10 Julho 2024
Um documento de trabalho para a reunião final do controverso Sínodo dos Bispos do Papa Francisco sobre sinodalidade, apresentado terça-feira em uma entrevista coletiva, pode parecer à maioria dos observadores mais notável pelo que não disse do que pelo que disse.
A reportagem é de Elise Ann Allen, publicada por Crux, 09-07-2024.
O documento de trabalho oficial, chamado Instrumentum Laboris, para a segunda sessão do Sínodo dos Bispos sobre Sinodalidade, sediada em Roma, marcando o fim oficial do processo de três anos, foi publicado em 9 de julho.
No final da sessão inicial do ano passado, um documento de síntese resumindo a discussão de um mês também foi amplamente considerado uma decepção para aqueles que esperavam que o sínodo incentivasse ações em questões como padres casados, ordenação de mulheres e a acolhida de indivíduos LGBTQ+, que estavam entre os tópicos de discussão mais emocionais e contestados.
Aqueles que não ficaram satisfeitos com o documento de síntese provavelmente também ficarão perplexos com o documento de trabalho para o encontro deste ano, que não faz menção ao celibato sacerdotal ou ao sacerdócio casado, e que também não faz referências à comunidade LGBTQ+.
O documento não inclui nenhuma menção a “homossexual”, “orientação” ou “gay”, mas oferece um reconhecimento geral de um desejo de todos os continentes “em relação às pessoas que, por diferentes razões, são ou se sentem excluídas ou à margem da comunidade eclesial ou que lutam para encontrar pleno reconhecimento de sua dignidade e dons dentro dela”.
“Essa falta de acolhimento faz com que se sintam rejeitados, dificulta seu caminho de fé e encontro com o Senhor e priva a Igreja de sua contribuição para a missão”, diz o documento.
Sobre as mulheres, assim como o documento de síntese, o instrumentum laboris reconhece um desejo generalizado de ver mulheres em papéis de liderança e governança com mais frequência e de promover uma maior inclusão de mulheres, mas sem oferecer detalhes específicos em termos de ordenação sacerdotal de mulheres ou diaconato feminino.
O texto relata o que disse ser um chamado geral das conferências episcopais para reconhecer o que as mulheres já fazem e desenvolver ainda mais esses papéis, ao mesmo tempo em que pedia uma maior “exploração de modalidades ministeriais e pastorais que melhor expressassem os carismas e dons que o Espírito derrama sobre as mulheres em resposta às necessidades pastorais do nosso tempo”.
As conferências episcopais, diz o documento, sugerem uma participação mais ampla das mulheres “nos processos de discernimento eclesial e em todas as etapas dos processos de tomada de decisão”, e um acesso mais amplo “a cargos de responsabilidade nas dioceses e instituições eclesiásticas, em conformidade com as disposições existentes”.
Também foram feitos pedidos por um “maior reconhecimento e apoio à vida e aos carismas das mulheres consagradas e seu emprego em posições de responsabilidade”, e pelo acesso das mulheres “a posições de responsabilidade em seminários, institutos e faculdades teológicas”, bem como um maior número de mulheres juízas em todos os processos canônicos.
Sobre o diaconato feminino, o documento observou que algumas conferências episcopais pediram acesso a ele, enquanto outras expressaram oposição, dizendo apenas que “Sobre esta questão, que não será objeto do trabalho da segunda sessão, é bom que a reflexão teológica continue, em um prazo apropriado e nas formas apropriadas”.
O Papa Francisco tem estudado maneiras de incluir mulheres em seu principal órgão consultivo, o Conselho de Cardeais, aconselhando-o sobre governança e reforma da Igreja.
Desde dezembro passado, esse grupo ouviu várias apresentações de mulheres sobre como incluir melhor as mulheres na vida e na liderança da igreja, incluindo propostas para o diaconato. No entanto, o Papa Francisco disse no início deste ano, quando perguntado em uma entrevista à CBS que se as mulheres fossem ordenadas padres ou diáconos, isso não aconteceria.
O documento de trabalho do sínodo observou que algumas questões teológicas e canônicas relativas a formas específicas de ministério eclesial para mulheres, bem como sua participação na vida e liderança da Igreja, “foram confiadas ao Dicastério para a Doutrina da Fé (DDF), em diálogo com a Secretaria Geral do Sínodo”, e estão sendo discutidas.
Outro tópico abordado foram os escândalos de abuso clerical, enquanto a igreja continua a se recuperar de casos de grande repercussão, como o do ex-padre jesuíta esloveno Marko Rupnik, acusado de abusar de mais de 30 mulheres adultas ao longo de várias décadas, e cujo caso está atualmente sendo investigado pela DDF.
Sobre a questão do abuso, o documento criticou o clericalismo como causa do abuso e reconheceu os apelos por maior transparência e responsabilização.
“Em nosso tempo, a demanda por transparência e responsabilidade na e pela Igreja surgiu como resultado da perda de credibilidade devido a escândalos financeiros e, ainda mais, abusos sexuais e outros abusos de menores e pessoas vulneráveis”, diz o documento.
Para que a igreja seja mais sinodal e, portanto, mais acolhedora, o documento dizia que “então a responsabilização e a transparência devem estar no centro de sua ação em todos os níveis, não apenas no nível de autoridade”.
“No entanto, aqueles em posições de autoridade têm uma responsabilidade maior a esse respeito”, disse, dizendo que a transparência e a responsabilização devem ser levadas em maior consideração na elaboração de planos pastorais, métodos de evangelização e na contemplação de “como a Igreja respeita a dignidade da pessoa humana, por exemplo, no que diz respeito às condições de trabalho dentro de suas instituições”.
O documento disse que a prática de responsabilização perante os superiores tem sido uma prática comum na igreja, enquanto “a dimensão da responsabilização da autoridade perante a comunidade deve ser recuperada”.
“A transparência deve ser uma característica do exercício da autoridade na Igreja. Hoje, estruturas e formas de avaliação regular de como as responsabilidades ministeriais de todos os tipos são exercidas emergem como necessárias”, disse.
O instrumentum laboris foi compilado com base em vários relatórios que resumem a reflexão e a discussão sobre um documento de síntese publicado no final da sessão de outubro do ano passado, que foi publicado e enviado de volta às conferências episcopais para contribuição.
De acordo com uma nota informativa do Vaticano, até 30 de junho o escritório sinodal do Vaticano recebeu 108 relatórios sobre o documento de síntese de conferências episcopais, bem como de várias instituições religiosas e de mais de 200 entidades internacionais, incluindo universidades, faculdades, associações de fiéis e comunidades ou pessoas individuais.
O documento foi escrito por um grupo de teólogos que incluía bispos, padres, religiosos e religiosas e leigos do mundo todo, com membros do Conselho Ordinário do sínodo fazendo os ajustes finais antes de apresentá-lo formalmente ao Papa Francisco.
Os membros do Conselho Ordinário do Sínodo incluem o Cardeal Jean-Claude Hollerich de Luxemburgo; o Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, o Cardeal Maltês Mario Grech; o Subsecretário do Sínodo dos Bispos, o Bispo Espanhol Luis Marín de San Martín, e a Irmã francesa Nathalie Becquart, que também é subsecretária do escritório do Sínodo.
Uma versão inicial do documento de trabalho foi enviada a cerca de 70 pessoas representando várias categorias eclesiais – incluindo padres, pessoas consagradas, leigos, teólogos e agentes pastorais – que o Vaticano disse representarem diferentes “sensibilidades eclesiais” e “escolas teológicas”.
Após algumas modificações, o documento foi então enviado de volta ao Conselho Ordinário, que fez novos ajustes antes de enviá-lo ao Papa Francisco para aprovação.
O instrumentum laboris é dividido em cinco seções, começando com uma introdução, seguida por uma seção dedicada aos fundamentos da compreensão da sinodalidade.
Seguem três partes “intimamente interligadas” que se concentram na “vida sinodal missionária” da igreja a partir de três perspectivas diferentes, a primeira das quais é a perspectiva dos relacionamentos: com Deus, com os outros e entre as igrejas.
A quarta sessão se concentra em caminhos que concretamente apoiam e nutrem a dinâmica dos relacionamentos explorados na seção anterior, e a quinta seção é dedicada aos lugares concretos nos quais esses relacionamentos são e podem ser formados, bem como às diferenças e à natureza interconectada desses relacionamentos, enraizados na fé.
O documento também oferece o que a nota informativa chamou de “subsídios teológicos”, dando referências canônicas e teológicas para os vários temas apresentados no instrumentum laboris.
Essas referências, diz a nota, têm o objetivo de ajudar os participantes do sínodo a entender a raiz do que está no documento de trabalho e apontam para referências das escrituras, da tradição da Igreja, do Concílio Vaticano II e dos documentos magisteriais do Papa Francisco.
Espera-se que a sessão sinodal de encerramento em outubro produza um documento final a ser submetido ao papa para reflexão e uma potencial exortação apostólica, como já foi o caso no passado.
Com a falta de menção a questões concretas, como o diaconato feminino, alguns observadores veem a medida como uma forma de o Papa Francisco tirar da mesa questões potencialmente polêmicas para não desviar a discussão com questões polêmicas que carecem de consenso desde o início.
Francisco fez algo semelhante quando, antes da abertura do sínodo, publicou respostas a uma série de dubia, ou dúvidas, apresentadas por cinco cardeais conservadores sobre essas questões, nas quais reafirmou a proibição da ordenação sacerdotal de mulheres, ao mesmo tempo em que disse que ela poderia ser estudada, e abriu uma porta cautelosa para a bênção de uniões entre pessoas do mesmo sexo caso a caso, com certas ressalvas.
Leia a íntegra do instrumentum laboris em português
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Documento de trabalho do Sínodo ignora mulheres, LGBTQ+, padres casados - Instituto Humanitas Unisinos - IHU