18 Outubro 2025
A imprensa já havia noticiado nos últimos dias, agora a nomeação oficial pelo Papa aconteceu: Viena tem um novo arcebispo – e é Josef Grünwidl. O religioso de 62 anos já liderava a Arquidiocese de forma interina.
A informação é publicada por katolisch.de, 17-10-2025.
Josef Grünwidl será o novo arcebispo de Viena. A nomeação pelo Papa Leão XIV foi anunciada pelo Vaticano na sexta-feira. Desde a aposentadoria por idade do cardeal Christoph Schönborn em janeiro passado, o homem de 62 anos liderava provisoriamente a Arquidiocese de Viena como chamado Administrador Apostólico. A data de sua ordenação episcopal e posse ainda não foi anunciada. A mídia austríaca já havia relatado nos últimos dias a iminente nomeação de Grünwidl.
O arcebispo designado disse na sexta-feira, em mensagem de vídeo publicada pela Arquidiocese, que “após alguma hesitação, agora disse realmente sim de todo coração a esta tarefa” e que está muito animado com isso. Grünwidl é considerado enraizado na base da Igreja, com experiência pastoral e um ouvinte aberto ao diálogo. Ele próprio entende sua missão principalmente de forma espiritual. A Igreja precisa de menos debates sobre estrutura e mais profundidade espiritual, explicou várias vezes. Em sua primeira declaração sobre a nomeação, enfatizou que Deus não o quer “perfeito, mas disponível”.
Como Administrador Apostólico, Grünwidl se destacou como líder orientado à pastoral e comunicativo. Ele apoia uma discussão livre sobre temas como celibato, ministérios femininos ou sinodalidade, embora até agora tenha se manifestado de forma contida. Ele incluiu várias mulheres na equipe de liderança diocesana.
O predecessor Schönborn disse à agência de notícias católica austríaca Kathpress que estava satisfeito com a nomeação de Grünwidl como seu sucessor: “Hoje é realmente um dia emocionante e alegre para mim.” Ele sente um peso sair do coração, sabendo que, após trinta anos de serviço como arcebispo, a Arquidiocese está em boas mãos.
Após quatro anos como bispo auxiliar, Schönborn liderou a maior diocese da Áustria desde 1995. Foi presidente de longa data da Conferência Episcopal Austríaca e integrou várias autoridades do Vaticano. Ele continua presente em Roma, onde pertence à Comissão Cardinalícia do Banco do Vaticano. Schönborn conhece Grünwidl há muitos anos. Nos primeiros anos de seu mandato, Grünwidl o acompanhou como secretário.
Grünwidl nasceu em 31-01-1963 em Hollabrunn, na Baixa Áustria, e cresceu em Wullersdorf. Após a escola, entrou no seminário sacerdotal de Viena e estudou teologia na Universidade de Viena e órgão na Universidade de Música de Viena. Após sua ordenação sacerdotal em 1988, Grünwidl foi capelão e curador em paróquias em Viena-Leopoldstadt e Wiener Neustadt, e a partir de 1993 tornou-se capelão diocesano da juventude da Arquidiocese de Viena.
De 1995 a 1998, trabalhou como primeiro secretário de D. Schönborn. Depois, Grünwidl retornou à pastoral paroquial. De 1998 a 2014 foi pároco no sul da Baixa Áustria, e posteriormente, até 2023, moderador paroquial em Perchtoldsdorf, perto de Viena. Também atuou como decano e presidente executivo do Conselho de Sacerdotes de Viena. No início de 2023, o cardeal Schönborn nomeou Grünwidl vigário episcopal para o vicariato sul da Arquidiocese de Viena.
Leia mais
- O título e o conteúdo da primeira encíclica do Papa Leão XIV
- Uma encíclica sobre os pobres e as primeiras viagens. O verdadeiro início do pontificado de Leão XIV
- Encíclica, viagens, nomeações para a Cúria: os três "deveres" de Leão XIV durante as férias em Castel Gandolfo
- Os pobres e a inteligência artificial: os temas dos primeiros documentos papais de Leão XIV? Artigo de José Lorenzo
- Dois novos livros sobre o Papa Leão olham em 2 direções diferentes. Artigo de Kat Armas
- Leão XIV: cidadão do mundo, missionário do século XXI. Prevost concede sua primeira entrevista a Elise Ann Allen
- Leão XIV e a ilusão conservadora: o fim de um espelho?
- Leão XIV: diretrizes semelhantes às de Francisco e um estilo diferente
- Análise do primeiro mês do pontificado de Leão XIV: “Na Igreja Católica conta cada detalhe”, diz vaticanista italiano Marco Politi
- Aqui está o programa do Papa Leão XIV: paz, unidade e uma estocada nos ultraconservadores. Artigo de Marco Politi