportunidade para atacar os Emirados Árabes Unidos. Precisamos preservar a reputação dos EAU, ver como podemos protegê-los e melhorar sua reputação, e tentar minimizar esses ataques tanto quanto possível”, disse Sconaid McGeachin, diretora de comunicação da COP28, na gravação.

“A prioridade do Emirados Árabes na COP28 parece ser o greenwashing de seus planos de expansão dos combustíveis fósseis e a promoção de sua própria reputação, procurando evitar a discussão do seu sombrio histórico de Direitos Humanos e dos contínuos abusos”, criticou Marta Schaaf, da Anistia Internacional.

A Folha também publicou uma tradução da reportagem.

Leia mais