30 Outubro 2023
O confronto entre La Libertad Avanza e a Igreja teve consequências negativas para o candidato libertário nos resultados nas urnas em vários distritos do país. Como as questões do espaço político que se opõem à figura de Francisco podem afetar um segundo turno eleitoral que se espera acirrado?
A reportagem é de Sérgio Rubin, publicada por Todo Noticias, 29-10-2023.
As duras críticas - e até alguns insultos - de Javier Milei ao Papa Francisco , algumas de há alguns anos e outras recentes, conduziram, como não poderia deixar de ser, a um sério confronto com a Igreja Católica.
Não há precedente no país de um candidato com possibilidade de se tornar presidente que tenha colidido tão fortemente com o catolicismo. Agora que o libertário conseguiu avançar para o segundo turno, cabe questionar se ele poderá perder votos por conta do conflito, a ponto de acabar sendo decisivo na hora de definir o vencedor.
Se você olhar a história argentina desde que foi instituído o voto universal, secreto e obrigatório, há mais de um século, parece não ter existido um “voto católico” . Talvez o único precedente seja a votação que levou pela primeira vez Juan Perón à presidência, em 1946. O líder do Justicialismo disse que as suas ideias se baseavam na Doutrina Social da Igreja. E propôs a manutenção do ensino religioso nas escolas públicas – na prática escolas católicas – o que foi regido por decreto e que, durante a presidência, confirmou por lei.
As mais altas autoridades eclesiásticas deram-lhe apoio implícito à sua candidatura, mas quando ele não se submeteu aos seus ditames e começou a criticá-lo, a relação terminou com um grave conflito que incluiu padres e líderes leigos presos e uma dezena de templos em Buenos Aires incendiados. Vale ressaltar que uma das iniciativas que incomodaram Perón foi a formação da Democracia Cristã - exportada da Itália do pós-guerra - por considerar que os católicos estavam devidamente contidos no peronismo.
Contudo, a Democracia Cristã continuou, mas nunca alcançou grande relevância eleitoral, em parte certamente devido à preponderância do peronismo que incluía os setores pobres, mas também devido à relevância do radicalismo, que abrigava católicos de classe média e alta. É verdade também que os católicos mais conservadores – e não tão conservadores – apoiaram as ditaduras militares que, repetidas vezes, se repetiram na história argentina até o retorno à democracia, em 1983, e buscaram o apoio da Igreja.
Perto do regresso de Perón ao país, após o seu exílio de 17 anos, vários padres expressaram o seu apoio entusiástico ao líder Justicialista. Mas seria excessivo dizer que desempenharam um papel fundamental na sua terceira eleição como presidente. Venceu com um apoio popular sem precedentes , alcançando 64% dos votos, embora depois de um processo de reconciliação com a Igreja que incluiu um pedido reservado de perdão e a garantia de que não estava sujeito à excomunhão por ter expulsado um homem do país em 1955.
É verdade que a Igreja ajudou o regresso da democracia depois da guerra das Malvinas com o chamado “serviço de Reconciliação” - uma ronda de reuniões multipartidárias na sede da Conferência Episcopal - bem como com a Mesa de Diálogo que ajudou a superar a grave crise de 2001. Mas também não podemos falar do impacto do “voto católico” por ocasião do triunfo de Raúl Alfonsín, há hoje 40 anos, nem nas sucessivas eleições da atual fase democrática.
Há, no entanto, um precedente muito focado nas eleições para governador da província de Buenos Aires, em 2015, quando o candidato da Frente de Todos era Aníbal Fernández. Muitos observadores políticos tiveram a impressão de que Fernández perdeu devido à atuação da Igreja, especialmente dos padres da aldeia, que o consideravam um funcionário ligado ao tráfico de drogas. Os votos que teriam sobrado permitiram o triunfo de María Eugenia Vidal.
Curiosamente, foram agora os padres das favelas que se opuseram a Milei depois de terem recebido o maior número de votos na PASO e organizaram uma massa de reparação ao pontífice pelas severas desqualificações do libertário. O candidato do La Libertad Avanza disse que estas desqualificações eram antigas – eram de quatro ou cinco anos atrás – e que desde que abraçou a política as tinha deixado de lado, mas depois acusou o Papa de “ter afinidade com ditaduras sangrentas”.
Para piorar a situação, na cerimônia de encerramento da campanha, o grande líder intelectual de Milei, Alberto Benegas Lynch, propôs suspender as relações com o Vaticano "enquanto à frente da Igreja houver uma mentalidade totalitária", em referência a Francisco. O próprio arcebispo de Buenos Aires, Jorge García Cuerva, disse no dia seguinte que estava "envergonhado". Por fim, o libertário disse que se tratava de uma proposta pessoal de Benegas Lynch.
Chegando ao primeiro turno eleitoral, o libertário manteve 30% dos votos, mas ficou para trás em segundo lugar. Curiosamente, entre os locais onde perdeu mais votos estão as províncias do norte, onde a Igreja ainda tem um certo peso, e nos partidos da grande Buenos Aires, onde a queda variou entre 3,5% (Moreno) e 4,5% (José C. . Paz), e que os padres das favelas tenham uma forte presença nos seus populosos bairros.
É claro que o “voto católico” não existe. Mas se necessário poderá ter um certo impacto em determinados locais. Se a luta eleitoral entre Milei e Sergio Massa terminar com um resultado muito equilibrado como previu a pesquisa que antecipou a vitória do candidato da União por la Patria, o papel desempenhado pela Igreja poderá ser fundamental para o libertário. Um ou dois pontos podem mudar a história.
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Argentina. Os efeitos da tensão entre Milei e o Papa: por que o “voto católico” pode ser fundamental no segundo turno - Instituto Humanitas Unisinos - IHU