EUA e Trump reprimem vistos: 55 milhões de estrangeiros reconsideraram. Caminhoneiros tiveram seus vistos revogados

Foto: Seyed Amir Mohammad Tabatabaee/Unsplash

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

25 Agosto 2025

O Departamento de Estado disse que verificará todas as contas de mídia social, registros policiais nos países de origem e violações da lei dos EUA.

A reportagem é publicada por La Repubblica, 22-08-2025.

O Departamento de Estado americano informou que começou a verificar todos os 55 milhões de estrangeiros residentes nos Estados Unidos com vistos. O departamento também alertou que todos os portadores de visto americano estão sujeitos a "escrutínio contínuo", com atenção especial a qualquer evidência que possa indicar a necessidade de revogar suas autorizações e deportá-los. E isso começa imediatamente com os motoristas de caminhão.

No X, o secretário de Estado, Marco Rubio, anunciou: "A partir de agora, suspenderemos a emissão de vistos de trabalho para motoristas de caminhão comercial. O crescente número de motoristas estrangeiros operando grandes tratores-reboques nas estradas americanas está colocando em risco a vida dos americanos e comprometendo a subsistência dos caminhoneiros americanos".

Desde que Trump retornou à Casa Branca em janeiro passado, o governo impôs restrições e exigências cada vez mais rigorosas aos solicitantes de visto dos EUA, incluindo a exigência de que todos passem por entrevistas presenciais.

No entanto, a revisão de todas as 55 milhões de autorizações para estrangeiros residentes parece indicar uma repressão significativa. O Departamento de Estado explicou que todas as contas de mídia social, registros policiais em seus países de origem e quaisquer violações da lei americana cometidas desde sua chegada serão examinados.

No início desta semana, o governo disse que revogou mais de 6 mil vistos de estudantes estrangeiros desde janeiro, incluindo 4 mil por "violações reais" da lei e cerca de 200 a 300 vistos por questões relacionadas ao terrorismo.

Leia mais