Inteligência Artificial e crise ecológica: encontros e desencontros, em debate no Cepat

Mais Lidos

  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS
  • Diaconato feminino: uma questão de gênero? Artigo de Giuseppe Lorizio

    LER MAIS
  • Venezuela: Trump desferiu mais um xeque, mas não haverá xeque-mate. Artigo de Victor Alvarez

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

08 Julho 2025

Inteligência Artificial e crise ecológica: encontros e desencontros é o tema do quarto encontro da série de debates [on-line] Tecnologia e Ecologia: rupturas e imbricações, que ocorrerá no dia 09/08, às 10h, tendo como debatedora a Profa. Dra. Paola Cantarini (USP e ETHIKAI).

A série de debates busca aprofundar as temáticas socioambientais com ênfase nas relações entre tecnologia e ecologia, com suas rupturas e imbricações, buscando analisar facetas dos principais desafios da condição humana no mundo.

Você poderá acompanhar o debate pelos seguintes canais:

- Canal no Youtube do CEPAT;
- Página no Facebook do CEPAT;
- Canal no Youtube do Diversitas/UEM;
- Sítio do Instituto Humanitas Unisinos - IHU.

Certificação

Por meio de uma parceria com o Projeto Diversitas Eventos, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá - UEM, ofereceremos a certificação aos interessados. Para se inscrever, basta preencher o formulário clicando nesse link.

Parceiros

Para essa iniciativa, o CEPAT conta com a parceria e o apoio do Instituto Humanitas UnisinosIHU e o Departamento de Ciências Sociais, da UEM.

Conheça a debatedora

Paola Cantarini é advogada, professora universitária, bacharel em direito, mestre e doutora em direito (PUCSP), em filosofia (PUCSP) e em filosofia do direito (Univ. Salento/Unisalento-It.). Possui 10 pós-doutorados em Direito, Filosofia, Sociologia e Inteligência Artificial em diversas instituições nacionais e internacionais de renome, com supervisores tais como Boaventura de Souza Santos, Oswaldo Giacoia e Slavoj Zizek, (EGS/Suíça, Univ. Coimbra, PUCSP – TIDD, USP/IEA – Cátedra Oscar Sala).

É coordenadora acadêmica do Centro de Estudos Avançados do Direito e Inovação – CEADIN, da Universidade de São Paulo – USP, Ribeirão Preto, e coordenadora da equipe de governança do projeto Understanding Artificial Intelligence – UAI, do Instituto de Estudos Avançados – IEA da USP.

Também é pesquisadora visitante em diversas instituições internacionais com supervisão de renomados intelectuais como Roberto Esposito (SNS - Scuola Normale Superiore - Pisa/It, Florida International University, European University Institute, Law Department, e CIJIC (Centro de Investigação Jurídica no Ciberespaço) – Univ. de Lisboa). Pesquisadora do C4AI - Centro de Inteligência Artificial da USP. Presidente e Pesquisadora da EthikAI – “ethics as a service” (ethikai.com.br).

Atua como membro da Comissão da Criança e do Adolescente, da Comissão de Proteção de Dados da Ordem dos Advogados de São Paulo - OABSP e da Comissão de IA da OABSP - Santo Amaro.

Confira o cartaz 

 

Confira a programação dos próximos debates 

 

Leia mais