23 Julho 2025
A Arquidiocese de Colônia não aplicará a orientação sobre "Bênçãos para Casais que se Amam". A arquidiocese está agindo de acordo com os regulamentos universais da Igreja, declarou em resposta a uma solicitação do katholisch.de. A declaração Fiducia supplicans do Dicastério para a Doutrina da Fé contém todas as informações essenciais sobre a administração de bênçãos a casais que não podem contrair matrimônio sacramental.
A informação é publicada por Katholisch, 22-07-2025.
Posteriormente, o Dicastério destacou explicitamente que as bênçãos abordadas na declaração deveriam ser "espontâneas e breves", ou seja, não deveriam ter forma litúrgica. "Em nossa opinião, a orientação aqui vai além das normas universais da Igreja", continuou a arquidiocese. No entanto, continua sendo um desafio importante para a Arquidiocese de Colônia, "especificamente também para todos os párocos e todos os batizados, encontrar maneiras eficazes, dentro da estrutura das normas universais da Igreja, de estender a proximidade e a companhia de Deus às pessoas".
A não aplicação das diretrizes foi anunciada em um comunicado do grupo de trabalho "Igreja Arco-Íris para Todos", da paróquia de St. Lambertus, em Mettmann. O grupo de trabalho expressou sua incompreensão com a decisão: "Desejamos uma igreja na qual ninguém seja excluído ou discriminado com base em orientação sexual, identidade de gênero, divórcio ou novo casamento, mas sim que todos sejam aceitos com respeito e igualdade".
Vários bispos publicaram oficialmente o folheto e o recomendaram para o cuidado pastoral em suas dioceses. Em Limburg, dom Georg Bätzing incentivou os agentes pastorais a aproveitarem as possibilidades oferecidas por este folheto para organizar cerimônias de bênção para casais. Recomendações oficiais para seu uso também foram emitidas em Osnabrück e Rottenburg-Stuttgart.
Fruto do Caminho Sinodal
No início de abril, a Conferência Conjunta da Conferência Episcopal Alemã (DBK) e o Comitê Central dos Católicos Alemães (ZdK) adotaram um guia para agentes pastorais que fornece uma estrutura para bênçãos. As bênçãos são destinadas a "divorciados e recasados, casais de todas as identidades de gênero e orientações sexuais, e casais que, por outros motivos, não desejam ou não podem receber o sacramento do matrimônio". O comitê não pode tomar decisões vinculativas para a Igreja na Alemanha ou para as dioceses. O próprio guia, portanto, refere-se apenas a "diretrizes práticas".
O documento de bênçãos se origina de um mandato do Caminho Sinodal. Depois que o Vaticano flexibilizou a proibição de bênçãos de relacionamentos homossexuais com "Fiducia supplicans" em dezembro de 2023, essas mudanças também foram incorporadas. As propostas resumidas no documento pretendem ser uma oferta para "pessoas divorciadas e recasadas, casais de todas as identidades de gênero e orientações sexuais, e casais que, por outros motivos, não desejam ou não podem receber o sacramento do matrimônio". As diretrizes seguem a "abordagem pastoral do pontificado do Papa Francisco", afirmou-se na apresentação.
Leia mais
- A Igreja Alemã aprovou diretrizes para promover as bênçãos "Fiducia supplicans" durante o Sede Vacante
- Casais homossexuais divorciados e recasados: as ambiguidades de 'Fiducia Supplicans'. Artigo de Mikael Corre
- Homossexuais, divorciados-recasados: uma bênção oferecida a todos. Artigo de René Poujol
- Igreja e homossexualidade: a desobediência em marcha. Artigo de René Poujol
- Bênção de casais homossexuais: “O amor de Deus derruba qualquer sistema”. Entrevista com Godehard Brüntrup
- Bênção aos homossexuais, o “não” da África. Artigo de Luigi Sandri
- O Papa Francisco parece agir sobre a homofobia que impregna a Igreja como age sobre o sexismo: usa (e abusa?) da estratégia dos pequenos passos. Artigo de Josselin Tricou
- “Fiducia supplicans”. Dom Bätzing: pedir uma bênção é confiar na bondade de Deus
- Documento Fiducia suplicans é “um pequeno passo em frente”
- Sobre o significado pastoral das bênçãos. A íntegra do documento Fiducia suplicans
- Outro “Tametsi”: 1563-2023 Sobre a Declaração Fiducia supplicans. Artigo de Andrea Grillo
- Bênção a casais homossexuais, o Vaticano responde às críticas
- “A bênção a casais homossexuais é uma blasfêmia”. Entrevista com o cardeal Gerhard Ludwig Müller
- A bênção dos casais do mesmo sexo: há outras por vir. Artigo de Jesus Martinez Gordo
- A bênção é a linguagem da mansidão. Entrevista com Andrea Grillo
- Bênção aos casais homossexuais: o pragmatismo ousado do Papa Francisco. Editorial do jornal Le Monde
- Bênção aos casais LGBT: “O papa apaga séculos de discriminação”
- Defensores LGBTQ+ comemoram a aprovação do Papa às bênçãos para pessoas do mesmo sexoBênção eclesiástica da situação “irregular”: a quarta via de Francisco
- Bênção eclesiástica da situação “irregular”: a quarta via de Francisco
- Defensores LGBTQ+ comemoram a aprovação do Papa às bênçãos para pessoas do mesmo sexo
- Incompreensão na África após autorização de bênção a casais do mesmo sexo
- As razões pelas quais o Vaticano autorizou bênçãos para casais do mesmo sexo
- Cardeais do Sínodo oferecem respostas divergentes sobre “Fiducia Supplicans”
- O coração da Fiducia Supplicans é a acolhida, não se nega a bênção a ninguém, afirma o Papa