15 Agosto 2019
Reproduzimos a carta aberta que o padre Melo dirige à líder do Congresso dos Estados Unidos e do Partido Democrata, a deputada Nancy Pelosi, por sua visita a Honduras.
A carta do padre Ismael Moreno Coto, o padre Melo, foi publicada por Radio Progreso, 09-08-2019. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
Ilustre Sra. Pelosi:
Nancy Pelosi. Foto: Gage Skidmore | Flickr
Você chega em Honduras, um país devastado por políticas públicas promovidas por governos que ao longo da história tiveram o apoio total dos governos dos Estados Unidos. Por esta razão a nossa tristeza histórica, tem nos Estados Unidos e suas políticas, uma parcela importante de responsabilidade, e uma parte dessa mesma responsabilidade de encontrar maneiras que nos levem à democracia e ao estado de direito, hoje desaparecidos.
Especificamente, você e sua importante comitiva vêm para um país bonito e diversificado em riqueza natural e humana, mas com um Estado amarrado nos últimos anos por uma administração pública cuja liderança tem sido acusada de vários crimes, incluindo tráfico de drogas. E formalmente ele ainda tem o apoio de seu governo.
Se você quiser procurar os responsáveis pela crescente onda de migração em massa para os Estados Unidos, indague tanto na administração do governo dos Estados Unidos, quanto de uma forma muito especial, no governo presidido por Juan Orlando Hernández. Se você quer investigar os dinamismos que produzem e sustentam a corrupção, na equipe liderada por Juan Orlando Hernández você encontrará muitas indicações para saber que a corrupção é um dos seus motores e dinamizadores.
Sra. Pelosi, agradecemos a sua visita para lembrar um fato que você sabe muito, e é que a Câmara dos Representantes é o ramo do governo federal dos EUA que tem o controle da carteira da sociedade americana. Essa Câmara controla e decide o que é gasto e quanto é alocado do recurso público. Em você reside a capacidade de colocar condições sobre o dinheiro e seus destinos.
Se os recursos ainda são alocados para Honduras na forma de assistência externa, a Câmara dos Representantes pode determinar os termos de tal ajuda. Como Chefe daquela Câmara Legislativa, você, Sra. Pelosi, tem o potencial de ser a pessoa que desafia a administração Trump, impedindo que recursos sejam alocados às Forças Armadas e à segurança de Honduras; ou, ao contrário, poder ser cúmplice desse governo para a repressão e apoio que continua a ser dado àqueles que conduzem criminosamente nossos destinos pelo Estado hondurenho.
Esperamos que a sua visita deixe a marca principal de que esta prejudicial ajuda econômica possa ser interrompida, contribuindo simultaneamente para impedir as políticas contra a deportação dos nossos compatriotas e a discriminação em geral para com os nossos irmãos e irmãs migrantes. Permaneceremos muito atentos ao que continua depois de sua rápida visita e, enquanto isso, continuaremos em completa rebelião cidadã e cívica diante de um governo que roubou nossas esperanças, esmagou nossa dignidade, atropelou nossos direitos e encheu mundialmente de vergonha o nome de nosso país.
Padre Melo. Foto: Guida Rhinos | Catholic News Service
Atenciosamente,
Padre Ismael Moreno, SJ (Padre Melo)
Defensor dos Direitos Humanos
Diretor Geral da Rádio Progreso e a Equipe de Reflexão, Pesquisa e Comunicação da Sociedade de Jesus (ERIC)
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Honduras. Carta Pública de Padre Melo a Nancy Pelosi e sua Comitiva de Deputados dos EUA - Instituto Humanitas Unisinos - IHU