• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Autoconvocatória à Primeira Assembleia Mundial pela Amazônia

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

09 Julho 2020

Contra o etnocídio, o ecocídio e o extrativismo na Amazônia que se agrava com a pandemia da covid-19, movimentos, coletivos, redes, ativistas e organizações de povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, seringueiros, caboclos, marrons, campesinos, artistas, religiosos, defensores da natureza, comunicadores, acadêmicos, mulheres, jovens e moradores das cidades amazônicas convocam para a Primeira Assembleia Mundial pela Amazônia, de 18 a 19 de julho.

A nota é publicada por CPAL Social, 07-07-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

A Amazônia está inundada pelas mortes em suas comunidades, aldeias, povoados e cidades. A covid-19 se enfurece com os chamados “povos da floresta” que sofrem há século com a indiferença, descuido, exploração, extrativismo, racismo e etnocídio. Esta região que é essencial para a estabilidade do ecossistema da Terra vive um ecocídio e terricídio acelerado.

As causas da deterioração da Amazônia são as ações das corporações agroindustriais, as monoculturas, a semeadura de sementes transgênicas, os agrocombustíveis, a mineração legal e ilegal, a extração e derramamento de hidrocarbonetos, a biopirataria, os megaprojetos hidrelétricos e de hidrovias, as linhas de transmissão e rodovias mal planejadas, os organismos financeiros internacionais e seus empréstimos e investimentos, o narcotráfico e o crime organizado.

Os governos do Norte e do Sul, neoliberais e progressistas, incentivam de diferentes maneiras o extrativismo enfraquecendo a Amazônia a nível social e ecológico. Agora, a título de “reativar a economia para sair da crise da covid-19”, os governos da região flexibilizam as disposições legais ambientais, indígenas e sociais para fomentar ainda mais o extrativismo.

A destruição da Amazônia nos aproxima mais do precipício e da hecatombe climática. Sem a Amazônia viva, não haverá futuro para a humanidade.

Muitos estão lutando e resistindo frente a esta destruição. As mulheres da Amazônia são as mais ameaçadas e ao mesmo tempo as mais criativas e resistentes na defesa de seus corpos-territórios.

Os desafios são muito grandes e é urgente e inevitável a unidade na diversidade, com o protagonismo dos povos originários, cuidadores da ancestralidade e do bem-viver.

Frente a esta realidade, movimentos, coletivos, redes, ativistas e organizações de povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, seringueiros, caboclos, marrons, campesinos, artistas, religiosos, defensores da natureza, comunicadores, acadêmicos, mulheres, jovens e moradores das cidades amazônicas, nos autoconvocamos à Primeira Assembleia Mundial pela Amazônia, que ocorrerá virtualmente de 18 a 19 de julho.

Nosso objetivo é articular uma aliança ao serviço das plataformas e campanhas existentes, para potencializar nossas ações e impactos na defesa dos direitos humanos, os direitos dos povos indígenas e os direitos da natureza. Buscamos construir um processo em espiral de ciclos de assembleias/ações para somar forças, conciliarmos objetivos e concertar iniciativas de mobilização em torno das propostas que surjam do debate e do consenso.

Com este propósito dedicaremos o primeiro dia de nossa Assembleia para refletir e debater a problemática dos países e da região pan-amazônica, e no segundo dia discutiremos propostas para a ação e enriquecermos três campanhas que estamos construindo:

1. Campanha mundial para enfrentar os graves impactos da covid-19 sobre as populações indígenas, afrodescendentes e toda a Amazônia;

2. Campanha mundial de boicote a produtos, empresas, investimentos, políticas governamentais, acordos comerciais e extrativismos que destroem a Amazônia;

3. Jornadas de mobilização social para deter o etnocídio, o ecocídio e o extrativismo, e salvar a Amazônia que é essencial para fazer frente à mudança climática.

A Assembleia Mundial pela Amazônia ocorrerá virtualmente nos dias 18 e 19 de julho, sábado e domingo, às 15h de Equador, Colômbia e Peru, 16h de Bolívia, Chile, Paraguai, Guiana e Venezuela, e 17h de Brasil, Guiana Francesa e Suriname. Cada dia teremos uma sessão de duas horas e meia, e contaremos com tradução simultânea ao espanhol, português, inglês e francês.

Para participar deste processo e receber o respectivo link do zoom, deve ser preenchido este formulário.

A Primeira Assembleia Mundial pela Amazônia será transmitida pelo Facebook e pelo Youtube.

Mais informações e contato, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Leia mais

  • Ciência aposta na bioeconomia para fomentar o desenvolvimento sustentável da Amazônia
  • No coração da Amazônia, uma história trágica da mineração
  • União Amazônia Viva: iniciativa visa arrecadar R$ 6 milhões para apoiar os povos da floresta no combate à Covid-19
  • Mapa da Covid-19 na Pan-Amazônia. Repam contabiliza quase 500 mil casos e 15 mil mortes
  • “Meu papel é tentar sempre incluir os povos indígenas, a proteção da natureza, como pensamos”, afirma Patrícia Gualinga sobre a Conferência Eclesial da Amazônia
  • Cientistas mapeiam grilagem em florestas públicas na Amazônia
  • Em meio à Covid, 72% do garimpo na Amazônia foi em áreas “protegidas”
  • Mortalidade de indígenas por covid-19 na Amazônia é maior do que médias nacional e regional, revela estudo
  • Destruição da Amazônia pode transformá-la em deserto e desencadear pandemias. Entrevista com Carlos Nobre
  • A vida por um fio: uma campanha de combate ao vírus do desrespeito e exploração inescrupulosa da Amazônia
  • Em meio à pandemia, Amazônia enfrenta tríplice ameaça

Notícias relacionadas

  • Ativistas se mobilizam pela instituição do ecocídio para coibir crimes ambientais

    LER MAIS
  • "Colocam a humanidade no limite". Para Vandana Shiva, Monsanto é culpada de ecocídio

    LER MAIS
  • Humanos e chimpanzés: uma relação desigual, especista e ecocida

    LER MAIS
  • Tribunal Penal Internacional reconhece ‘ecocídio’ como crime contra a Humanidade

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados