12 Novembro 2021
O objetivo de manter o aumento médio da temperatura do planeta dentro de 1,5 graus está "no fim da vida". O secretário-geral da ONU, António Guterres, não busca desculpas sobre as negociações em andamento na COP26 em Glasgow; no entanto, quando faltam poucas horas para o encerramento da cúpula mundial sobre mudanças climáticas, ele espera que "até o último momento, a esperança se mantenha viva".
A informação é publicada por Repubblica, 11-11-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.
Apesar do acordo de colaboração sobre as metas entre os EUA e a China, considerado um passo importante, Guterres não vê um encerramento positivo para os trabalhos da Conferência: eles "muito provavelmente" não produzirão os empenhos de redução de CO2 necessários para permanecer abaixo do limite de 1,5 grau.
O presidente da COP26, Alok Sharma, é da mesma opinião: "O tempo para tomar decisões sobre as mudanças climáticas está se esgotando".
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
"COP26: aumenta o pessimismo. Guterrez (ONU) afirma que o objetivo de +1,5°C está “no fim da vida”, e Sharma adverte que “o tempo está se esgotando” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU