15 Outubro 2025
“Vamos derrubar tudo, porque tudo que aprovamos aqui estava acordado com o ministro [da Casa Civil] Rui Costa e a ministra [das Relações Institucionais] Gleisi Hoffman”.
A informação é publicada por ClimaInfo, 14-10-2025.
A fala sobre os 63 vetos do presidente Lula ao PL da Devastação (2.159/2021), que deverão ser analisados pelo Congresso até amanhã (16/10), não é de um parlamentar da oposição. É do líder do PSD no Senado, Omar Aziz (PSD-AM), aliado de primeira hora do governo, destaca o Valor. Aziz defende cegamente o asfaltamento da BR-319, rodovia entre Manaus e Porto Velho, assim como alas do governo Lula. Aziz acusou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, de “atrasar” o desenvolvimento, na mesma audiência na qual ela foi covardemente atacada por Marcos Rogério (PL-RO) e Plínio Valério (PSDB-AM).
A derrubada dos vetos de Lula e o retorno do texto original, aprovado em plena madrugada na Câmara às vésperas do recesso parlamentar, têm, portanto, apoio de deputados e senadores da base governista. Os vetos tornaram um projeto horroroso em “apenas” muito ruim, como mostraram especialistas e organizações da sociedade civil. Mas para a bancada da destruição, quanto pior, melhor. Ainda mais se for a poucos dias da COP30, a 1ª Conferência do Clima a acontecer na Amazônia.
Assim como ocorreu na votação na Câmara e no Senado, parece que o governo não quer fazer muita força para evitar a derrubada dos vetos. Supostamente há negociações com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a bancada do agronegócio no Congresso, pela manutenção de alguns pontos. Mas, segundo a Folha, a ordem entre os agro-parlamentares é derrubar tudo.
Coordenadora de políticas públicas do Observatório do Clima, Suely Araújo cobra um posicionamento do governo Lula para impedir que a análise chegue a ser pautada. Mas, se isso acontecer e deputados e senadores derrubarem os vetos, a inconstitucionalidade de vários artigos do texto original garante como certa a judicialização do PL da Devastação, disse ela n’O Globo.
“A avaliação dos parlamentares contrários ao veto é a de que o caminho a partir da derrubada dos vetos é o mais poderoso para retomar os pontos ao texto. O governo precisa lutar politicamente para manter os vetos. Se não, o veto é um teatro. Sabemos que a oposição tem votos suficientes para derrubar os vetos. Uma judicialização seria imediata por inconstitucionalidade”, explicou.
Leia mais
- Vetos ao PL da Devastação reduzem danos, mas mantêm brechas
- PL da Devastação: o cenário após o veto de Lula
- Agricultura e Minas e Energia queriam sanção do PL da Devastação sem vetos
- PL da Devastação: o cenário após o veto de Lula
- Alto lá, esta terra tem dono: atrocidades do país da COP30. Artigo de Gabriel Vilardi
- "PL da Devastação": Lula mantém licença especial que acelera exploração de petróleo na foz do Amazonas
- Mercantilização e caos no licenciamento ambiental brasileiro
- Com o fim do licenciamento ambiental projetos serão implantados a fórceps. Entrevista especial com Rafael Giovanelli e Michel Santos
- Bolsonaro encerra governo com alta de 60% no desmate na Amazônia
- Na COP28, as mudanças de curto prazo são mais importantes do que as metas de longo prazo
- Mineração em terras indígenas fere a Constituição e desconsidera os direitos indígenas. Entrevista especial com Melissa Curi
- Como proteger os territórios do neoextrativismo, do “capitalismo parlamentar” e do “Estado de intimidação”? Entrevista com Henri Acselrad e Juliana Neves Barros
- O extrativismo global está degradando e sufocando a natureza. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
- EUA fora do Acordo de Paris é o primeiro desafio do novo presidente da COP30
- Extrativismo é um modelo de desenvolvimento insustentável
- ANM tem 363 autorizações de pesquisa ou exploração mineral em Terras Indígenas
- Tribunal Internacional de Justiça emitirá parecer consultivo sobre mudanças climáticas
- Mesmo com vetos, lei do licenciamento dá brecha à destruição
- Relatório do conselho pastoral dos pescadores revela violações alarmantes nas comunidades pesqueiras do Brasil
- Silêncio inconstitucional: o PL da Devastação e o direito socioambiental. Artigo de Mônica Lima
- Orçamento para meio ambiente é 11 vezes menor que recurso destinado a emendas parlamentares
- Indígenas protestam contra marco temporal e PL da Devastação
- Saiba como votou cada deputado no PL da Devastação, aprovado na madrugada desta quinta-feira (17)
- Entenda os vetos de Lula ao PL do Licenciamento