Leão XIV convida estudantes e professores a pensar de forma holística

Foto: Vatican Media

Mais Lidos

  • Cristo Rei ou Cristo servidor? Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • A festa apócrifa da “Apresentação de Maria no Templo”. Mãe corredentora? E Zumbi dos Palmares? Artigo de Frei Jacir de Freitas Faria

    LER MAIS
  • Sheinbaum rejeita novamente a ajuda militar de Trump: "Da última vez que os EUA intervieram no México, tomaram metade do território"

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

29 Outubro 2025

O Papa Leão XIV apelou aos estudantes e professores das universidades eclesiásticas para que adotem uma abordagem holística. Em homilia para as Pontifícias Universidades de Roma, proferida na noite de segunda-feira, na Basílica de São Pedro, ele disse: "Hoje, tornamo-nos especialistas nos detalhes infinitamente pequenos da realidade, mas somos incapazes de recuperar uma visão geral do todo, uma perspectiva que une as coisas por meio de um significado maior e mais profundo; a experiência cristã, por outro lado, quer nos ensinar a olhar a vida e a realidade com um olhar unificado que abarque tudo e rejeite qualquer lógica parcial."

A reportagem é publicada por Katholisch.de, 28-10-2025.

O Papa enfatizou ainda: "A Igreja de hoje e de amanhã precisa dessa visão unificada". Seguindo o exemplo de Agostinho, Tomás de Aquino, Teresa de Ávila, Edith Stein e muitos outros, estudantes e professores de hoje são chamados a "continuar o trabalho intelectual e a busca da verdade sem separá-la da vida". O que acontece nas salas de aula e nas escolas não deve permanecer um exercício intelectual abstrato, mas deve se tornar uma realidade capaz de transformar vidas, disse o Papa.

Satisfazendo a fome pela verdade e pelo significado

A tarefa dos educadores é "ajudar os outros a serem eles mesmos e a desenvolver uma consciência independente e um pensamento crítico". É necessário "saciar a fome de verdade e de sentido, porque sem verdade e sentido autêntico, pode-se cair no vazio e até morrer", alertou o Pontífice.

A celebração com alunos e professores teve como motivo o Jubileu das Pontifícias Universidades. Existem mais de 20 instituições pontifícias de ensino superior em Roma, sete das quais têm o status de Pontifícias Universidades. Antes da celebração, o Papa assinou uma Carta Apostólica por ocasião do 60º aniversário da declaração conciliar "Gravissimum educationis" sobre a educação católica. O documento de quase dez páginas do Papa, que será publicado na terça-feira, intitula-se "Disegnare nuove mappe di speranza" (Traçando novos mapas de esperança).

Nota do Instituto Humanitas Unisinos - IHU

A íntegra da Carta Apostólica "Disegnare nuove mappe di speranza” do Papa Leão XIV por ocasião do LX aniversário da Declaração Conciliar Gravissimum educationis pode ser lida aqui.

Leia mais