• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

‘Incompreensível país de Paulo Freire ter índice de analfabetismo muito alto’, critica professor da USP

Foto: Sumaia Vilela | Agência Brasil

Mais Lidos

  • Opção preferencial pelos machos: masculinismo católico e os padres fitness. Artigo de Renan Dantas e Tabata Tesser

    LER MAIS
  • Uma encíclica sobre os pobres e as primeiras viagens. O verdadeiro início do pontificado de Leão XIV

    LER MAIS
  • Pier Giorgio Frassati: o jovem burguês e antifascista que escolheu os pobres e os trabalhadores

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    23º Domingo do Tempo Comum – Ano C – Seguir Jesus um caminho exigente

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

09 Setembro 2025

Brasil tem 9,1 milhões de analfabetos e 29% da população em situação de analfabetismo funcional.

A reportagem é de Adele Robichez, José Eduardo Bernardes e Larissa Bohrer, publicada por Brasil de Fato, 08-09-2025.

No Dia Mundial da Alfabetização, celebrado nesta segunda-feira (8), o professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) Daniel Cara critica a negligência histórica do Brasil com o tema. “É completamente incompreensível que no país de Paulo Freire, que foi o maior pensador da alfabetização e da educação ao longo da vida dos adultos, referência global, o índice de analfabetismo absoluto seja ainda muito alto”, afirmou ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tinha 9,1 milhões de pessoas com 15 anos ou mais que não sabiam ler nem escrever em 2024, o que corresponde a uma taxa de 5,3% da população adulta. Além disso, o Indicador de Analfabetismo Funcional (Idaf) do último ano indica que cerca de 29% da população brasileira era considerada analfabeta funcional.

O pesquisador ressalta que o impacto da alfabetização, inclusive da Educação de Jovens e Adultos (EJA), vai para além da sala de aula. “Uma criança que tem contato com um adulto que volta para a escola (…) quase sempre tem um desempenho escolar muito satisfatório porque vê que a família valoriza a educação”, explica.

Ele explica que o analfabetismo funcional gera um problema em todos os níveis de ensino. “Se você chega até a universidade e está em situação de analfabetismo funcional, é um problema, concretamente, de algo que não ocorreu na educação básica. […] Isso é gravíssimo”, afirma.

Cara lembra ainda que o aprendizado não é cumulativo e exige estímulo constante. “Quantas vezes uma pessoa estuda um idioma estrangeiro e, pelo fato de não praticar, tem muita dificuldade de retomar o uso da língua? Essa é a prova de que o aprendizado não é cumulativo”, compara.

Mudanças climáticas e desigualdades regionais

O professor destaca que a crise climática impõe novos desafios à educação, como no Rio Grande do Sul, onde enchentes inviabilizaram aulas em 2024. “As mudanças climáticas trazem inúmeros desafios para o aprendizado, tanto na inviabilização do curso normal das aulas […] como também a climatização das salas de aula não permite um aprendizado”, diz.

Ele também ressalta que as desigualdades regionais ampliam a exclusão educacional. “[O Norte] é uma região que ainda está muito pautada em processos de corrupção, […] tem um garimpo mobilizado pelo crime muito estruturado, […] diante do fato de que o Brasil não respeita as populações indígenas, tampouco as ribeirinhas. Isso resulta em uma região que tem pouco acesso à educação, comparado com as outras regiões”, exemplifica.

Leia mais

  • ‘Educação brasileira funciona com metade dos recursos necessários’, diz Daniel Cara
  • Caso de estudantes de medicina revela educação brasileira voltada ao currículo e longe da cidadania. Entrevista com Daniel Cara
  • Analfabetismo volta a crescer e expõe falta de políticas públicas, aponta presidente da CNTE
  • Brasil tem 13 milhões de analfabetos e não consegue redução há três anos, diz Unesco
  • A crise da educação: um ataque sistemático ao conhecimento. Artigo de Robson Ribeiro de Oliveira Castro Chaves
  • 'Novo analfabetismo': por que tantos alunos latino-americanos terminam ensino fundamental sem ler ou fazer contas
  • No Brasil, 11,5 milhões de pessoas que ainda não sabem ler e escrever
  • No ensino superior, 38% dos alunos não sabem ler e escrever plenamente

Notícias relacionadas

  • Analfabetismo ambiental e a preocupação com o futuro do planeta

    "Uma quantidade imensa de pesquisas, surgidas de diversos cantos, inclusive da academia colocam a questão ambiental entre as cinc[...]

    LER MAIS
  • A ciência brasileira na UTI

    O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), principal agência de fomento à pesquisa do governo fed[...]

    LER MAIS
  • O pêndulo das gerações: debate sobre Escola sem Partido ignora os principais interessados, os alunos

    Polêmica em torno de proposta de uma Escola sem Partido revela desconhecimento sobre a força das novas gerações, atesta José [...]

    LER MAIS
  • Governo Temer suspende programa nacional de combate ao analfabetismo

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados