01 Setembro 2025
Decididamente, o Brasil não é para iniciantes. Acontece cada patacoada por este país afora que é inacreditável. Coisas, fatos, boatos, palhaçadas apresentadas por integrantes do Poder Legislativo que são difíceis de se acreditar!
O artigo é de Edelberto Behs, jornalista.
Eis o artigo.
Na cidade gaúcha de Nova Prata, a Câmara de Vereadores aprovou moção proposta pelo edil Douglas Minozzo (Republicanos), por seis votos, três abstenções e um contrário, de apoio ao governo dos Estados Unidos no caso das sanções comerciais impostas ao Brasil e a um ministro o Supremo Tribunal Federal. Nova Prata tem uma forte indústria moveleira que exporta produtos para... os Estados Unidos!
Em Joinville, maior cidade de Santa Catarina, o vereador Mateus Batista (União) defendeu “controle” mais efetivo da vinda de imigrantes à cidade. Conhecido por suas posições vinculadas ao Movimento Brasil Livre (MBL), Batista quer evitar que o Estado se transforme num “favelão”, o que acontecerá, segundo ele, se o fluxo migratório do Norte e Nordeste não for “barrado”.
A crítica do vereador partiu do entendimento do pacto federativo. Em discurso, ele argumentou que os Estados do Sul são prejudicados pelo sistema, pois “pagam a conta duas vezes”. Uma vez, ao contribuírem para o orçamento nacional; outra, ao receberem migrantes de Estados mal geridos. A vinda dessa gente sobrecarregaria os serviços públicos.
Mas a cereja do bolo fica com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL). Ele encaminhou ofício ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, solicitando autorização para exercer o mandato diretamente dos Estados Unidos, para onde partiu, por vontade própria, em fevereiro com o propósito de articular o tarifaço contra o Brasil, como chantagem para forçar a anistia do capitão. O parlamentar sugeriu sua atuação parlamentar no modo remoto, como acontecia nas sessões virtuais adotado pela Câmara durante a pandemia da covid-29.
A moção dos edis de Nova Prata é um tiro no pé. A proposta do edil joinvilense é racista. O pedido do Bananinha é simplesmente ridículo, contar com um parlamentar que tem sua base de atuação fora do país!
Leia mais
- ‘Bolsonarismo na UTI’: recuo de Hugo Motta e posição entreguista isolam oposição, avalia cientista político
- Diferenças do trumpismo e bolsonarismo nos atos golpistas
- Ataques bolsonaristas à democracia e o desejo de destruição, morte e guerra civil. Algumas análises
- Bolsonarismo e fascismo. Artigo de Rudá Ricci
- Brasil aciona OMC para contestar tarifaço de 50% imposto por Trump ao país
- Brasil confronta Trump na OMC sobre uso político de tarifas
- Trump ameaça mais de 145 mil empregos no RS para salvar família Bolsonaro e ajudar Big Techs
- Os próximos passos do tarifaço de Trump. Artigo de Paulo Kliass
- A agressão de Washington e a questão nacional. Artigo de Paulo Kliass