• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

ONU: Mudança climática provoca aumento de mortes, doenças e fome no planeta

Mais Lidos

  • O consenso cresceu como uma onda: "Mais de cem votos para Prévost no Conclave"

    LER MAIS
  • A brilhante jogada do Conclave: o Papa Leão XIV é uma escolha à altura da tarefa da situação geopolítica. Artigo de Marco Politi

    LER MAIS
  • Vozes de Emaús: Leão XIV: a abertura do pontificado. Artigo de Pedro A. Ribeiro de Oliveira

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

13 Março 2020

Novo relatório destaca consequências do fenômeno global como subida do nível do mar e recordes de temperatura; secretário-geral afirmou que 2020 é um ano chave para enfrentar a emergência climática.

A reportagem é publicada por ONU News, 10-03-2020.

A Organização Meteorológica Mundial, OMM, publicou esta terça-feira um relatório que mostra as consequências da mudança climática em todo o mundo, como aumento da temperatura, subida do nível dos oceanos e derretimento do gelo.

O relatório foi lançado em Nova Iorque pelo chefe da agência, Petteri Taalas, e pelo secretário-geral, António Guterres.

Custos

Falando aos jornalistas, o chefe da ONU destacou o custo humano e econômico com o efeito de secas, incêndios florestais, inundações e tempestades extremas. E disse que o 2020 é um ano chave para enfrentar a emergência climática.

Guterres afirmou que o mundo “conta o custo” dessa mudança “em vidas humanas, com secas, incêndios, cheias e tempestades extremas que têm consequências mortais.” Segundo ele, não há tempo a perder “para evitar uma catástrofe climática”.

O ano de 2019 terminou com uma temperatura média global de 1,1°C acima dos níveis pré-industriais. Guterres disse que o mundo “está fora do caminho para cumprir as metas de 1,5°C ou 2°C que o Acordo de Paris exige.”

Temperatura

Segundo a pesquisa, o quinquénio 2015-2019 foi o mais quente da história, e o mesmo ocorreu na década passada. Desde a década de 1980, cada década tem sido mais quente do que qualquer década anterior desde 1850.

Para o chefe da ONU, a pesquisa “mostra como são urgentes ações climáticas de longo alcance.”

Vista aérea das áreas em Moçambique
que foram afetadas pelo ciclone Idai.
(Créditos: PMA)

As concentrações de gases de efeito estufa estão nos níveis mais altos em 3 milhões de anos, como visto em 2019. O aquecimento dos oceanos também está num nível recorde, com temperaturas subindo no equivalente a cinco bombas de Hiroshima por segundo.

O chefe da OMM afirmou que “como os níveis de gases efeito estufa continuam aumentando, o aquecimento também continuará.” Segundo Petteri Taalas, um novo recorde anual de temperatura deve ser atingido nos próximos cinco anos.

Sinais

O especialista destacou vários sinais negativos, como o mês de janeiro, que foi o mês de janeiro mais quente desde que há registos. Para Taalas, o aumento da temperatura é um indicador da mudança climática.

O chefe da OMM ressaltou ainda a fumaça e poluentes causados por incêndios na Austrália, que causaram um aumento nas emissões de CO2, e os recordes de temperaturas registrados na Antártica e o derretimento em larga escala.

Relatórios da Austrália mostram que mais de 10 milhões de hectares, uma área do tamanho da Inglaterra, queimaram na segunda semana de janeiro. (Foto: Serviços de Emergência e Incêndio de Queensland)

Segundo Taalas, “o nível do mar está subindo a um ritmo crescente, em grande parte devido à expansão térmica da água do mar e ao derretimento das maiores geleiras, como na Groenlândia e na Antártica.” Tudo isso “está expondo as áreas costeiras e as ilhas a um risco maior de inundações e a submersão de áreas baixas.”

Mudanças

A pesquisa também mostra os efeitos que as alterações do clima têm no desenvolvimento socioeconômico, na saúde humana, n migração, na segurança alimentar e nos ecossistemas terrestres e marinhos.

O relatório inclui informações de serviços nacionais de meteorologia e hidrologia e contribuições de especialistas internacionais, instituições científicas e agências das Nações Unidas.

 

Leia mais

  • “Minha geração vai sofrer em cheio a mudança climática”. Entrevista com Icíar Revilla
  • ‘Uma década perdida’: o tempo restante para a ação climática encolheu dois terços em 10 anos
  • Drawdown: plano para reverter a crise climática
  • O futuro incerto das crianças e das novas gerações
  • Emergência Climática: As correntes oceânicas movidas pelo vento estão mudando, o que afetará a elevação do nível do mar e a pesca
  • Incêndios na Amazônia podem derreter geleiras nos Andes
  • ONU: mudança climática é de impacto sistêmico para a civilização
  • Emergência Climática: Um terço das espécies vegetais e animais pode desaparecer em 50 anos
  • “Está bastante claro por que não agimos a partir de 1989 contra a mudança climática”. Entrevista com Nathaniel Rich
  • Desindustrializar e desmercantilizar o campo diante da emergência climática
  • Colapso sistêmico global
  • 2019 foi segundo ano mais quente, dizem agências
  • Em 2019, o Alasca experimentou o ano mais quente já registrado
  • Recorde de temperatura no sexênio (2014-2019): prelúdio do colapso ecossocial
  • Emergência Climática: Com 18,3°C, temperatura no extremo norte da península Antártica alcança um novo recorde
  • Falha em agir no clima é maior risco para a humanidade, diz Davos
  • A humanidade e a Terra estão em perigo: devemos agir agora!
  • As mudanças climáticas estão acontecendo agora e não precisamos esperar o futuro para ver os efeitos
  • Mudanças climáticas podem trazer insegurança alimentar para 90% da população mundial
  • Emergência Climática: Estudo confirma que os modelos climáticos estão acertando as projeções de aquecimento futuro
  • Emergência climática: incêndios, ondas de calor marinhas e perda de biodiversidade
  • Clima global em 2015-2019: mudanças climáticas aceleram
  • 2019 encerra uma década nefasta para o clima: temperatura recorde, aumento do nível do mar e degelo acelerado
  • Por que é mais correto falar em “crise climática” e não em “mudança climática”
  • 2019 encerra a pior década da crise climática

Notícias relacionadas

  • Ter fome de Cristo

    LER MAIS
  • “A valorização do Centro Histórico com o uso social que se pode fazer do Cais Mauá não pode ser reduzida a ganhos econômicos”, diz o sociólogo.

    A cidade (rebelde) da modernidade tardia contra a cidade fordista-industrial. Entrevista especial com Milton Cruz

    LER MAIS
  • Acordo de Paris sobre o clima é aprovado pelo Plenário e vai à promulgação

    O Brasil deverá ser o primeiro país a ratificar o acordo que visa fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima, [...]

    LER MAIS
  • Já entramos no cheque especial ambiental

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados