• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Pe. James Martin: “Em muitos setores da Igreja os fiéis LGBTQ+ são tratados como leprosos, como pragas”

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

19 Abril 2023

  • "Como Jesus, Francisco ensina tanto com palavras quanto com gestos concretos", acrescenta o padre jesuíta, que ficou agradavelmente surpreso com a abordagem do papa às pessoas LGBTQ+, "o que tem sido uma imensa bênção não só para aquela comunidade, mas também para suas famílias e amigos".

  • Sobre o Sínodo: "O que é levantado é a necessidade de ouvir as pessoas que estão à margem da Igreja, não apenas as pessoas LGBTQ, mas também os pobres, as mulheres, os divorciados e recasados e, em geral, aqueles que podem discordar de algum aspecto do ensinamento da Igreja".

  • "Os bispos que parecem se opor ao Santo Padre. (...) Para mim, isso é simplesmente incrível e incrível. Não me lembro de São João Paulo II ou Bento XVI serem tratados dessa maneira por seus críticos".

A reportagem é de Jesús Bastante, publicada por Religión Digital, 18-04-2023.

"Em muitos setores da Igreja, os fiéis LGBTQ+ ainda são tratados como leprosos, como uma praga. Eles são demonizados com linguagem desumanizante, o que só aumenta o assédio, a intimidação e a violência. É a última coisa que um grupo marginalizado precisa de sua Igreja". O padre jesuíta James Martin há muito tempo está sem palavras. Defensor dos direitos dos homossexuais na Igreja, e apoiado pelo Papa Francisco, ele acaba de conceder uma entrevista à revista Familia Cristiana na qual, entre outras coisas, defende as palavras controversas do Papa sobre a homossexualidade: "Seu recente apelo para que a Igreja se oponha à criminalização da homossexualidade é muito importante".

"Acho que o papado de Bergoglio tem sido um sucesso retumbante", diz Martin, que admite ser "um pouco tendencioso, ser um jesuíta e um admirador dele". "Como Jesus, Francisco ensina tanto com palavras quanto com gestos concretos", acrescenta o jesuíta, que ficou agradavelmente surpreso com a abordagem do papa junto às pessoas LGBTQ+, "o que tem sido uma imensa bênção não só para aquela comunidade, mas também para suas famílias e amigos".

"Alguns católicos tendem a esquecer que, quando o papa se dirige a essas pessoas, ele não apenas as acolhe, que são uma porcentagem relativamente pequena de católicos, mas também suas famílias e amigos", acrescenta Martin, que admite que "alguns de seus comentários sobre a 'complementaridade' dos papéis de homens e mulheres podem levar algumas pessoas a pensar, por exemplo, que as mulheres são amorosas, carinhosas, maternais e que os homens são chefes e líderes, quando na verdade conhecemos homens que são amorosos e mulheres líderes".

«Papa Francesco ha ridato dignità alle persone LGBTQ e questa una benedizione per tutti» https://t.co/F1dNzkHBl7

— Famiglia Cristiana (@fam_cristiana) April 17, 2023

Uma Igreja necessitada de escuta

Em relação aos desafios do Sínodo, Martin enfatiza que "o que está sendo levantado é a necessidade de escutar as pessoas que estão à margem da Igreja, não apenas as pessoas LGBTQ, mas também os pobres, as mulheres, os divorciados e os recasados ​​e, em geral, aqueles que podem eventualmente discordar de algum aspecto do ensinamento da Igreja".

"Podemos ouvir suas experiências de Deus? Podemos permitir que o Espírito nos desafie, nos desafie e nos teste?", pergunta o padre americano, que lamenta a divisão muito clara entre conservadores e progressistas entre católicos americanos, e está mais preocupado com "os bispos que parecem se opor ao Santo Padre".

"Para mim, isso é simplesmente espantoso e inacreditável. Não me lembro de São João Paulo II ou Bento XVI serem tratados dessa forma por seus críticos", disse Martin, que, no entanto, não acredita que haja risco de cisma. "Eu só gostaria que os opositores do Papa Francisco tratassem o papa com um pouco mais de respeito".

Leia mais

  • “O Papa Francisco deu novamente dignidade às pessoas LGBTQ e isso é uma bênção para todos”. Entrevista com James Martin
  • Papa Francisco: “Quem odeia e exclui a comunidade LGBT? Infiltrados que se aproveitam da Igreja”
  • É possível encontrar a libertação queer nas parábolas de Jesus?
  • ‘Transfeminismo’, de Letícia Nascimento, em debate no Cepat
  • Os resultados estão aqui: como os católicos avaliam o Papa Francisco em questões LGBTQ+
  • James Martin: “Francisco não ziguezagueia na questão LGBTQ”
  • “Todo o mundo está em guerra, em autodestruição, vamos parar!” Entrevista coletiva com Papa Francisco, Justin Welby e Ian Greenshield
  • A carta do Papa a James Martin sobre homossexualidade e pecado
  • O Papa Francisco conta à agência AP que em um caso de assédio sexual do Padre Rupnik "foi feito um acordo e paga uma indenização"
  • Francisco, assertivo: "Homossexualidade não é crime"
  • Papa Francisco: "Nunca intervi pelo padre Rupnik", mas se abre a indagação sobre quem agraciou o jesuíta que abusou de tantas freiras
  • “Aborto, eutanásia, pena de morte ou contaminação não são problemas de ordem moral distinta”, afirma o papa Francisco
  • Descriminalização e legalização do aborto em debate. Ivone Gebara e Zilda Arns entrevistadas pela IHU On-Line
  • Papa Francisco: “Vacinas, há negacionistas até entre os cardeais. Matrimônio só homem-mulher, mas uniões civis homoafetivas possíveis”
  • Aborto: é preciso curar as palavras. Artigo de Raniero La Valle
  • Aborto: a evolução do direito canônico
  • LGBTQ. Em nova carta a James Martin, o Papa Francisco pede aos católicos que promovam uma “cultura do encontro que encurta distâncias e nos enriquece com as diferenças”
  • Papa Francisco encoraja padre jesuíta James Martin em seu ministério com as pessoas LGBT+
  • Papa NÃO está incomodado com o Pe. James Martin. Editorial do jornal National Catholic Reporter
  • Ativistas católicos LGBT elogiam encontro de Francisco com padre jesuíta James Martin
  • Papa Francisco tem feito mudanças radicais para a Pastoral LGBTQIA+. Artigo de James Martin
  • James Martin: “A abordagem pastoral aos católicos LGTBIQ+ não é uma tendência, nem responde às 'pressões' da cultura, mas sim uma tarefa constitutiva da Igreja”
  • “Os católicos podem celebrar o Mês do Orgulho? Sim”, afirma James Martin, sj
  • É realmente possível odiar o pecado e amar o pecador? Artigo de James Martin

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • A luta de Bergoglio contra a economia que mata e suas tensões na Argentina. Entrevista especial com Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Discurso do Papa Francisco sobre gênero nas escolas é considerado ambíguo, desatualizado

    O discurso do Papa Francisco de que as escolas estão ensinando as crianças que elas podem escolher o seu sexo – o que seria um[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados