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Presença eucarística e presença eclesial. Artigo de Wim De Moor

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05 Julho 2025

"Na minha opinião, é urgente que a Igreja assuma a sua responsabilidade, precisamente no plano de ajudar os fiéis a deixarem-se plasmar, pelo Espírito, numa comunidade na qual o Filho se encarna, o que, querendo dialogar seriamente com a cultura tecnocientífica, implicaria tudo menos reforçar os baluartes dogmáticos, sejam eles eucarísticos, éticos ou morais...", escreve Wim De Moor, professor de música na LUCA School of Arts, em Bruxelas, e do Hoger Diocesaan Godsdienstinstituut, em Ghent, na Bélgica, em artigo publicado por Come Se Non, 02-07-2025. 

O teólogo italiano Andrea Grillo escreve:

"Recebi e publico este texto de Wim De Moor, autor já conhecido deste blog. Agradeço-lhe porque ele destaca um aspecto que gostaria de desenvolver em um post futuro: a deriva política do culto eucarístico. É interessante notar, de fato, que no início da história da festa de Corpus Domini, o valor eclesial foi recebido com dificuldade. Mais bem-sucedida foi, quase 50 anos após a iniciativa de Urbano IV, a reinterpretação política da festa, que então, no século XVI, assumiu inevitavelmente um novo valor apologético, não apenas político, mas confessional. Esta história, tão rica em expressões não apenas eclesiais, mas civis, situa a relação com o Santíssimo Sacramento em uma região que não é apenas interior e não apenas estritamente eclesial. Por isso, é importante estudá-lo como um fenômeno total, reunindo elementos que normalmente são considerados diferentes ou mesmo opostos. Por isso, agradeço as sugestões de Wim, que são inteiramente pertinentes. Por trás de suas palavras, vejo surgir a grande questão à qual Enrico Mazza dedicou um precioso volume no início do século XXI: isto é, a continuidade e a descontinuidade entre a teologia eucarística bíblica e patrística e a medieval e moderna: a cisão entre presença sacramental e presença eclesial é verdadeiramente uma questão decisiva para a Igreja de amanhã."

Eis o artigo.

Tendo lido os escritos do professor Andrea Grillo por muitos anos, tenho buscado uma "ponte" entre o que, por um lado, ele diz sobre a liturgia e os sacramentos e, por outro, o que ele diz sobre a "desmaquilização" da Igreja e a bênção (sic) de relacionamentos "irregulares". Agora, acompanhando o que está acontecendo em torno da canonização do Beato Carlo Acutis, e observando como as palavras do professor são facilmente mal interpretadas, encontro-me remetido a situações eclesiais nas quais, constatando uma prevalência da presença eucarística sobre a eclesial, me perguntei se, além do respeito por certas devoções modernas, haveria também razões psicológicas, conscientes ou inconscientes, na base.

Explico-me. Enquanto, na forma do anfitrião, mas também na de uma "espiritualidade" à qual conformar a própria vida, houver "o Senhor" para nos conectar, não há necessidade de nos olharmos nos olhos. Pouco importa qual provedor seja: aqueles que, no plano emocional/afetivo, se sentem inseguros, facilmente evitarão a reciprocidade; "amar o irmão" se reduzirá a uma ação agápica, caritativa, pastoral ou política. Falaremos de "comunhão" - ou, a partir dos anos setenta: da equipe, do coetus ..., utilizando um conceito de recipiente em cuja sombra mais de uma vez se esconde o tédio de um estar juntos que se confunde com "comunidade".

É outra questão onde as pessoas, tentando superar mutuamente o medo da fragilidade humana e cuidar umas das outras, se abrem para o fato de que, precisamente quando celebramos de forma cristã, Deus nos convida a experimentar que “o que fazemos é mais do que o que fazemos” (Giuliano Zanchi). Para eles, os sacramentos poderiam ser definidos como: “O que é sempre e em toda parte verdadeiro, deve ser notado, aceito e celebrado, em algum lugar e em algum momento” (Michael Hymes). Ou como dádivas de Deus que em todas as épocas deseja que Suas igrejas experimentem uma 'Vida vívida e vitalis' (São Bernardo)

(A propósito: como um "italiano nórdico", não considero necessário me tornar um seguidor de Drewermann. Não é necessariamente verdade, com todo o respeito, que uma certa frieza emocional e afetiva seja principalmente um problema eclesiástico ou individual. Ela também pode fazer parte da cultura ou de certos estratos sociais, tanto em sociedades "abertas" quanto em sociedades "fechadas".)

Na minha opinião, é urgente que a Igreja assuma a sua responsabilidade, precisamente no plano de ajudar os fiéis a deixarem-se plasmar, pelo Espírito, numa comunidade na qual o Filho se encarna, o que, querendo dialogar seriamente com a cultura tecnocientífica, implicaria tudo menos reforçar os baluartes dogmáticos, sejam eles eucarísticos, éticos ou morais... Por esta razão, eu pessoalmente não presto demasiada atenção aos milagres, eucarísticos ou outros. Reunindo o que li do Professor Grillo sobre a liturgia, os sacramentos e as evoluções na sociedade, sinto-me, em vez disso, confirmado na convicção de que o que o mundo ocidental certamente precisa hoje é do testemunho de uma vida partilhada entre pessoas que experimentam que, precisamente para serem humanamente credíveis, é necessário o apoio divino. Precisamos do testemunho de comunidades inclusivas onde, com toda a simplicidade, se diga: "Venite et videte".

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