16 Outubro 2023
"Embora no passado certas questões fossem simplesmente retiradas da agenda, neste Sínodo todas as questões urgentes estão sobre a mesa. Austen Ivereigh, um dos teólogos especialistas presentes no salão, disse-me que a 'grande mudança' é que a maior parte do trabalho no Sínodo está sendo feito em pequenos grupos, usando o método de 'conversas no espírito'", escreve Christopher Lamb, jornalista britânico, em artigo publicado por The Tablet, 12-10-2023.
As expectativas do Sínodo são altas. Há esperanças de que isso traga mudanças significativas ao ensinamento da Igreja sobre a ordenação sacerdotal de mulheres e sobre as relações entre pessoas do mesmo sexo. Para alguns que assistem ao Sínodo, inclusive na mídia, não parece haver muito sentido na reunião, a menos que ela possa “realizar” reformas específicas. Mas é necessária uma visão mais ampla. “É importante lembrar que esta reunião, onde todas as grandes questões estão sobre a mesa, teria sido impensável há 12 anos”, disse-me um alto funcionário da Igreja em Roma. “Algumas pessoas se esqueceram disso.”
O fato de estarmos a testemunhar um novo momento é sublinhado pela forma como os participantes estão sentados na sala de audiências de Paulo VI e pelo processo muito diferente que está a ser seguido por este Sínodo. Nunca antes um Sínodo dos Bispos no Vaticano viu cardeais, bispos, leigos e leigas reunidos em mesas redondas para discutir, ouvir e discernir o futuro da Igreja. Antigamente, as sessões plenárias decorriam numa sala tipo teatro, com os presidentes voltados para o público, dispostos em filas, de acordo com a sua posição na hierarquia. Na semana passada foi impressionante ver o Papa Francisco dirigir-se aos participantes numa das mesas redondas e não num palco, como os papas teriam feito no passado. Mesmo que nada mais mude, o novo processo adoptado – que inclui sacerdotes e leigos, incluindo mulheres.
Embora no passado certas questões fossem simplesmente retiradas da agenda, neste Sínodo todas as questões urgentes estão sobre a mesa. Austen Ivereigh, um dos teólogos especialistas presentes no salão, disse-me que a “grande mudança” é que a maior parte do trabalho no Sínodo está sendo feito em pequenos grupos, usando o método de “conversas no espírito”. Explicou que este não é essencialmente um debate, mas sim um espaço em que os participantes ouvem e respondem aos pontos levantados. Todos podem falar dentro dos seus pequenos grupos e perante a assembleia, e são livres de fazer apresentações escritas ao secretariado do Sínodo. A tecnologia também faz o seu papel: cada participante tem um tablet eletrônico e usa-o para pedir para falar. Em outro turno, o idioma principal usado dentro do salão é o inglês, e não o italiano. “O objetivo de todo este exercício é a própria sinodalidade”, disse Ivereigh. “É uma nova forma de proceder, de operar, de pensar dentro da Igreja, que se centra na comunhão, na participação e na missão, ou seja, no envolvimento das pessoas nos processos de discernimento antes da tomada de decisões na Igreja”.
Embora Francisco tenha reforçado a autoridade do Sínodo, este continua a ser um órgão consultivo e o Papa tem a palavra final. O Sínodo de outubro de 2023 produzirá um documento sintetizando as discussões. Ivereigh prevê que uma série de comissões serão criadas para estudar propostas antes da segunda assembleia sinodal do Vaticano, em outubro de 2024. O novo processo sinodal vai levar algum tempo para ser implementado. Para muitos, incluindo os bispos, este é um território desconhecido. Será que uma jovem conseguirá garantir que os bispos na sua mesa ouçam a sua voz? Um delegado que deseje levantar uma questão incômoda sentir-se-á capaz de falar livremente diante da assembleia? Todos os membros do Sínodo com quem falei informalmente me disseram que, na sua maior parte, o processo está a funcionar bem e – pelo menos até agora – o encontro não se tornou polarizado.
Uma intervenção do Cardeal Fridolin Ambongo, Arcebispo de Kinshasa, na República Democrática do Congo, demonstrou este otimismo cauteloso. Durante uma coletiva de imprensa, ele foi questionado se ele estava preocupado com o fato de o Sínodo permitir bênçãos para pessoas do mesmo sexo. O cardeal franciscano capuchinho respondeu dizendo que não ofereceria uma “opinião pessoal”, pois isso “se afastaria do espírito da sinodalidade”, mas a resposta surgiria através do “discernimento coletivo”. O cardeal é presidente do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar. Ele lidera uma arquidiocese de mais de seis milhões de católicos com 130 seminaristas. O cardeal explicou estar confiante de que o sínodo “daria bons frutos”, acrescentando que este sínodo era diferente dos anteriores, pois, no passado, “sabíamos mais ou menos qual seria o resultado”.
Junto com o evento principal do Sínodo, acontecem vários outros encontros que buscam influenciar o debate. Um deles é o “Spirit Unbounded”, um encontro híbrido presencial e online de católicos reformistas em Roma e Bristol, tendo como tema “Direitos Humanos na Igreja Católica”. O evento está sendo anunciado como uma oferta de equilíbrio liderado por leigos ao sínodo “clerical e dominado pelos homens”. É um grande encontro, que esta semana reuniu uma série de oradores impressionantes, incluindo a Irmã Joan Chittister, a Dra. Mary McAleese, a ex-Presidente da Irlanda, Cherie Blair KC, Leonardo Boff, Tina Beattie e James Alison. O grupo apela a reformas abrangentes na Igreja, incluindo uma constituição.
Ficar do lado de fora da sala do Sínodo, observando bispos, padres e leigos de todo o mundo chegarem para cada sessão, dá-lhe uma visão geral da Igreja Universal. A sessão da manhã funciona das 8h45 às 12h30 e da tarde das 16h às 19h15. Os participantes trabalham seis dias por semana, com intervalo aos domingos. Nas meditações do retiro, o Padre Timothy Radcliffe enfatizou a importância de construir amizades em meio aos debates e decisões. Ele disse: “Idealmente, deveríamos ter feito isso durante estas três semanas do Sínodo, em vez de seguirmos caminhos separados no final do dia”. Um ponto interessante: para aprofundar a comunhão e a amizade, a sessão do Sínodo de outubro de 2024 poderia acontecer numa casa de retiros perto de Roma? Entretanto, a confidencialidade e a discrição solicitadas pelo Papa Francisco aos membros do Sínodo pareciam ter sido violadas logo no início, quando o Cardeal Gerhard Müller apareceu no programa EWTN de Raymond Arroyo, um dia após o início do Sínodo. Embora o cardeal tenha sido um crítico veemente do Sínodo, ele aceitou o convite do Papa para participar. Perguntei a Paolo Ruffini, prefeito de comunicações da Santa Sé, sobre a aparição de Müller na televisão, e ele disse que cabia a cada membro do Sínodo exercer seu poder discricionário. Na entrevista a Arroyo, o cardeal expressou “uma certa forma de otimismo” sobre o processo, dizendo que a conversa à sua mesa foi “muito boa”. O que parece unir os diferentes polos de crítica ao Sínodo é o ceticismo em relação ao processo. Alguns veem isso como potencialmente minando o ensino da Igreja.
A escalada do conflito em Israel, a guerra na Ucrânia e a crise climática têm sido lembretes claros de que o Sínodo não pode concentrar-se simplesmente nos assuntos internos da Igreja. Giorgio Parisi, o físico vencedor do Prêmio Nobel, descreveu o último documento do Papa sobre o ambiente, Laudate Deum, como uma descrição precisa da situação baseada nos dados científicos mais recentes. Ele elogiou Francisco por responder àqueles que ainda contestam as evidências de que a atividade humana é um dos principais impulsionadores do aquecimento global. O mundo precisa de uma Igreja sinodal que procure inserir esperança nos seus assuntos. É oportuno, então, que na entrada da sala sinodal os participantes sejam saudados pela cruz de São Damião. É uma réplica da cruz diante da qual São Francisco de Assis teria orado quando recebeu a comissão divina para “reconstruir” a Igreja.
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“O Sínodo onde as grandes questões estão sobre a mesa, teria sido impensável há 12 anos”. Artigo de Christopher Lamb - Instituto Humanitas Unisinos - IHU