Rohingyas. Forte preocupação das Nações Unidas. Teme-se a limpeza étnica

Mais Lidos

  • “A humanidade abriu as portas do inferno”, alerta António Guterres, secretário-geral da ONU

    LER MAIS
  • Brasil precisa de sistema de alerta antecipado contra desastres ambientais. Entrevista com Francisco Eliseu Aquino

    LER MAIS
  • “A grande estupidez da esquerda foi aceitar o neoliberalismo”. Entrevista com Rob Riemen

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

06 Setembro 2017

Mais de 123.000 refugiados da etnia muçulmana rohingya estão fugindo da violência em Mianmar e estão se refugiando na vizinha Bangladesh: a constatação é da ACNUR, o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, revendo para cima suas estimativas anteriores. Somente nessa segunda-feira, informa a ONU, foi registrado o maior número de refugiados que atravessaram a fronteira em um único dia, 37.000 pessoas. Os campos na fronteira entre os dois países asiáticos, criados na década de 1990, estão lotados e milhares são forçados a acampar onde e como podem no aguardo da travessia da fronteira.

A informação é publicada por L'Osservatore Romano, 06-09-2017. A tradução é de Luisa Rabolini.

A maioria dos rohingya em fuga é de mulheres, crianças e idosos, "Há muitas jovens que estão grávidas e recém-nascidos” destacou um porta-voz da ONU. Os Rohingyas são uma das minorias mais perseguidas no mundo, com milhares de pessoas que todos os anos abandonam suas casas em uma tentativa desesperada de chegar a Bangladesh e outros países vizinhos.

A última fuga em massa foi retomada após os confrontos sangrentos que aconteceram em 25 de agosto último, no estado de Rakhine, no noroeste de Mianmar, entre o exército e um movimento de insurreição em defesa dos Rohingyas. Confrontos que provocaram dezenas de vítimas entre os militares, aos quais o exército respondeu com uma ferocidade sem precedentes, atacando repetidamente os povoados dos rohingyas.

A ONU teme que a repressão militar em curso posse em breve se transformar em uma espécie de limpeza étnica, uma hipótese de que o governo de Mianmar nega firmemente.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rohingyas. Forte preocupação das Nações Unidas. Teme-se a limpeza étnica - Instituto Humanitas Unisinos - IHU