• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Papa Francisco alerta o Sínodo dos Bispos sobre os jovens contra 'a tentação de cair em posições moralistas ou elitistas". A íntegra da homilia

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

04 Outubro 2018

"A esperança interpela-nos, move-nos e destroça o conformismo ditado pelo "sempre se fez assim" e pede que nos ergamos para fixar olhos nos olhos o rosto dos jovens e ver as situações em que se encontram. A mesma esperança pede que trabalhemos por derrubar as situações de precariedade, exclusão e violência, a que está exposta a nossa juventude", afirmou o Papa Francisco na homilia proferida na abertura da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos - Jovens, fé e discernimento vocacional, na manhã de hoje, 03-10-2018, na Praça São Pedro, em Roma.

Fazendo memória do Concílio Vaticano II, citando o grande poeta F. Hölderlin, o papa Francisco dirigiu o seguinte apelo aos padres sinodais: "Muitos de nós éramos jovens ou dávamos os primeiros passos na vida religiosa, quando terminou o Concílio Vaticano II. Aos jovens de então, foi dirigida a última mensagem dos Padres conciliares. O que ouvimos quando éramos jovens far-nos-á bem repassá-lo com o coração, lembrados das palavras do poeta: "O homem mantenha o que, em criança, prometeu" (F. Hölderlin)".

E o papa Francisco concluiu com o apelo: "Recusai dar livre curso aos instintos da violência e do ódio, que geram as guerras e o seu cortejo de misérias. Sede generosos, puros, respeitadores, sinceros. E construí com entusiasmo um mundo melhor que o dos vossos antepassados".

Eis a íntegra da homilia.

«O Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, Esse é que vos ensinará tudo, e há de recordar-vos tudo o que Eu vos disse» (Jo 14, 26).

Desta maneira tão simples, Jesus oferece aos seus discípulos a garantia de que acompanhará todo o trabalho missionário que lhes será confiado: o Espírito Santo será o primeiro a guardar e manter sempre viva e atual no coração dos discípulos a memória do Mestre. Ele faz com que a riqueza e beleza do Evangelho seja fonte de constante alegria e novidade.

No início deste momento de graça para toda a Igreja, em sintonia com a Palavra de Deus, peçamos insistentemente ao Paráclito que nos ajude a trazer à memória e a reavivar as palavras do Senhor que faziam arder o nosso coração (cf. Lc 24, 32). Ardor e paixão evangélica que geram o ardor e a paixão por Jesus. Memória que possa despertar e renovar em nós a capacidade de sonhar e esperar. Porque sabemos que os nossos jovens serão capazes de profecia e visão, na medida em que nós, adultos ou já idosos, formos capazes de sonhar e assim contagiar e partilhar os sonhos e as esperanças que trazemos no coração (cf. Jl 3, 1).

Que o Espírito nos dê a graça de ser Padres sinodais ungidos com o dom dos sonhos e da esperança, para podermos, por nossa vez, ungir os nossos jovens com o dom da profecia e da visão; que nos dê a graça de ser memória operosa, viva e eficaz, que, de geração em geração, não se deixa sufocar e esmagar pelos profetas de calamidades e desgraças, nem pelos nossos limites, erros e pecados, mas é capaz de encontrar espaços para inflamar o coração e discernir os caminhos do Espírito. É com esta disposição de dócil escuta da voz do Espírito que nos congregamos aqui de todas as partes do mundo. Hoje, pela primeira vez, estão conosco também dois irmãos Bispos da China continental, a quem damos as nossas calorosas boas-vindas. Graças à sua presença, é ainda mais visível a comunhão de todo o Episcopado com o Sucessor de Pedro.

Ungidos na esperança, começamos um novo encontro eclesial capaz de ampliar horizontes, dilatar o coração e transformar as estruturas que hoje nos paralisam, separam e afastam dos jovens, deixando-os expostos às intempéries e órfãos duma comunidade de fé que os apoie, dum horizonte de sentido e de vida (cf. Exort. ap. Evangelii gaudium, 49).

A esperança interpela-nos, move-nos e destroça o conformismo ditado pelo "sempre se fez assim" e pede que nos ergamos para fixar olhos nos olhos o rosto dos jovens e ver as situações em que se encontram. A mesma esperança pede que trabalhemos por derrubar as situações de precariedade, exclusão e violência, a que está exposta a nossa juventude.

Fruto de muitas das decisões tomadas no passado, os jovens chamam-nos a cuidar, com maior empenho e juntamente com eles, do presente e a lutar contra aquilo que de algum modo impede a sua vida de crescer com dignidade. Pedem-nos e exigem-nos uma dedicação criativa, uma dinâmica inteligente, entusiasta e cheia de esperança, e que não os deixemos sozinhos nas mãos de tantos traficantes de morte que oprimem a sua vida e obscurecem a sua visão.

Esta capacidade de sonhar juntos, que hoje o Senhor nos dá de presente a nós como Igreja, exige – conforme nos dizia São Paulo, na primeira Leitura – que desenvolvamos entre nós uma atitude muito concreta: "Cada um não tenha em vista os próprios interesses, mas todos e cada um exatamente os interesses dos outros" (Flp 2, 4). E, ao mesmo tempo, aponta para mais alto pedindo que, humildemente, consideremos os outros superiores a nós mesmos (cf. 2, 3).

Com este espírito, procuraremos colocar-nos à escuta uns dos outros para discernirmos, juntos, aquilo que o Senhor está a pedir à sua Igreja. Isto exige de nós que estejamos atentos e nos precavamos bem para não prevalecer a lógica da autopreservação e da autorreferência, que acaba por tornar importante o que é secundário, e secundário o que é importante. O amor ao Evangelho e ao povo que nos foi confiado pede-nos que alarguemos o olhar e não percamos de vista a missão a que nos chama a fim de apostar num bem maior que será de proveito para todos nós. Sem esta atitude, serão vãos todos os nossos esforços.

O dom da escuta sincera, orante e, o mais possível, livre de preconceitos e condições permitir-nos-á entrar em comunhão com as diferentes situações que vive o povo de Deus. Ouvir a Deus, para escutar com Ele o clamor do povo; ouvir o povo, para respirar com ele a vontade a que Deus nos chama (cf. Discurso na Vigília de Oração preparatória para o Sínodo sobre a família, 4 de outubro de 2014).

Esta atitude defende-nos da tentação de cair em posições moralistas ou elitistas, bem como da atração por ideologias abstratas que nunca correspondem à realidade do nosso povo (cf. J. M. Bergoglio, Meditações para religiosos, 45-46).

Irmãos, irmãs, coloquemos este tempo sob a proteção materna da Virgem Maria. Que Ela, mulher da escuta e da memória, nos acompanhe no reconhecimento dos vestígios do Espírito, a fim de que solicitamente (cf. Lc 1, 39), entre os sonhos e esperanças, acompanhemos e estimulemos os nossos jovens para que não cessem de profetizar.

Padres sinodais! Muitos de nós éramos jovens ou dávamos os primeiros passos na vida religiosa, quando terminou o Concílio Vaticano II. Aos jovens de então, foi dirigida a última mensagem dos Padres conciliares. O que ouvimos quando éramos jovens far-nos-á bem repassá-lo com o coração, lembrados das palavras do poeta: "O homem mantenha o que, em criança, prometeu" (F. Hölderlin).

Assim nos falaram os Padres conciliares: "A Igreja, durante quatro anos, tem estado a trabalhar para um rejuvenescimento do seu rosto, para melhor responder à intenção do seu fundador, o grande vivente, o Cristo eternamente jovem. E no termo desta importante “revisão de vida”, volta-se para vós. É para vós, os jovens, especialmente para vós, que ela acaba de acender, pelo seu Concílio, uma luz: luz que iluminará o futuro, o vosso futuro. A Igreja deseja que esta sociedade que vós ides construir respeite a dignidade, a liberdade, o direito das pessoas: e estas pessoas, sois vós. (…) Tem confiança que (…) vós sabereis afirmar a vossa fé na vida e no que dá um sentido à vida: a certeza da existência de um Deus justo e bom.

É em nome deste Deus e de seu Filho Jesus que vos exortamos a alargar os vossos corações a todo o mundo, a escutar o apelo dos vossos irmãos e a pôr corajosamente ao seu serviço as vossas energias juvenis. Lutai contra todo o egoísmo. Recusai dar livre curso aos instintos da violência e do ódio, que geram as guerras e o seu cortejo de misérias. Sede generosos, puros, respeitadores, sinceros. E construí com entusiasmo um mundo melhor que o dos vossos antepassados" (Conc. Ecum. Vat. II, Mensagem aos jovens, 8 de dezembro de 1965).

Padres sinodais, a Igreja olha-vos com confiança e amor.

Leia mais

  • No 'átrio’ dos jovens
  • Sínodo: existe uma proposta para os jovens? Artigo de Vinicio Albanesi
  • O Sínodo e as possíveis transformações da Igreja para as juventudes
  • Sínodo da juventude precisa discutir a crise dos abusos, afirma padre sinodal
  • Quatro desafios para os bispos no sínodo sobre os jovens
  • Haverá 36 jovens no Sínodo sobre os jovens
  • Agenda informal deverá influenciar no Sínodo sobre a Juventude
  • O Sínodo dos Jovens é uma novidade, uma necessidade e a confirmação de que o Papa valoriza a juventude. Entrevista especial com Hilário Dick e Luis Duarte Vieira
  • Documento de trabalho do Sínodo dos Jovens mostra evolução do Vaticano sobre temas LGBT
  • Sínodo dos Jovens: Documento inicial tem tom inclusivo para jovens que não concordam com a Igreja
  • O sínodo dos jovens precisa ouvir todas as vozes — sejam ou não católicas
  • Sínodo dos jovens: no ritmo da primavera de Francisco, rejeição à agenda conservadora
  • Papa nomeia brasileiro para Relator Geral do Sínodo dos Jovens e um jesuíta e salesiano como Secretários Especiais
  • Sínodo 2018: Vaticano quer conhecer expectativas e condições de vida dos jovens
  • Sínodo dos jovens, as novas linhas. Rumo a uma virada sobre sexo e casais homossexuais
  • Vaticano ouve os jovens sobre o Sínodo
  • O sínodo debaterá “abertamente e sem preconceito” sobre aborto, preservativos e homossexualidade
  • A Igreja é capaz de escutar e 'esperançar' a juventude? Entrevista com Maicon Malacarne
  • Para quais juventudes a Igreja oferece a sua escuta e seu olhar? Entrevista especial com Davi Rodrigues da Silva e Leon Patrick de Souza
  • 'Jovens, não se deixem manipular e anestesiar. Não se calem. Decidam-se antes que gritem as pedras', conclama o Papa Francisco
  • Jovens no Sínodo: as proposições inesperadas
  • Coordenadores do pré-sínodo denunciam a irrupção de um “lobby” em favor da missa latina nos comentários on-line
  • Consenso sobre moralidade sexual escapa à juventude que aconselha os bispos
  • 'Jovens, não se deixem manipular e anestesiar. Não se calem. Decidam-se antes que gritem as pedras', conclama o Papa Francisco
  • Papa Francisco. “Intrigas e calúnias levam a condenações inescrupulosas”
  • Os jovens para os bispos: sim à orientação, não ao clericalismo, dúvidas sobre o secularismo
  • Revisitando uma proposta de uma Comissão do Vaticano sobre questões da juventude
  • Papa Francisco: por que devemos pedir perdão aos jovens
  • Papa Francisco: os jovens são profetas com asas
  • Quando o Papa Francisco pergunta aos jovens o que eles pensam
  • Papa garante aos jovens que eles não serão negligenciados
  • 'Tenham coragem!', diz o Papa aos participantes do pré-sínodo do Vaticano sobre a juventude
  • “Queremos uma Igreja menos moralista e que admita seus erros”, afirmam os jovens reunidos em Roma
  • Jovens delegados vão a Roma em preparação para o Sínodo dos Bispos
  • 300 jovens participam em Roma do pré-Sínodo
  • Os jovens não são o problema
  • Católicos encontram seu caminho entre apocalípticos e integradores no mundo digital
  • Sínodo em 2018 sobre “jovens, a fé e o discernimento vocacional”
  • O próximo Sínodo e a Igreja diante do "enigma digital"
  • Igreja quer ouvir os jovens: saiba como colaborar com o Sínodo dos Bispos de 2018 – CNBB
  • Sínodo 2018: Vaticano cria site para dialogar com os jovens
  • Jovens vistos como crise urgente em congresso pré-Sínodo na Universidade de Notre Dame
  • Não se envergonhem de falar sobre sexo, dizem jovens aos bispos no Vaticano
  • O Sínodo adentra a era digital, mas os bispos estão pensando grande o suficiente?
  • Vaticano considera a reunião pré-sínodo de março como uma oportunidade de conversar com, e não sobre, os jovens
  • Jovens brasileiros na reunião preparatória para o Sínodo dos Bispos 2018
  • Sínodo. Jovens de todo o mundo em Roma para refletir sobre identidade, tecnologia e transcendência
  • Sínodo: respostas dos jovens ao questionário online começam a ser estudadas
  • O que querem os jovens católicos? As respostas podem surpreender
  • Sínodo: respostas dos jovens ao questionário online começam a ser estudadas

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • A luta de Bergoglio contra a economia que mata e suas tensões na Argentina. Entrevista especial com Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Discurso do Papa Francisco sobre gênero nas escolas é considerado ambíguo, desatualizado

    O discurso do Papa Francisco de que as escolas estão ensinando as crianças que elas podem escolher o seu sexo – o que seria um[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados