• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

A consciência e os papas: como evitar uma deformação litúrgica dos seminaristas? Artigo de Andrea Grillo

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

03 Setembro 2021

 

"Foi fácil esconder-se atrás de Bento XVI, que nada impôs diretamente no plano formativo; o mesmo hoje é esconder-se atrás de Francisco, que simplesmente restabeleceu o bom senso e a consciência de um único rito, a quem formar e com quem celebrar. Um papa não era necessário para exercer uma boa consciência! Até mesmo alguns teólogos ficaram completamente indiferentes ao que acontecia ou até escreveram manuais para favorecer a "dupla formação". Esta foi uma forma de irresponsabilidade ao quadrado, promovida com palavras, ações e omissões", escreve Andrea Grillo, teólogo italiano e professor do Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em artigo publicado por Come Se Non, 02-09-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.

 

Eis o artigo.

 

Em sua famosa carta ao Duque de Norfolk, o Card. Newman escreveu: "A consciência é o primeiro de todos os vigários de Cristo". É uma frase tão conhecida que também é citada justamente pelo CIC, no número 1778, dedicado ao juízo da consciência moral. A afirmação alerta a tradição católica para um perigo, que se acentuou muito nos últimos 200 anos: o de fazer do papa, vigário de Cristo, uma espécie de "tela", "brecha", "abrigo" ou "álibi" da consciência. Esta frase, com suas consequências, me veio à memória assim que li o texto de um artigo no qual há referência a uma recente decisão do Reitor do Colégio Norte-Americano de Roma (pode-se ler aqui): naquele Colégio a partir de agora são canceladas as celebrações e a formação para a Missa Tridentina.

Mas o surpreendente é como a evolução é justificada pelo Reitor, Ir. Peter Harman. Ele afirma que como em obediência a SP havia sido introduzida a celebração e a formação dos seminaristas na VO, agora, em obediência ao TC, estão revogadas tanto a celebração como a formação para aquele rito tridentino. Parece-me que aqui aparece de forma macroscópica um defeito de base, que cria uma confusão estrutural dentro da Igreja. De fato, pergunto-me: onde foi parar, neste raciocínio, a consciência e a responsabilidade do Reitor? O Reitor seria talvez um funcionário, dispensado da consciência? Como é possível que, mesmo depois de SP, muitos outros reitores, felizmente a maioria deles, não tenham considerado oportuno celebrar, e muito menos formar os seminaristas para a VO?

Aqui, parece-me, tenha funcionado um mecanismo "adaptativo" que também dispensou os Reitores da consciência, assim como dispensou os cristãos individualmente e não poucos teólogos. O papa diz uma coisa e ela é feita. Depois, outro papa diz o contrário, e o oposto é feito. Isso não é comunhão, não é unidade, não é pacificação ou reconciliação: isso é irresponsabilidade, desagregação, deformação.

Na verdade, é fácil "se esconder" atrás dos papas. Mas está sempre errado. Os papas não são esconderijos. Ao se ler bem, de fato, o SP não prescreve de forma alguma uma “dupla formação” do seminarista. É claro que apresenta um princípio objetivamente perigoso - o da dupla forma do mesmo rito romano - que pode ter levado alguns a pensar que poderia ser bom que o jovem em formação tivesse ao mesmo tempo a formação ao rito anterior e também ao rito vigente, que intencionalmente corrigiu, emendou e modificou o rito anterior. Mas é evidente que aqui não vale apenas um princípio dogmático ou disciplinar. A decisão tomada apenas neste plano é temerária. Deve valer também um princípio pedagógico, formativo, de construção da identidade e de unidade da pessoa, que não pode resultar cindida.

Durante anos, a irresponsabilidade de formadores que se interpretavam apenas como "funcionários" deformou dezenas, centenas de seminaristas, que cresceram com a ideia de "equivalência", "fungibilidade" e "substitutividade" entre formas rituais que antes eram a evolução irreversível entre estilos e formas eclesiais em devir. Foi fácil esconder-se atrás de Bento XVI, que nada impôs diretamente no plano formativo; o mesmo hoje é esconder-se atrás de Francisco, que simplesmente restabeleceu o bom senso e a consciência de um único rito, a quem formar e com quem celebrar. Um papa não era necessário para exercer uma boa consciência! Até mesmo alguns teólogos ficaram completamente indiferentes ao que acontecia ou até escreveram manuais para favorecer a "dupla formação". Esta foi uma forma de irresponsabilidade ao quadrado, promovida com palavras, ações e omissões.

Portanto, não se trata apenas de “fazer a coisa certa”. Mas também saber por que se está fazendo a coisa certa. E porque talvez se devesse fazer muito antes, com a própria consciência, o que a lei hoje impõe com a sua autoridade. No entanto, ainda assim podemos brindar à decisão: acabou a deformação dos seminaristas no plano litúrgico, pelo menos no Colégio Norte-americano. Brindar não significa de forma alguma "ignorar" a VO: pelo contrário, justamente agora, quando está claro com qual rito se celebra e a que rito se deve ser formados, a VO deverá ser bem estudada, com cuidado, com curiosidade, para entender plenamente o que não morre e o que pode morrer do rito romano.

Porém, no brinde pela decisão tomada, deveríamos lembrar, mesmo no final, as palavras que o Cardeal Newman escreveu com a certa ironia na mesma carta ao Duque de Norfolk:

“Certamente se eu tivesse que citar a religião para um brinde depois do jantar - o que não é muito indicado fazer - então eu brindaria ao Papa, mas primeiro à consciência e depois ao Papa”.

 

Leia mais

  • Pontifício Colégio Norte-Americano cancela ensino e celebração de missas no Rito Extraordinário
  • Um equívoco e as suas razões: o amplo consenso do Papa Francisco e o silêncio de muitos teólogos. Artigo de Andrea Grillo
  • Uma tradição católica viva: Francisco unifica o Rito Romano
  • Uso para promover, não abuso para criar empecilhos: a virada litúrgica do Vaticano II. Artigo de Andrea Grillo
  • Restringindo a Missa Antiga: “A Igreja não é um arquipélago”
  • Missa em latim: o rito transformado em ideologia
  • Traditionis Custodes: Vetus ordo x Novus Ordo?
  • Por todos ou por muitos? A contrarreforma litúrgica de Bento XVI. Artigo de Jesús Martínez Gordo
  • “Muito ajuda, quem pouco atrapalha”. Sobre o uso do conceito “forma extraordinária” para o Missal Romano de 1962. Artigo de Márcio Pimentel
  • “Anarquia de cima”: o motivo sistemático para a revogação do Summorum Pontificum. Artigo de Andrea Grillo
  • Dos sumos pontífices aos guardiães da tradição: as peripécias do rito romano. Artigo de Andrea Grillo
  • Celebremos! Artigo de Márcio Pimentel
  • Francisco anuncia o réquiem para a Missa em latim
  • Qual é a história da missa em latim?
  • Papa Francisco impõe restrições ao “divisivo” Rito Antigo
  • Decisão sobre missa latina originou nova divisão
  • A Liturgia Pós-Conciliar: uma abordagem a partir do Magistério do Papa Francisco
  • A liturgia doente e a vã tentativa de reanimar o Missal de 1962
  • Papa Francisco proíbe a Missa "antiga"

Notícias relacionadas

  • As "intenções do Vaticano II" e o diaconato feminino: Menke e a paralisia da tradição. Artigo de Andrea Grillo

    "Poderíamos resumir a tese de Menke assim: a elaboração da ‘unidade triádica’ do ministério ordenado – episcopado, pres[...]

    LER MAIS
  • Diaconato feminino: a "necessidade do sacramento" e o sexo feminino. Artigo de Andrea Grillo

    Se nos limitarmos a conservar um "ordo" que coincide com o ''ordo social medieval", privamo-nos de toda a novidade que a autoridad[...]

    LER MAIS
  • Pierangelo Sequeri: o programa do novo decano do Instituto "João Paulo II". Artigo de Andrea Grillo

    LER MAIS
  • O risco de um ressentimento do espaço contra o tempo: sobre uma crítica ao Papa Francisco. Artigo de Andrea Grillo

    "Se, para Francisco, a questão decisiva hoje é a uma Igreja capaz de iniciar processos de conversão e de misericórdia no mundo[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados