Não preguem bobagens, mas o Evangelho. Artigo de Enzo Bianchi

Foto: RobertCheaib | Pixabay

Mais Lidos

  • Inteligência artificial e o papel das humanidades. Pensamento crítico na era algorítmica. Artigo de Carl A. Raschke

    LER MAIS
  • 1º de setembro de 1939 – um dia surpreendentemente relevante

    LER MAIS
  • Himalaia mais quente: desastre no Nepal reforça ameaças a comunidades em regiões montanhosas

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

02 Setembro 2026

"E se um cristão tiver que ouvir homilias não dignas da Eucaristia, da qual são o momento principal, que reze para que o Senhor permita que Sua Palavra continua circulando, mesmo quando não a vemos se difundir como graça no mundo", escreve Enzo Bianchi, prior e fundador da Comunidade de Bose, em artigo publicado por Famiglia Cristiana, 30-08-2026. A tradução é de Luisa Rabolini.

Eis o artigo.

Muitos de vocês, talvez em férias, não estão participando da Eucaristia dominical de sua comunidade, mas daquela onde se encontram. Não é fácil encontrar celebrações eucarísticas onde a pregação ressoe clara, simples e fiel ao Evangelho. Eu também, às vezes, ouço homilias que me entristecem. Relembram-me os versos de Dante na Divina Comédia: "Cristo não disse ao seu primeiro grupo: 'Ide e pregai bobagens ao mundo', mas deu a eles um fundamento verdadeiro!" Ser semeadores da Palavra é árduo e difícil. Exige lê-la e ouvi-la diariamente com um ouvido aberto pelo Senhor (cf. Isaías 50,5); significa meditá-la, ruminá-la e refletir sobre ela no hoje em que vivemos e então, só então, proclamá-la com humildade, sempre indicando Cristo, sempre falando dele e nunca de nós mesmos. Às vezes, há narcisismo em que prega, protagonismo, a vontade de impressionar a plateia, porque não se acredita na eficácia da Palavra de Deus, realidade pobre, profundamente humana, mas dotada do poder do Senhor.

🔍 Adicione o Instituto Humanitas Unisinos – IHU às suas fontes favoritas do Google

Dante continua: "Para ser pelo mundo semeada [a Palavra] quanto sangue custou pouco se atenta, E quanto a crença humilde a Deus agrada!" Na verdade, uma homilia simples, até mesmo modesta, mas fiel ao Evangelho, contém mais força divina do que uma palavra aclamada durante uma solene Missa pontifical. E se um cristão tiver que ouvir homilias não dignas da Eucaristia, da qual são o momento principal, que reze para que o Senhor permita que Sua Palavra continua circulando, mesmo quando não a vemos se difundir como graça no mundo.

Leia mais