Leão XIV: novo Papa deve manter preocupação com clima na agenda da Igreja Católica

Foto: Vatican Media

Mais Lidos

  • Cristo Rei ou Cristo servidor? Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • “Apenas uma fração da humanidade é responsável pelas mudanças climáticas”. Entrevista com Eliane Brum

    LER MAIS
  • A festa apócrifa da “Apresentação de Maria no Templo”. Mãe corredentora? E Zumbi dos Palmares? Artigo de Frei Jacir de Freitas Faria

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

09 Mai 2025

O norte-americano Robert Francis Prevost assume a Santa Sé e sinaliza continuidade com abordagem ambiental do Papa Francisco, seu antecessor.

A informação é publicada por ClimaInfo, 09-05-2025.

Uma surpresa no resultado do conclave que definiu o sucessor do Papa Francisco. O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi escolhido como o novo Sumo Pontífice da Igreja Católica na tarde desta 5ª feira (8/5). O religioso assume o comando do Vaticano com o nome Leão XIV.

Prevost não estava entre os nomes mais cotados para a sucessão do argentino Jorge Mario Bergoglio no comando da Santa Sé, mas era figura próxima do falecido Papa, que o designou como cardeal em janeiro de 2023. Além de compartilhar boa parte da visão de Francisco, o agora Papa Leão XIV também fez boa parte de sua carreira religiosa na América Latina, em especial no Peru, onde obteve dupla cidadania.

Um dos tópicos de proximidade entre os dois Papas é a questão climática. Em novembro de 2024, durante um seminário sobre clima em Roma (Itália), o então cardeal Prevost defendeu que era hora de passar “das palavras à ação” no enfrentamento da crise climática e que a Humanidade precisa construir uma “relação de proximidade” com o meio ambiente.

 

 

Em sua conta pessoal no antigo Twitter, Prevost também defendeu a abordagem de Francisco para a relação dos cristãos com a Natureza e a “Casa Comum”. Entre os posts, destaca-se uma repostagem de 2017 na qual se sugere ao presidente dos EUA, Donald Trump, a leitura da encíclica Laudato Sí, um dos marcos do papado de Francisco na defesa do meio ambiente.

Os posts do Papa Leão XIV também miraram os problemas sociais enfrentados pelos Estados Unidos na última década, como a proliferação da violência armada, o racismo institucional, a xenofobia e o ódio contra imigrantes. Como destacou a Rolling Stone, o posicionamento do Sumo Pontífice em favor dos mais humildes já é motivo de críticas do esgoto trumpista nas redes sociais.

Agora, a expectativa está nos primeiros passos do novo Papa. A CEO da COP30, Ana Toni, antecipou o convite para que o Sumo Pontífice participe da próxima Conferência do Clima em novembro. “A Presidência da COP30 espera receber o Papa Leão XIV em Belém, e que ele nos ajude a construir um acordo climático que marque um ponto de virada na criação de um futuro mais próspero, seguro, justo e sustentável”, afirmou em um post de rede social.

TIME, Reuters e UOL repercutiram sobre as posições de Leão XIV em relação a clima e outros temas. Já o Pará Terra Boa destacou as falas anteriores do novo Papa sobre a crise climática.

Leia mais