14 Julho 2021
O Papa Francisco o felicita pela nomeação e confia o novo ministro da Ordem Franciscana a São Francisco. O Cardeal Braz de Aviz informou sobre a escolha do capítulo esta manhã. Entre as experiências do religioso, que sucede ao padre Michael Anthony Perry, o serviço pastoral em uma periferia romana e entre as vítimas do terremoto de Amatrice e Accumoli.
A reportagem é de Roberto Cetera, publicada por Vatican News, 13-07-2021.
Frei Massimo Giovanni Fusarelli é o novo ministro geral da Ordem Franciscana dos Frades Menores para o sexênio 2021-2027.
O Papa Francisco lhe enviou uma mensagem de felicitações: “Ao saber da notícia da sua eleição, felicito-o e asseguro-lhe a minha oração e a minha bênção, para que o Senhor o assista e proteja no cumprimento do seu serviço. O Seráfico Padre São Francisco - escreve novamente o Papa – sirva-lhe de encorajamento na direção dos seus frades”.
O anúncio da nomeação foi comunicado na manhã deste 13 de julho, ao Colégio Internacional San Lorenzo da Brindisi, em Roma, pelo Cardeal João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, designado pelo Papa como Cardeal Delegado a presidir o capítulo geral da Ordem dos Frades Menores (Ofm) 2021.
Nascido em Roma em 30 de março de 1963, Fusarelli cresceu na mesma cidade com sua família. Conheceu os Frades menores da paróquia de San Francisco di Tivoli, amadurecendo a escolha da vida religiosa franciscana, pronunciando a primeira profissão em 30 de julho de 1983. Depois do noviciado, cursou filosofia e teologia no então Pontifício Ateneu Antonianum, obtendo um bacharelado em Teologia em 1988, e posteriormente a licenciatura e depois o doutorado em Teologia Patrística no Instituto Patrístico Agostinianum, obtendo os títulos relativos em 1992. Lecionou Teologia Patrística no Instituto de Ciências Religiosas do então Pontifício Ateneu Antonianum (1991- 1996).
De 1990 a 1999 foi animador da pastoral vocacional e juvenil e desde 1996 coordenador nacional; nessa qualidade foi chamado a fazer parte do Conselho Nacional do Centro Nacional de Vocações da Conferência episcopal italiana. De 1999 a 2003 foi formador dos frades de profissão temporária, conselheiro provincial e moderador provincial e nacional da formação permanente. De 2003 a 2009, Fusarelli foi chamado à Cúria geral como secretário geral para a formação e os estudos da Ordem dos Frades Menores.
De 2009 a 2013 viveu na periferia leste de Roma, em Torre Angela, em uma nova pequena fraternidade empenhada com a caridade, com o primeiro anúncio e com a pastoral familiar. Em junho de 2012 foi nomeado pelo Ministro geral dos Frades menores, Pe. Michael Anthony Perry, Visitador geral da Província OFM de Nápoles. No dia 20 de dezembro de 2013 foi nomeado pelo mesmo Ministro geral, Delegado e Visitador geral para acompanhar o processo de unificação das seis Províncias OFM do norte da Itália.
De outubro de 2016 a agosto de 2017 viveu com outros irmãos entre as vítimas do terremoto de Amatrice e Accumoli, na província de Rieti. Desde setembro de 2017 foi guardião e pároco em San Francisco a Ripa em Roma e responsável pelo projeto de acolhimento "Ripa dei Settesoli" para pessoas necessitadas. Em 2 de julho de 2020 foi eleito ministro provincial da região do Lácio.