• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Argentina. Peter Lamelas, o embaixador dos EUA promete "monitorar as províncias" e apoiar Milei contra a China

Mais Lidos

  • Jesus nos faz partícipes de sua experiência de filiação com Deus. Comentário de Ana Casarotti

    LER MAIS
  • Os seminários dos EUA estão vivendo uma 'era de ouro' (apesar do Papa Francisco, dizem os críticos). Artigo de José Lorenzo

    LER MAIS
  • “Acredito que é impossível estudar os seres humanos como se vivessem separadamente dos não humanos, e vice-versa”. Entrevista com Anna Tsing

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    Maria Madalena e o nome de quem Ele conhece

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

24 Julho 2025

O médico de origem cubana nomeado por Donald Trump defendeu o líder de extrema-direita e pediu que Cristina "pague o que deve".

A reportagem é publicada por Página|12, 23-07-2025.

Como se fosse um vice-rei, falou sobre seu futuro trabalho na Argentina, onde pretende chegar não apenas para apoiar o governo de Javier Milei, mas também anunciou que visitará as províncias (onde Milei nunca esteve) para "garantir que não façam acordos com os chineses". A intromissão descarada do aspirante a embaixador americano na Argentina, Peter Lamelas, não parou por aí; ele chegou a antecipar o lobby que realizará no judiciário para "garantir que Cristina receba a justiça que merece". Dedicou vários minutos à ex-presidente para destacar a posição do governo Donald Trump sobre sua situação jurídica. Não apenas reclamou de sua prisão domiciliar, como ousou insinuar responsabilidade pela morte do promotor Alberto Nisman e pelo encobrimento do atentado à AMIA. O repúdio foi rápido; legisladores e governadores peronistas rejeitaram essas declarações, e até mesmo a própria embaixada chinesa na Argentina, que em um comunicado aconselhou Lamelas a não "ver na China um espelho que reflita apenas sua própria lógica hegemônica".

Peter Lamelas, futuro embaixador dos Estados Unidos na Argentina. (Foto: Reprodução)

O governo Trump demonstrou imperialismo praticamente desde o momento em que retornou à Casa Branca. Primeiro, perseguiu migrantes com práticas repressivas e supremacistas, independentemente de serem legais ou ilegais. Depois, começou a impor tarifas a países que não obedecem ao seu mandato e, agora, como aconteceu recentemente com o Brasil, busca interferir direta e abertamente na política argentina.

Durante sua apresentação perante o Congresso dos EUA, buscando aprovação para sua nomeação como representante diplomático, Lamelas detalhou a política que seguirá na Argentina. Ele deixou claro que apoiar o governo de Milei e vencer em outubro são objetivos prioritários. "Trump me pediu para trabalhar com seu amigo Javier para construir uma grandeza sem precedentes", afirmou, para dissipar quaisquer dúvidas.

Se a vitória nas eleições de outubro é um objetivo, a outra prioridade é a China. O futuro embaixador afirmou que visitará as 23 províncias "para conversar com os governadores" e literalmente "garantir que eles não façam acordos com os chineses". "Isso pode levar à corrupção, corrupção por parte dos chineses", repetiu.

"O desafio", disse ele, "é que cada província tem seu próprio governo e pode assinar acordos com a China. Quero me envolver não apenas com o presidente (ministro das Relações Exteriores) Gerardo Werthein, Luis Caputo ou Santiago Caputo, mas também com os governos provinciais. Devemos continuar apoiando Javier Milei para construir um relacionamento melhor entre nossos países", disse Lamelas.

A decisão óbvia de evitar a presença de interesses chineses na Argentina motivou um comunicado da Embaixada da República Popular da China. A respeito das declarações do diplomata, a embaixada afirmou que "elas estão impregnadas de preconceitos ideológicos e de uma mentalidade de Guerra Fria baseada em um jogo de soma zero, o que apenas provoca um sentimento de desconforto quanto ao possível ressurgimento da Doutrina Monroe. Isso contradiz e se opõe aos 'valores democráticos' que eles proclamam", afirmou o comunicado.

Em outra seção, a delegação diplomática chinesa afirmou que o país "mantém intercâmbios e cooperação com os países latino-americanos, incluindo a Argentina, sempre baseados nos princípios de respeito mútuo, tratamento igualitário, benefício mútuo e resultados mutuamente benéficos, sem buscar esferas de influência ou interesses geopolíticos, nem mirar terceiros". Por isso, enfatizaram, em uma mensagem clara não apenas a Trump, mas também a Milei, que "a Argentina não deve se tornar um 'campo de batalha' para disputas entre grandes potências, mas sim um 'campo por excelência' para a cooperação internacional em busca de desenvolvimento, reforma e promoção". Por fim, aconselharam Lamelas, sem nomeá-lo, "a não ver na China um espelho que reflita apenas sua própria lógica hegemônica".

O ex-presidente

As declarações de Lamelas sobre a condenação e prisão de Cristina Fernández de Kirchner foram ouvidas como uma confirmação tardia do que o então presidente havia dito: "Se algo me acontecer, olhe para o norte". Nesse sentido, o futuro embaixador dos EUA não escondeu sua satisfação com o fato de ela estar presa. "Ela foi processada e considerada culpada de fraude", afirmou, e ousou afirmar que "se não fosse política, estaria presa. Ela está em prisão domiciliar devido a um certo favoritismo político que existe lá", disse, sem apresentar qualquer prova para tal declaração ofensiva.

Determinado a continuar manchando o nome da ex-presidente, Lamelas se referiu ao atentado à AMIA: "Obviamente, até onde sabemos, ela não esteve envolvida no atentado à AMIA, mas definitivamente esteve envolvida de alguma forma em encobri-lo", afirmou, sem a menor prova dessa afirmação imprudente. Em seguida, recorreu à figura de Deus para apontar que somente a divindade saberia "se ela esteve envolvida na morte do promotor (Alberto) Nisman".

Por fim, ele disse que aplaudiu "os esforços de Milei para chegar ao fundo disso", como se o presidente tivesse desenvolvido alguma política para esclarecer o ataque.

As repercussões

Pouco depois, setores democráticos da política expressaram sua condenação à interferência do Spruille Braden do século XXI. Por exemplo, o governador de La Pampa, Sergio Ziliotto, declarou que, em sua província, "não aceitamos, nem aceitaremos, interferências externas que busquem nos disciplinar. Os únicos que nos comandam são os habitantes de La Pampa".

O governador da Terra do Fogo, Gustavo Melella, fez eco ao seu homólogo pampa, afirmando que em sua província "não permitimos que ninguém nos discipline e tomamos nossas próprias decisões", e afirmou que "é inaceitável que um funcionário diplomático adote uma postura que beira o intervencionismo e desrespeite a soberania de nossa província". Além disso, recomendou que Lamelas permaneça em seu país "para resolver seus problemas de corrupção. Pare de ser cúmplice dos usurpadores britânicos. A Argentina e nossa província não precisam de você nem de suas ambições intervencionistas".

A senadora Juliana di Tullio, do UxP, perguntou ao presidente se ele "é o chefe do Estado argentino, não o chefe de uma colônia. Não aceite interferência de nenhum país. A Argentina é a pátria de todos, defenda-a". Para o deputado Leopoldo Moreau, do UxP, as declarações de Lamelas sobre CFK confirmam "de onde partiu a ordem de prisão". Portanto, ele acredita que o embaixador agora se sente livre para "dizer aos governadores o que eles podem ou não fazer e com quem devem ou não negociar". Além disso, enfatiza o deputado, Lamelas anuncia descaradamente que pretende interferir no julgamento relacionado ao Memorando do Irã para garantir outra condenação para Cristina.

Por sua vez, a ex-deputada da FIT, Myriam Bregman, disse ser "difícil identificar o que há de mais grave em tudo o que ele diz". Ela considerou inaceitável sua interferência nos assuntos internos da Argentina, bem como "sua opinião sobre a distribuição de poder estabelecida pela Constituição de 1994 e seu desejo de receber investimentos de um terceiro país". Ela também condenou seus comentários sobre Cristina Kirchner e, acima de tudo, sua abertura para apoiar a campanha de Milei.

Leia mais

  • Argentina volta à crise: o novo resgate do FMI. Artigo Eduardo Giordano
  • Argentina. Quase 40% da população é pobre
  • Condenação de Kirchner abala a política argentina
  • A Argentina sob a experiência “libertária” de Milei. Entrevista com Noelia Barral Grigera e Sebastián Lacunza
  • Argentina vê seu maior nível de pobreza em 20 anos com Milei como presidente
  • Javier Milei, um presidente “estranho”. Artigo de Pablo Stefanoni
  • Milei declara guerra à Agenda 2030 e isola Argentina na ONU
  • Milei contra todos e estrela da cúpula da direita global
  • “Com Milei, as forças de segurança estão repetindo o que aconteceu durante a ditadura militar”

Notícias relacionadas

  • Bergoglio renuncia como arcebispo de Buenos Aires

    Neste sábado, o cardeal de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio (foto), ultrapassa a idade canônica de 75 anos, disposta pela Igr[...]

    LER MAIS
  • Sueldo mínimo: dos décadas de efectos positivos sobre la reducción de la pobreza y de la desigualdad. Entrevista con Alessandra Scalioni (IHU/Adital)

    “No se debe apenas considerar las contribuciones de patrones y empleados como recaudación de la Jubilación, sino también la p[...]

    LER MAIS
  • A ambígua e ineficiente política indigenista brasileira. Entrevista especial com Egydio Schwade

    LER MAIS
  • "A democracia brasileira é chata. Não entusiasma ninguém". Entrevista especial com Francisco de Oliveira

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados