03 Novembro 2025
Cerca de 191 países estão credenciados para participar da COP30, entre eles a Argentina do negacionista Javier Milei. A expectativa é que o país envie algum representante, apesar da presença da delegação ainda ser incerta. Na 6ª feira (31/10), a Casa Branca oficializou que os Estados Unidos não enviarão nenhum funcionário de alto nível para a conferência. O que inclui a cúpula de líderes, que começa na próxima 5ª feira (6/11).
A reportagem é publicada por ClimaInfo, 02-11-2025.
A confirmação da ausência estadunidense gerou um misto de sentimentos. De um lado, houve alívio por parte de ambientalistas e da presidência da COP30. De outro, surgiu o temor de que o país pressione outras nações a não participarem da conferência do clima, conta a Exame.
Desde que assumiu seu 2º mandato, Donald Trump anunciou a saída dos EUA do Acordo de Paris e vem revisando a participação estadunidense em acordos ambientais multilaterais e contaminando outras frentes. Entre elas, o limite de produção no tratado global contra a poluição plástica e a taxação de carbono no transporte marítimo mundial.
Para driblar Trump, o Brasil negociou diretamente com o estado da Califórnia um acordo sobre transição energética e um acordo de carbono. O governador do estado, Gavin Newsom, atua como contraponto ao trumpismo no país. Uma comitiva californiana deve comparecer a Belém, assim como outros entes do país, informa a Folha.
A Secretaria Extraordinária para a COP30 (SeCOP) anunciou na 5ª-feira (30/10) que o número de países com hospedagem confirmada em Belém chegou a 149, enquanto outros 37 estão negociando acomodações. Como O Globo e Folha explicam, o número de países com presença confirmada é superior ao mínimo de nações necessárias para validar as decisões da conferência.
Em tempo 1
Para o secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Rafael Dubeux, a agenda de exploração de petróleo do governo, que inclui a Foz do Amazonas, não constrange o país na COP30. Essa confiança vem de diversos fatores, como uma matriz energética mais limpa em comparação a outras nações, além do Brasil deter as maiores áreas do mundo de Unidades de Conservação e Terras Indígenas, disse ele à Folha. Dubeux aposta na agenda de florestas, mas esquece que não existe floresta em pé em um clima mais quente por causa dos combustíveis fósseis — as condições atuais da Amazônia provam isso.
Em tempo 2
Organizações da sociedade civil reclamam do corte no número de crachás para a COP30 em relação às edições anteriores. A Folha conta os casos da Campanha Global para Demandar Justiça Climática, Sustentabilidad Sin Fronteras, La Ruta del Clima, Climate Action Network (CAN) e Observatório do Clima. A Convenção do Clima (UNFCCC) afirma que houve um aumento significativo no número de entidades credenciadas para as conferências, enquanto a capacidade dos eventos permanece estável. Assim, o crescimento da demanda naturalmente provoca uma redução no total de crachás concedidos a cada instituição, segundo a ONU.
Em tempo 3
Onde será realizada a COP30? A pesquisa "Atitudes em relação à COP30”, realizada pela Ipsos em 30 países, revela que 70% dos entrevistados não sabem onde a conferência irá acontecer. No Brasil, cerca de 10% acreditam que será em Brasília. O levantamento também revela que, em alguns casos, os entrevistados nem sabem a temática da conferência. O Globo detalha.
Leia mais
- Retrocesso brasileiro na véspera da COP30, em Belém
 - “Esperar COP para liberar Foz do Amazonas seria hipocrisia e repetiria Bolsonaro”, diz presidente do IBAMA
 - Petrobras quer perfurar mais 3 poços na Foz do Amazonas com mesma licença
 - Petrobras tenta expandir área licenciada na Foz do Amazonas
 - ONGs processam governo sobre petróleo na Foz do Amazonas
 - COP30 em Belém: o espelho turvo do verde e o fracasso anunciado de um sonho climático. Artigo de Paulo Baía
 - Desinformação climática explode nas redes e mira a COP30, em novembro
 - Adaptação climática é o próximo passo da evolução, diz nova carta da Presidência da COP30
 - COP30 inaugura um novo ciclo na história das Cúpulas do Clima da ONU, diz Ana Toni
 - COP não atingiu propósito para qual foi criada, dizem especialistas
 - Alto lá, esta terra tem dono: atrocidades do país da COP30. Artigo de Gabriel Vilardi
 - COP30 será “hora da verdade” contra a crise climática, diz Lula na ONU
 - Clima vai piorar em 2025, e COP30 em Belém será um fracasso. Artigo de Marcelo Leite
 - A COP30 em Belém: uma armadilha?
 - Um ano decisivo para o meio ambiente no Brasil e no mundo