• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Colômbia: Gustavo Petro descreveu o adversário venezuelano Juan Guaidó como “inexistente”

Mais Lidos

  • “O Brasil é uma sociedade onde sentimos muito amor ao Cristo. Mas como continuar juntos, em uma sociedade com muitos contrastes? Como fazer com que seja possível viver algo de modo mais igual?”, questiona o prior de Taizé em primeira visita ao Brasil

    “O profetismo não é denunciar as coisas, mas viver e abrir caminhos de esperança”. Entrevista especial com irmão Matthew, prior de Taizé

    LER MAIS
  • Eichmann em gaza. Artigo de Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz

    LER MAIS
  • Vozes de Emaús: Leão XIV: entre as Inquietações do tempo e o desejo de Unidade. Artigo de Faustino Teixeira

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 6º Domingo da Páscoa – Ano C – O Espírito Santo vos recordará tudo o que eu vos tenho dito

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

16 Agosto 2022

 

"É como na metáfora da caverna de Platão. O que Platão mostrou às pessoas há muito tempo: veja como essas sombras se movem, mas são irreais, inexistentes", garantiu Petro em entrevista à revista Semana.

 

A informação é publicada por Página/12, 16-08-2022.

 

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, defendeu o restabelecimento das relações com o governo da Venezuela e assegurou que o líder da oposição Juan Guaidó é um presidente "inexistente" já que "não tem controle" de seu país. Colômbia e Venezuela, que compartilham uma fronteira de 2.219 quilômetros, não mantêm relações diplomáticas desde 23 de fevereiro de 2019. Desde então, o governo venezuelano acusou Duque de ter planos terroristas contra ele, enquanto o governo colombiano cessante denunciou que Maduro permitiu o refúgio de dissidentes das FARC em território venezuelano.

 

Um "presidente" inexistente

 

"É como a metáfora da caverna de Platão. O que Platão mostrou às pessoas há muito tempo: veja como essas sombras se movem, mas são irreais, inexistentes ", disse Petro em entrevista à revista Semana. Quando perguntado se Guaidó era um presidente inexistente, o presidente da Colômbia respondeu enfaticamente: "Sim, claro. Ele não tem controle na Venezuela". 

 

Presidente Gustavo Petro: Guaidó es inexistente | #Internacionales | pic.twitter.com/TTlNw8ZNzg

— Globovisión (@globovision) August 14, 2022

 

Guaidó repreendeu Petro na sexta-feira passada por retirar o reconhecimento como presidente da Venezuela em favor de Maduro. "Eu esperava que sua primeira decisão não fosse se aproximar de quem hoje protege o terrorismo mundial na Venezuela", disse Guaidó em entrevista coletiva na qual também garantiu que buscará estabelecer "mecanismos formais de comunicação" com Petro e seu novo governo.

 

Em sua entrevista à Semana, Petro considerou que entre Colômbia e Venezuela "já existe um fluxo normal, agora temos que ampliar isso para a questão do comércio, para a questão da produção". Após a ruptura entre as relações dos países vizinhos em 2019, o governo Petro, que tomou posse em 7 de agosto, reconheceu Maduro como presidente venezuelano.

 

Assim como os Estados Unidos, o governo do presidente Iván Duque reconheceu Guaidó como o presidente legítimo da Venezuela e descreveu Maduro como um ditador.

 

Relações diplomáticas

 

Três dias depois de vencer as eleições presidenciais em junho, Petro anunciou que entrou em contato com o governo venezuelano "para abrir as fronteiras e restabelecer o pleno exercício dos direitos humanos" nas áreas fronteiriças. No final de julho, o ministro das Relações Exteriores da Colômbia, Álvaro Leyva, e o da Venezuela, Carlos Faría, se reuniram e concordaram em estabelecer uma agenda de trabalho para a normalização das relações diplomáticas em todos os níveis assim que Petro assumiu a presidência.

 

Maduro não pôde comparecer ao juramento de Petro como novo presidente da Colômbia porque o governo cessante não quis convidá-lo, e Petro aceitou essa decisão. Apesar disso, no dia da mudança de comando, o presidente venezuelano reiterou sua disposição de reconstruir “as relações de fraternidade e cooperação entre Colômbia e Venezuela”.

 

Na quinta-feira passada, Petro anunciou a nomeação do ex-senador Armando Benedetti como novo embaixador colombiano na Venezuela, em resposta a Maduro, que pouco antes havia nomeado o ex-chanceler Félix Plasencia como seu representante diplomático no país caribenho. Petro sublinhou que Benedetti terá como meta "restabelecer o quadro institucional que existia décadas antes". "Vou surpreendê-lo quando chegarmos a dez bilhões de dólares em troca comercial , quando beneficiarmos os mais de oito milhões de colombianos que vivem na fronteira", disse Benedetti nas redes sociais, agradecendo a nomeação.

 

Fronteira quente

 

A normalização da ligação entre Colômbia e Venezuela inclui, além do processo diplomático, a abertura da fronteira porosa de mais de dois mil quilômetros que está fechada para veículos desde 2015 e parcialmente aberta para pedestres desde o final do ano passado. Essa extensa área também foi marcada por anos de violência, com a presença de guerrilheiros, paramilitares e narcotraficantes.

 

Duque acusou Maduro de abrigar dissidentes das dissolvidas FARC e de organizações relacionadas às drogas, o que o presidente chavista negou, enquanto denunciava conspirações de Bogotá para derrubá-lo e até assassiná-lo. Em março de 2021, combates em Apure entre militares venezuelanos e irregulares colombianos deixaram 16 soldados mortos e milhares de civis deslocados.

 

As forças colombianas também denunciaram violações de seu território pelos militares venezuelanos. Em agosto de 2021, eles prenderam dois soldados acusados de atravessar ilegalmente armados.

 

O fechamento das travessias binacionais também levou à abertura de estradas alternativas, chamadas de trilhas, por onde passam milhares de pessoas e milhões de dólares em mercadorias contrabandeadas. "Votamos pela paz na Colômbia e continuamos a fazer todos os nossos esforços para manter a fronteira limpa", disse o ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino López.

 

Outro dos pontos críticos da relação bilateral é a Monómeros, subsidiária da estatal Petroquímica da Venezuela (Pequiven) na Colômbia. Monómeros anunciou na terça-feira passada o levantamento de uma medida de controle que o governo colombiano lhe impôs em 2021 devido a "situações jurídicas, contábeis, administrativas e econômicas críticas". Duque havia transferido o comando da empresa em 2019 para Guaidó.

 

Leia mais

  • Colômbia: veja as primeiras reformas anunciadas por Petro após uma semana da posse
  • Colômbia, Petro, acordos de paz e esperança
  • Colômbia. Reforma agrária, uma promessa ousada de Petro
  • As mudanças anunciadas por Gustavo Petro, o primeiro presidente de esquerda da história da Colômbia
  • Líder da maior guerrilha ativa na Colômbia avalia desafios para paz com governo de Petro
  • Prestes a mudar de governo, Colômbia ainda digere conclusões de sua comissão da verdade
  • Colômbia. Gustavo Petro fala em ‘acordo nacional’ e promete seguir recomendações da Comissão da Verdade colombiana
  • Como a esquerda quer governar a Colômbia
  • Colômbia. Gustavo Petro e Francia Márquez vencem eleições e serão primeiro governo progressista do país
  • A vitória da centro-esquerda e a presença militar sionista na Colômbia
  • E vamos para o segundo turno nas eleições presidenciais colombianas! Gustavo Petro e Rodolfo Hernández vão disputar a presidência
  • Gustavo Petro: quem é o esquerdista que pode ser presidente da Colômbia?
  • Colômbia. Estaria Gustavo Petro apontando um novo caminho para a esquerda na América Latina?
  • Colômbia: A conversa entre Pe. De Roux e Uribe, mas o Governo não quer prorrogar o trabalho da Comissão da verdade
  • “Apesar das ameaças, estarei sempre na Colômbia para mostrar a cara”, afirma o jesuíta Francisco de Roux, presidente da Comissão da Verdade
  • Colômbia. “O conflito estraçalhou nossa dignidade como nação”, afirma o jesuíta Francisco de Roux, presidente da Comissão da Verdade
  • Mais de 450.000 mortos: o balanço do conflito colombiano
  • “O Papa Francisco conseguiu reunir os embaixadores da Rússia e dos EUA para respaldarem a paz na Colômbia”, revela Francisco De Roux
  • Como a esquerda quer governar a Colômbia
  • 50 anos de solidão, dor e de uma guerra sem fim na Colômbia. Entrevista especial com Francisco De Roux
  • Colômbia. Gustavo Petro fala em ‘acordo nacional’ e promete seguir recomendações da Comissão da Verdade colombiana
  • Colômbia. Francisco de Roux: “Como ousamos deixar acontecer e como podemos ousar permitir que continue”
  • “Apesar das ameaças, estarei sempre na Colômbia para mostrar a cara”, afirma o jesuíta Francisco de Roux, presidente da Comissão da Verdade
  • Colômbia. Não se conhece o paradeiro de 100 mil pessoas, relata padre De Roux
  • Colômbia. “O conflito estraçalhou nossa dignidade como nação”, afirma o jesuíta Francisco de Roux, presidente da Comissão da Verdade
  • Francisco de Roux: “Agradeço ao Papa pelo debate internacional sobre a corrupção em um país onde esta se mistura com a máfia”
  • Colômbia. “É importante a ideia de uma anistia geral”, afirma o padre jesuíta Francisco de Roux
  • Colômbia: A conversa entre Pe. De Roux e Uribe, mas o Governo não quer prorrogar o trabalho da Comissão da verdade
  • Colômbia. Comunicado da Comissão da Verdade frente à decisão de um grupo de ex-combatentes das FARCs de retomar a luta armada
  • “Na América Latina está crescendo o ateísmo por causa da desigualdade”, constata Francisco De Roux, padre jesuíta
  • Colômbia cria comissão da verdade
  • As Farc começam a entregar suas armas
  • Perto da paz, a violência não cede
  • Colômbia. Nova estimativa aponta que conflito deixou mais de 60 mil desaparecidos

Notícias relacionadas

  • Solicitan al Canciller interino de Brasil explicar intento de compra de voto contra Venezuela en Mercosur

    LER MAIS
  • Más de 30 activistas colombianos de DD.HH. asesinados en 2016

    LER MAIS
  • Batalha pelo plebiscito enche de incertezas o fim da guerra na Colômbia

    A Colômbia vive imersa em um paradoxo contínuo. O Estado e a guerrilha das FARC já trabalham de forma conjunta na região para[...]

    LER MAIS
  • Como a crise na Venezuela azedou a diplomacia entre Brasil e Uruguai de forma inédita

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados