18 Setembro 2025
- Não são dias de folga, nem dias sem agenda (ontem ele recebeu Karekin e falou com o Padre Romanelli), mas sim momentos em que o Papa "foge" do Vaticano, e certamente da Cúria, para continuar a construir o seu próprio perfil.
- "León abre um novo canal de comunicação com a imprensa papal: a visita semanal a Castelfandolfo e o atendimento a perguntas antes de retornar a Roma", observa Austen Ivereigh, com conhecimento do assunto. Essas declarações de terça-feira "ameaçam" se tornar um hábito. Uma novidade, talvez a primeira, do Papa agostiniano. Veremos se isso continua.
O artigo é de Jesús Bastante, escritor e jornalista, publicado por Religión Digital, 17-09-2025.
Eis o artigo.
Ele vem fazendo isso há duas semanas e, segundo alguns especialistas, parece estar se institucionalizando. Estas são as "terças-feiras" de Leão XIV em Castel Gandolfo. Não são dias de folga, nem dias sem agenda (ontem mesmo ele recebeu Karekin e conversou com o Padre Romanelli), mas sim momentos em que o Papa "foge" do Vaticano, e certamente da Cúria, para continuar a construir seu próprio perfil.
E, além disso, estabelecendo uma espécie de diplomacia paralela, baseada em "canutazos" (palmadas) à mídia toda vez que deixa a residência de verão da Villa Barberini para retornar ao Vaticano. Tanto em agosto quanto nestas duas últimas ocasiões consecutivas, Leão falou sobre a guerra em Gaza e o perigo de uma escalada da guerra.
Jornalistas que acompanham as notícias do Vaticano já estão comprando ingressos para o encontro de terça-feira em Castel Gandolfo, e sabem que a ordem é clara: desde o farfalhar dos portões da residência papal até o momento em que ele entra no carro, Prevost está disponível.
"Leão abre um novo canal de comunicação com a imprensa papal: a visita semanal a Castelfandolfo e a resposta a perguntas antes de retornar a Roma", observa Austen Ivereigh, com conhecimento dos fatos.
Ele mal deu uma entrevista até agora, mas suas declarações de terça-feira "ameaçam" se tornar um hábito. Uma novidade, talvez a primeira, do Papa agostiniano. Veremos se é verdade.
Leia mais
- Leão XIV retorna, inesperadamente, a Castel Gandolfo
- Leão XIV retorna a Castel Gandolfo
- Com Leão XIV, o verão foi ameno… mas o que podemos esperar do outono e inverno?
- Leão XIV, o desaparecido
- Leão XIV: cidadão do mundo, missionário do século XXI. Prevost concede sua primeira entrevista a Elise Ann Allen
- Agostinianos. A nova ordem papal que vive da caridade e defende uma Igreja mais universal
- Leão facilitou acordo com bispos alemães. Entrevista com Austen Ivereigh
- Conflito Israelense-Palestino: Compreendendo a história de Gaza
- O retorno silencioso de Leão XIV à tradição: ele volta a passar o verão em Castel Gandolfo (com tênis e piscina). Artigo de Inigo Dominguez
- O Papa almoçou com cem pobres em Castel Gandolfo: "A criatura mais bela é aquela criada à semelhança de Deus"
- Os "fantasmas" de Francisco aparecem ao Papa Leão XIV em sua primeira chegada a Castel Gandolfo
- Papa Leão XIV passará férias em Castel Gandolfo de 6 a 20 de julho
- Papa Leão XIV anuncia sua primeira viagem
- "Leão XIV continuará o caminho de Francisco, mas não em questões LGBT ou femininas." Entrevista com Elise Ann Allen
- Leão XIV: um tímido início de pontificado. Artigo de Mikael Corre