Um casal gay cumprimenta Leão XIV: "Contamos a ele que éramos casados ​​e nos sentimos acolhidos"

Foto: Aflo Images/Canva

Mais Lidos

  • “A emoção substituiu a expertise, e nosso cérebro adora isso!” Entrevista com Samah Karaki

    LER MAIS
  • “Marco temporal”, o absurdo como política de Estado? Artigo de Dora Nassif

    LER MAIS
  • A desigualdade mundial está aumentando: 10% da população detém 75% da riqueza

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

18 Novembro 2025

Os dois faziam parte de um pequeno grupo de fiéis recebido por Prevost juntamente com o Arcebispo de Los Angeles: "Ele será um papa para todos. Ele exala compaixão e aceitação, e é evidente que ele se preocupa genuinamente em unir as pessoas."

A reportagem é de Iacopo Scaramuzzi, publicada por La Repubblica, 14-11-2025.

Durante uma audiência privada, dois homens gays americanos disseram ao Papa Leão XIV que eram casados ​​e que se sentiram "acolhidos com calor e gentileza".

A história foi contada por um dos dois, Alex Capecelatro, empreendedor de tecnologia e CEO da Josh.ai, que conheceu o Pontífice nascido em Chicago junto com seu marido, Brian D. Stevens, um filantropo católico, durante uma audiência que Leão XIV concedeu nos últimos dias a um pequeno grupo de católicos de Los Angeles liderado pelo Arcebispo José Gomez, do Opus Dei.

“Um momento emocionante”

“Ainda é difícil expressar em palavras o quão especial foi conhecer o Papa Leão XIV”, escreveu Alex Capecelatro em sua conta do Instagram nos dias seguintes. “Sou profundamente grato por esta oportunidade, e foi especialmente significativo poder conversar com um Papa que fala inglês, cuja principal mensagem era a unidade e a paz.

Suas palavras foram sinceras e coerentes com suas ações. Não fui criado católico”, continuou o empresário americano, “então foi particularmente emocionante vivenciar este momento com Brian, que é um católico devoto. Quando Brian mencionou ao Papa que somos casados, ambos nos sentimos acolhidos com calor e gentileza, o que tornou o encontro ainda mais significativo.”

Capecelatro acrescentou que o Papa foi informado sobre a importância do Padre James Martin, o padre jesuíta americano envolvido no trabalho pastoral com pessoas LGBTQ+. Além disso, Leão havia recebido a visita dele nos últimos meses, algo que, continuou o empresário, “o Papa acolheu com entusiasmo”.

Sem necessidade de declarações

Christopher Hale, um democrata do Tennessee que compartilhou a notícia em sua conta no Substack, escreveu que a "acolhida graciosa do Papa a este casal gay", "ouvindo sua história, até mesmo apreciando seu amor por um ministério que serve aos fiéis LGBTQ+", "disse muito sem a necessidade de declarações sensacionalistas. Foi o Evangelho do encontro em ação."

Brincando com o Wordle

O restante da conversa, no entanto, girou em torno de um assunto completamente diferente e foi cordial. “Muitos me perguntaram sobre o que conversamos”, conta Capecelatro. “Após uma saudação calorosa e um pouco de conversa informal, eu disse que tinha uma pergunta muito importante para ele. Fiz uma pausa, e ele me olhou um pouco preocupado. Então perguntei: ‘Como foi com o Wordle hoje?’”. Como é sabido, Leão XIV joga Wordle, um jogo de palavras online, diariamente, especialmente com seu irmão John. O Papa Prevost “riu, relaxou imediatamente e disse que havia tentado seis vezes. Eu disse a ele que também precisei de seis tentativas. A palavra era ‘Glare’ (olhar), uma palavra difícil.

Alguns minutos depois, após cumprimentar os outros, ele voltou a falar sobre isso. Eu ficava me perguntando: ‘Será que isso realmente aconteceu?’”. O Papa e seus convidados de Los Angeles também falaram sobre beisebol, particularmente sobre os Dodgers, que acabavam de ganhar a Série Mundial. “Então, presumo que a vitória deles foi resultado dessa intervenção divina!” Alex Capecelatro concluiu: "Acredito sinceramente que o Papa Leão XIV será um papa para todos. Ele exala compaixão e aceitação, e é evidente que ele se preocupa genuinamente em unir as pessoas."

Leia mais