03 Setembro 2021
Em um memorando enviado “à comunidade” no Pontifício Colégio Norte-Americano - North American College (NAC), com sede em Roma, o padre reitor Peter Harman anunciou que todas as missas no Rito Extraordinário serão permanentemente suspensas na mais importante instituição americana católica em Roma.
Também de acordo com o memorando, a celebração do Rito Extraordinário também não será mais ensinada para os seminaristas.
A reportagem é de Alejandro Bermúdez, publicada por Catholic News Agency, 31-08-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
Em um memorando assinado e publicado em 31 de agosto, o padre Harman explicou que “quando o Papa Bento XVI publicou Summorum Pontificum, em 2007, o Pontifical North American College, de acordo com o seu motu proprio, iniciou o ensino oficial do ‘Rito Extraordinário’ e proveu missas de acordo com o Missale Romanum de 1962, incluindo em uma rotação regular de missas especiais no sábado. Ainda, o College proveu instrumentos litúrgicos que eram necessários para os padres celebrarem o ‘Rito Extraordinário’”.
Mas o reitor do NAC prosseguiu explicando que “à luz do motu proprio do Papa Francisco, Traditionis Custodes, o qual foi publicado em 16 de julho de 2021, e depois tendo recebido conselho canônico, o College permanece firme com o que o Santo Padre nos pediu. Consequentemente, será seguido no Pontifical North American College no monte Janículo”.
Padre Harman também explicou que “a permissão de um bispo diocesano de celebrar de acordo com o Missale Romanum de 1962 não é suficiente para padres estudantes ou professores celebrarem de acordo com o Missale Romanum de 1962 fora das suas respectivas dioceses, onde não há ensino, nem celebração, no Rito Extaordinário. A isso se inclui os estudantes que no passado geralmente faziam a celebração aos sábados”.
O reitor também informou que “a rotação de missas especiais no sábado às 12:30 será modificada, e a celebração do Novus Ordo em latim substituirá o Rito Extraordinário”.
“Consequentemente, nos sábados à tarde, às 12:30, os que não estiverem nos finais de semana de passeio, em férias, e durante o período de exames, terão uma rotação de celebração da missa na seguinte ordem: missa em latim (novus ordo), missa em espanhol, missa em espanhol, missa em latim (novus ordo), missa em espanhol”, concluiu o reitor.