02 Agosto 2023
Francesco Sisci é sinólogo, autor e colunista italiano que vive e trabalha em Pequim. É pesquisador sênior da Universidade Renmin da China e contribui para vários periódicos e grupos de reflexão sobre questões geopolíticas. Em 2016, foi-lhe concedida a primeira entrevista ao Papa sobre a China. A entrevista recebeu ampla cobertura na imprensa chinesa.
Francesco Sisci começou sua carreira como correspondente da Agenzia Nazionale Stampa Associata (ANSA) em Pequim e posteriormente contribuiu para o Asia Times como correspondente da Grande China, onde escreveu a coluna "Sinograph". Trabalhou como correspondente para diversos jornais italianos de renome, como o Il Sole 24 Ore, o Corriere della Sera e, posteriormente, o La Stampa. Foi um comentarista frequente de assuntos internacionais para a Central de Televisão da China (CCTV) e a Phoenix TV, de Hong Kong.
Foi consultor sênior para o Ministério do Meio Ambiente da Itália na China desde 1999, sendo responsável pela criação do arcabouço da cooperação ambiental mais importante entre Itália e China, a cooperação ambiental ítalo-chinesa. Também ocupou o cargo de diretor do Instituto Italiano de Cultura na China por dois anos (2004-2005). Desde 2004, coordena o maior programa de cooperação entre a Itália e a Escola Central do Partido (a instituição de ensino superior que treina especificamente os funcionários do Partido Comunista Chinês).
É autor de "A Brave New China: The Big Change" (Goware, 2014) e "China. In the Name of Law: A New Global Order" (Goware, 2016).